Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Chapa quente na Câmara de Vitória

| 07/03/2020, 17:02 17:02 h | Atualizado em 07/03/2020, 17:06

A Corregedoria da Câmara de Vitória deve dar andamento, na próxima semana, à representação do vereador Vinícius Simões (Cidadania) contra o presidente da Casa, Cleber Felix (PP), escolhendo o relator que vai dar o parecer sobre o pedido de destituição de Cleber do cargo de presidente.
Para aliados de Cleber e até alguns vereadores da oposição, tecnicamente a peça é frágil e pode até ser arquivada. Mas o julgamento é, sobretudo, político e, para alguns vereadores ouvidos pela coluna, há um clima de insatisfação crescente contra o presidente da Casa, o que poderia acarretar em uma decisão desfavorável a Cleber, se a representação for a plenário.
Sob anonimato, um vereador disse que, dos 15 parlamentares, oito ou nove poderiam votar contra Cleber por queixas que extrapolam posições da base ou da oposição e vão desde críticas à gestão até o tratamento interpessoal com os pares.

“Nada de concreto”
O presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix, que hoje assume a presidência do DEM da capital – às 9h, no Legislativo, com a presença dos partidos Patriota e PMN –, disse que não há nada na representação que justifique seu afastamento. “Não há nada de contundente e concreto. É assunto requentado, perseguição por causa da minha pré-candidatura”.

Conselheiros na mira
O deputado Sergio Majeski apresentou requerimento para o Tribunal de Contas informar os critérios adotados que autorizam conselheiros a “venderem” férias e licenças-prêmio não gozadas por motivos de serviço e os valores pagos entre os anos de 2010 e 2020. Segundo ele, há caso de conselheiro que recebe salário acima do teto nesse período.

Quem é vivo...
Quem apareceu no Palácio Anchieta, quarta-feira, na criação da fundação que vai gerir hospitais públicos do Estado foi o ex-vereador Namy Chequer (PCdoB). Ex-presidente da Câmara de Vitória, Namy é pré-candidato a prefeito da capital.

“Não foi retaliação”
A Câmara de Vitória esclareceu, por meio da assessoria e da secretaria-geral da Mesa, que os pedidos feitos pela presidência para averiguar a presença dos vereadores Leonil Dias e Vinícius Simões em sessões e comissões – com risco de punição – foram feitos no início de fevereiro e que todos os parlamentares vão passar pelo mesmo crivo. O levantamento da assiduidade do vereador Max da Mata foi arquivado.

Coronel Foresti é absolvido em auditoria militar
O coronel da PM Carlos Alberto Foresti foi absolvido de um dos três processos a que responde na Justiça por envolvimento na greve da PM, em 2017. Por 3 votos a 2, ele foi absolvido na auditoria militar ontem no processo em que é acusado de incitar a tropa a cruzar os braços e criticar o governo nas redes sociais – atos que o levaram a ficar mais de 200 dias preso, segundo o advogado Luiz Antônio Tardin. O Ministério Público Militar recorreu da absolvição.

Galeria

Uns saem...
O presidente do PSL-ES, Amarildo Lovato, assinou ontem a desfiliação do ex-deputado e ex-presidente do partido Carlos Manato.

... outros entram!
Na outra ponta, o PSL filiou o presidente da Câmara de Barra de São Francisco, Juvenal Calixto Filho, e os vereadores Paulo Roberto dos Reis e Wilson Pinto das Merces, o Mulinha.

Só para mulheres
A Federação de Mulheres Empreendedoras (FeMulher) faz hoje um café da manhã com a palestra “Mulher que inspira”, com a empresária Maria Gorete Frontino. Será no auditório da federação, em Jardim Limoeiro, na Serra, às 9 horas.

Contas aprovadas
O Tribunal de Contas emitiu parecer de aprovação das contas do prefeito de Vila Velha, Max Filho, referentes a 2017. Segue para a Câmara.

E a novela continua...
Na disputa de comando do MDB.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: