“Celerado” e “acelerado”

Ele nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Portugal. Ganhou o Nobel de Literatura em 1998 e o Prêmio Camões em 1995 (o mais importante prêmio literário de língua portuguesa). Quando recebeu o Nobel, lembrou-se de seu avô e disse a seguinte frase: “O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever”.

Em quase todos os seus romances, há um cachorro entre os personagens. Raramente, encontram-se pontos finais; em suas obras, o uso das vírgulas é mais constante. Sentiu-se mal depois de tomar café da manhã e morreu ao lado de sua esposa, aos 87 anos, em Tías, Espanha. Ele é José de Sousa Saramago, mais conhecido como “José Saramago”.

11/11 (DOMINGO): Dia da Polônia. A palavra “além” tem basicamente dois sentidos. O primeiro refere-se a uma determinada circunstância de lugar: “ao longe, lá, acolá, mais adiante” (Exemplo: Na Polônia, da janela de sua casa, via-se um vasto campo; além, o céu azul.). O outro sentido corresponde a “o outro mundo, a vida eterna” (Exemplo: Segundo João, ele ouvia vozes do além.).

12/11 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Supermercado. Com a sílaba inicial “au”, autuar quer dizer “lavrar um auto ou uma autuação contra, registrar uma irregularidade” (Exemplo: O fiscal autuou o dono do supermercado pela segunda vez.). Com a sílaba inicial “a”, atuar significa “exercer ação, influir” (Exemplo: O veterano ator já atuou em dezenas de filmes.).

13/11 (TERÇA-FEIRA): Dia da Gentileza. Como se sabe, o vocábulo acelerado equivale a “tornado célere, rápido, veloz” (Exemplo: Depois de acelerado o carro, o motorista perdeu a consciência.). Já celerado (Isso mesmo, sem a sílaba inicial “a”!) significa “criminoso, facínora” (Exemplo: Apesar de gentis, tratava-se de um bando de celerados.)

14/11 (QUARTA-FEIRA): Dia da Alfabetização. O termo apto significa “capacitado, habilitado, capaz”. Depois de “apto”, podem-se usar os seguintes conectores: “a” (Exemplo: Maria não se sentia apta A liderar o grupo de alfabetizadores.), “para” (Exemplo: João está apto PARA exercer o cargo de professor.) e “em” (Exemplo: Joaquim foi julgado apto EM Língua Portuguesa.).

15/11 (QUINTA-FEIRA): Dia da Proclamação da República. “Dantes” é a contração dos termos “de” e “antes” e quer dizer “anteriormente, antigamente” (Exemplo: Segundo moradores, depois do temporal, nada ficou como dantes.). Que não se confunda a palavra “dantes” com “Dante”, nome próprio (Exemplo: No feriado da Proclamação da República, Dante encantou o público com seu piano, na praça da cidade.).

16/11 (SEXTA-FEIRA): Dia da Música. Existem vários verbos derivados do verbo “pôr”. Vejam-se alguns deles: compor, decompor e repor. Eles seguem a mesma conjugação de “pôr”: pus/compus, ponho/decomponho e posto/reposto (Exemplo: O compositor somente conseguia compor depois da meia-noite.). Vale lembrar que os verbos derivados de “pôr” não têm acento circunflexo.

17/11 (SÁBADO): Dia da Criatividade. A dislexia é a “incapacidade ou dificuldade para ler ou de compreender o que se lê” (Exemplo: Apesar de ter dislexia, Antônio é extremamente criativo.). Obviamente, “aquele que sofre dislexia” é um disléxico. Raramente empregada, existe ainda a forma variante “dislético”, com a terceira sílaba “ti”.


últimas dessa coluna


Você sabe o que significa tabelioa?

Ele nasceu em 19 de novembro de 1942, em Nova Iorque (EUA). Foi criado em uma comunidade de imigrantes de judeus húngaros. Sua avó era costureira. Em início de carreira, a sorte literalmente entrou …


“A prazo” exige uso de crase?

Ganhou o Oscar por sua atuação em “Ben-Hur”, em 1959. Destacou-se também no filme “Planeta dos Macacos”, versão de 1968. Lydia Marie Clarke foi sua única esposa. Foram pais de dois filhos. …


Tampouco ou tão pouco?

A palavra “tampouco” corresponde a “também não” (Exemplo: Meu amigo não gostou das previsões do economista, e eu tampouco.). Já a expressão “tão pouco” refere-se a “algo diminuto, escasso” …


Mea-culpa tem hífen?

Ele nasceu em 18 de julho de 1918, em Mvezo, África do Sul. Seu nome de batismo era “Rolihlahla”. Segundo a tribo Xhosa, da qual fazia parte, esse nome significava “tirar um galho da árvore ou causar …


Torácico ou toráxico?

A grafia de tórax (com a sílaba final “rax”) pode induzir o usuário da língua portuguesa a dizer o vocábulo “toráxico”, o qual não existe. A forma correta é “torácico” (Exemplo: Durante o trabalho, …