Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Cidadania ativa é o caminho

| 14/01/2020, 07:23 07:23 h | Atualizado em 14/01/2020, 07:28

O mundo está mudando, as pessoas já não aceitam mais ser espectadoras da cena política, o incômodo parece ser geral, corações e mentes em franco processo de transformação.

Parece desordem, fim dos tempos. Nada disso! É o cidadão se dando conta da sua importância no processo de construção de uma sociedade.

O movimento da cidadania ativa cresce no mundo inteiro e ele quer mostrar que não basta mais amar o lugar onde se vive, é preciso interferir nas decisões de governo pelo bem-estar social.

Se os políticos não fazem o seu dever de casa, o povo precisa ensiná-los a fazer a coisa certa. Só reclamar não basta, apontar o dedo na direção do outro é improdutivo, desnecessário.

Um cidadão ativo não pergunta o que um governo ou uma nação pode fazer por ele, mas o que ele pode fazer pela sua cidade, pelo seu estado e o seu país.

O mundo mudou, não vale mais a pergunta: Por que esse sofrimento em minha vida? E sim: O que eu posso fazer para mudar isso?

O ser humano pode tudo! Basta lembrar que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, portanto, temos poderes ilimitados, basta acioná-los.

Somos maiores e melhores do que imaginamos, só precisamos acreditar no que a Física Quântica está falando para o mundo já faz algum tempo: somos partículas de energia, conectadas à Energia Maior que rege os planetas e as galáxias.

Nossos pensamentos, sentimentos e ações criam a realidade que desejarmos. Traduzindo, chega-se ao que a sabedoria popular ensina: querer é poder.

Do esforço de um, nasce o bem-estar e a felicidade de todos, essa é a essência no movimento de Cidadania Ativa, que, em sociedades politicamente mais avançadas do que a nossa, é considerado o quinto poder.

Os cidadãos têm não só o poder de fiscalizar os poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Mídia), mas também de participar ativamente de todas as decisões que dizem respeito ao coletivo.

A cidadania ativa é um escudo poderoso contra a opressão, a demagogia, a corrupção e a impunidade.

O sistema gosta de pessoas passivas, sem informação, doentes e frágeis, porque os ativos, os bem informados e os fortes são uma ameaça constante para o político tipo pavão, que adora os aplausos das multidões inconscientes.

Repare que, quando um político pavão inaugura uma obra, ele se sente fazendo uma imensa caridade, parece estar nos dando um presente, quando na verdade não faz nada além da sua obrigação de gestor do dinheiro público.

Não se trata de generosidade com o coletivo, mas de obrigação e responsabilidade.

Por isso é tão importante que toda sociedade e os setores produtivos, não gastem sua inteligência apenas para a obtenção de lucro, mas também em investimentos na formação de cidadãos ativos e não apenas uma meia dúzia de aliados, ou melhor, de pessoas que, por interesses pessoais, se especializaram em falar amém tanto para o certo quanto para o errado.

Claro está que não é a sociedade que muda, são os indivíduos. A transformação social começa de verdade é na coragem individual de cada cidadão ativo.

Evilasio Costa é empresário, administrador de empresa e palestrante motivacional

SUGERIMOS PARA VOCÊ: