X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Ciclone bomba vai chegar ao Espírito Santo?


Imagem ilustrativa da imagem Ciclone bomba vai chegar ao Espírito Santo?
Estrago provocado pelo ciclone bomba em Porto Alegre |  Foto: ROBERTO VINÍCIUS/ ESTADÃO CONTEÚDO

As imagens de destruição, como casas destelhadas, trabalhadores pendurados em andaimes no alto de prédios, árvores caindo e mortes de pelo menos 9 pessoas, causadas pela passagem do ciclone bomba na região Sul do País assustaram o Brasil. Mas será que esse fenômeno pode chegar até o Espírito Santo?

A reportagem do Tribuna Online foi atrás dessa resposta e consultou institutos de meteorologia para tirar essa dúvida. Os especialistas informaram que o ciclone não vai chegar ao Estado, mas alguns efeitos do deslocamento dele, por exemplo, rajadas de vento pelo litoral e ondas de até 4 metros, podem ser sentidos em território capixaba.

O Instituto Climatempo informou que todo ciclone extratropical, como esse que foi formado na costa da região Sul do País, são áreas de baixa pressão atmosférica. Esse tipo de fenômeno é chamado de "ciclone bomba" quando a pressão atmosférica no seu centro cai 24 hPa em um período de 24 horas. Foi isso o que aconteceu no Sul do Brasil.

O instituto informou que o Espírito Santo está distante do centro do ciclone e por isso não vai sofrer com rajadas de vento mais intensas, como no Sul onde a velocidade do vento superou 100km/h.

De acordo com o alerta de mau tempo emitido pela Marinha do Brasil, o deslocamento do ciclone extratropical para a direção do alto mar deve causar ventos de até 74 km/h no Estado, principalmente na região do Sul até Guarapari. O alerta é válido até a manhã desta quinta-feira (2).

Além disso, há previsão de que esse deslocamento cause ainda ondas de até 4 metros em alto mar em toda a costa capixaba até a Bahia. Isso deve ocorrer até entre a noite desta quarta (1) e a manhã de sexta (3).

Frente fria traz chuva e derruba temperatura

Os ventos que vão soprar mais forte pelo Estado trazem também uma frente fria que deve derrubar as temperaturas e trazer chuva para o Espírito Santo já nesta quinta-feira (2), segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A passagem dessa frente fria provoca aumento de nuvens e há previsão de chuva fraca em todas as regiões. São esperadas algumas aberturas de sol e um menor volume de chuvas apenas em alguns trechos das regiões Norte e Noroeste do Estado, conforme o instituto.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: