Aquaviário vai custar menos para quem usar o Transcol

| 13/01/2021, 13:59 13:59 h | Atualizado em 13/01/2021, 14:43

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-01/372x236/projecao-aquaviario-17b15bb396665432a8f911a86c86aa64/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-01%2Fprojecao-aquaviario-17b15bb396665432a8f911a86c86aa64.jpeg%3Fxid%3D158182&xid=158182 600w, Projeção do aquaviário

Promessa de campanha do governador Renato Casagrande, a volta do Aquaviário começa, enfim, a sair do papel: foi publicado o edital de contratação das obras de quatro terminais de passageiros, orçadas em R$ 6,6 milhões.

Haverá integração com o Transcol e a passagem do Aquaviário vai custar menos para quem usar ônibus do sistema. Os quatro terminais – em formato de píer – vão ficar na Prainha, em Vila Velha; na Praça do Papa e no Centro, em Vitória; e em Porto de Santana, Cariacica.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, disse que o valor da tarifa ainda será definido, mas que está prevista a integração com o Sistema Transcol.

“Quem pagar a tarifa do Transcol e depois for pegar o Aquaviário, só paga um complemento de tarifa. Quem usar somente o Aquaviário, paga um preço cheio. Vamos definir os valores no chamamento”, explicou Damasceno.

Segundo ele, os terminais começam a ser entregues em outubro, sendo que dois têm chance de sair primeiro: o da Prainha e o da Praça do Papa. “Isso pode ocorrer por conta da localização e da facilidade das obras”, explicou. Até o final do ano, saem os restantes, disse.

Depois das obras, começa a segunda fase: o chamamento das empresas interessadas em operar o sistema.

Damasceno estima que o Aquaviário esteja funcionando a pleno vapor já entre outubro e novembro, assim que os primeiros terminais forem entregues. “Por isso, vamos fazer o chamamento antes, no primeiro semestre”, anunciou.

Os barcos – a empresa que operar deve oferecer, no mínimo, dois – vão ter internet de graça, irão possibilitar o transporte de bicicletas e animais, e transportarão até 150 passageiros ao mesmo tempo. A pintura externa será bem semelhante à dos ônibus do Transcol. O número de barcos pode variar de acordo com a demanda e o oferecimento das empresas no chamamento.

O governo ainda vai definir o itinerário do Aquaviário. Como o plano não foi fechado, o secretário não estimou o tempo de viagem para completar os quatro terminais. “Depende também da velocidade do barco que será usado”, disse.

O governo não descarta, no futuro, aumentar o número de terminais, mas isso vai depender do fluxo de passageiros.

Como será

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srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-01/372x236/aquaviario-69bb8c8daa475901855a3d083bdc9c9c/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-01%2Faquaviario-69bb8c8daa475901855a3d083bdc9c9c.jpeg%3Fxid%3D158184&xid=158184 600w,

Saiba mais


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