Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Ciclistas e pedestres em perigo

| 14/02/2021, 10:08 10:08 h | Atualizado em 14/02/2021, 10:56

“Minha bronca é com o novo calçadão da Praia de Camburi. Após o término da obra da ciclovia, transitar por lá ficou muito ruim, porque os ciclistas a toda hora pedalam no calçadão, uma vez que não há mais o desnível que existia, separando a ciclovia da calçada”, denuncia o bancário aposentado Marcelo Márcio da Matta, que reside no bairro Jardim da Penha, em Vitória.

Imagem ilustrativa da imagem Ciclistas e pedestres em perigo
Piso nivelado entre calçadão e ciclovia tem causado acidentes em Camburi |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Ele afirma que essa situação expõe os pedestres, muitos deles idosos, a acidentes todos os dias.

“Um amigo me escreveu dizendo que, desde a reforma da ciclovia, cuja pista se nivelou ao patamar do calçadão de pedestres, o que se tem visto são ciclistas invadindo a área do calçadão, colocando em sérios riscos de acidentes, como atropelamentos, os frequentadores do local”, relata o bancário aposentado.

Marcelo argumenta que muitos dos que frequentam a orla são idosos, que têm menos chances de se esquivar dos ciclistas.

O morador solicita que algo seja feito com urgência e relata que ele próprio já presenciou atropelamentos. Por fim, o leitor sugere que a Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Esportes, faça abordagens educativas e preventivas no local”.

A Secretaria Central de Serviços de Vitória informa que a revitalização da ciclovia na orla de Camburi, assim como a alteração no padrão da mesma — implementada na altura da calçada — foi executada e finalizada pela antiga gestão do município.

A Guarda Civil Municipal disse estar ciente dos transtornos causados aos pedestres e afirma que já prepara ações educativas para conscientizar a população sobre o uso correto e consciente dos espaços públicos, a fim de garantir a segurança na orla.

O que diz o leitor

Imagem ilustrativa da imagem Ciclistas e pedestres em perigo

Marcelo disse esperar que esse trabalho seja feito o quanto antes, porque os acidentes são frequentes.

Nova Carapina Falta de água

Silvana Borghi Ferreira, operadora de frios
“Na rua Três Corações e nas demais do bairro estamos sem água. A Cesan ficou de restabelecer o abastecimento, mas não cumpriu o prazo”.

A Cesan informa que o rompimento de uma tubulação de grande porte prejudicou o abastecimento para bairros da Serra no dia 26. O reparo foi feito no mesmo dia, e o abastecimento foi retomado e normalizado.

Primavera Postes com luminárias

Samuel Feliciano de Souza Santos, autônomo
“Em setembro de 2020, abri um processo na prefeitura pedindo a colocação de postes com luminárias no final da rua Altiva da Silva Bressiani e não fui atendido”.

A Prefeitura de Viana diz que irá enviar uma equipe ao local para verificar a situação. Se for de competência da administração, as medidas necessárias serão realizadas.

Alvorada Ruas e escadarias tomadas pelo mato

Marcos Vinicius Vasconcelos Lima, autônomo

Imagem ilustrativa da imagem Ciclistas e pedestres em perigo
Mato em escadaria do bairro Alvorada |  Foto: Marcos Vinicius Vasconcelos Lima

“As ruas do bairro Alvorada estão cheias de mato. A administração só se preocupa com a orla da praia e deixa os moradores no meio do matagal. No dia 12 de janeiro, moradores se reuniram em mutirão e limparam algumas escadarias e ruas do bairro. Mas isso é serviço da prefeitura. Pagamos impostos para ter esse serviço”.

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha afirma que iniciou, no dia 14 de janeiro, o serviço de mutirão no bairro Alvorada com varrição de ruas e capina. O serviço começou na rua Américo Bernardes e seguirá por todo o bairro.

Alto Laje Auxílio doença

Suziany Silveira Gonçalves, recuperadora de crédito
“Pedi o auxílio doença no site do INSS no dia 13/11/2020. Enviei todos os laudos e documentos para a antecipação do benefício e não obtive retorno”.

O INSS informa que o requerimento de benefício por incapacidade (auxílio doença) ainda se encontra em análise. Recomenda que a segurada agende perícia presencial nas agências.

Ibes Lâmpada queimada

Janine Rocio Nascimento, técnica em edificações

“Em setembro passado, solicitei, na Ouvidoria, a troca de uma lâmpada queimada na rua Professor Manoel de Souza, sem sucesso. Ainda estamos no escuro”.

A Prefeitura de Vila Velha anuncia que uma equipe irá ao local para verificar a situação e restabelecer a iluminação pública.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: