X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família Especial

Cem operações com robô em quatro meses


Imagem ilustrativa da imagem Cem operações com robô em quatro meses

O avanço tecnológico contribui para o desenvolvimento de diversas áreas, inclusive na medicina, ajudando a salvar vidas. Na semana passada, o Meridional Cariacica, da Rede Meridional, atingiu um marco importante para saúde dos capixabas.

Em apenas quatro meses desde o seu início, foram realizadas 100 cirurgias com o robô Da Vinci Xi, do Programa de Cirurgia Robótica do hospital. O robô tem aplicabilidade em procedimentos de diversas áreas como ginecologia, urologia e cirurgia geral.

O número de procedimentos bem-sucedidos em um curto período é recebido como consolidação de um investimento de R$ 25 milhões que foi feito com o intuito de trazer excelência tecnológica e mais segurança aos pacientes.

O médico controla o robô, que tem quatro braços, movimentando os dedos em um cursor em um computador. A movimentação do cursor é reproduzida pelo Da Vinci Xi no paciente, tornando os movimentos mais precisos que a mão humana, já que filtra tremores.

O cirurgião Gustavo Peixoto, coordenador do Programa, afirma que os benefícios do uso da plataforma robótica são evidentes em muitas operações.

“O robô ajuda na estabilização da imagem, na iluminação, na realização de uma melhor técnica de sutura e nos movimentos delicados em locais restritos. Todos esses fatores possibilitam uma cirurgia mais precisa, com menor trauma no tecido, favorecendo a evolução satisfatória dos pacientes.”

Peixoto enfatiza a importância da inovação. “É o que há de mais avançado na cirurgia no mundo inteiro, principalmente porque traz mais segurança para médico e paciente, precisão, visão 3D, entre outros benefícios”, diz o médico.

Marcus Leitão, diretor clínico do Meridional Cariacica, avalia que a cirurgia robótica representa um grande crescimento no cuidado com a saúde, trazendo o que há de mais moderno no mundo para a população do Espírito Santo.

“Os capixabas já podem receber tratamentos cirúrgicos com mais segurança, menos dor e rápida recuperação”, afirma.


Evento será realizado terça-feira

1º Workshop de Cirurgia Robótica do Meridional

Após atingir o marco da centésima cirurgia usando um robô, a Rede Meridional irá realizar um workshop sobre a Situação Atual da Cirurgia Robótica no Brasil e os passos para o cirurgião realizar seu treinamento e obter certificação.

O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 15, a partir das 19h30. A live será transmitida pelo canal do YouTube da Rede Meridional.

Durante o workshop, haverá uma palestra sobre certificação e treinamento para robótica. Também será abordada a aplicabilidade dos procedimentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: