X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Cidades do interior da Bahia têm lockdown recomendado por comitê


O comitê científico do Consórcio Nordeste recomendou que Salvador e outras três cidades do interior da Bahia - Feira de Santana, Itabuna e Teixeira de Freitas - adotassem o lockdown. O grupo, que foi organizado para ajudar os gestores da região a tomarem decisões mais benéficas para a população durante a pandemia do novo coronavírus, publicou a recomendação no 9º boletim divulgado pelo consórcio.

"Usamos como base a grande sobrecarga do sistema de saúde, ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e aumento no número de casos nos últimos dias", informou o cientista Miguel Nicolelis, um dos coordenadores do comitê.

O boletim informou que Salvador ainda mostra um crescimento de casos confirmados de Covid-19 nas últimas duas semanas, correspondendo a um aumento de 56%, mesmo com medidas de bloqueio seletivo de bairros da cidade. Segundo o estudo, o número de infetados na capital baiana duplica a cada 16 dias, como já acontece em Fortaleza.

Esta foi a primeira vez que houve a recomendação da implementação do lockdown em Salvador pelo comitê científico. O prefeito da cidade, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto (Democratas), conhecido como ACM Neto, afirmou que não concorda com a instrução dada.

"Essa recomendação não tem qualquer tipo de impacto ou força indicativa para a prefeitura. Eu não tenho buscado suporte desse consórcio, e sim de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fiocruz, Universidade Federal da Bahia (Ufba) e trocamos experiência com outras prefeituras", comentou o prefeito.

ACM Neto ainda disse que medidas de restrição estão sendo aplicadas, além de serem importantes para garantir que medidas mais rigorosas são sejam aplicadas futuramente.

A análise para as cidades do interior foram as mesmas aplicadas para a capital, acrescentando o fluxo intenso nas rodovias. O comitê recomendou que a BR-324, responsável por conectar Feira Santana e Salvador, receba a instalação de barreiras sanitárias e que haja um bloqueio temporário do fluxo de carros e ônibus intermunicipais. Mantendo apenas o fluxo de transporte de cargas essenciais e de pacientes.

Itabuna, uma das cidades avaliadas, foi definido como local de risco de surto da Covid-19. O prefeito da cidade, Fernando Gomes, anunciou que a reabertura dos comércios da região ocorrerá a partir do dia 9 de julho e ainda disse `Abre dia 9, morra quem morrer`. A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 é de 100%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: