A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve analisar nesta semana um projeto de lei que torna crime de responsabilidade “a usurpação de competência” do Congresso por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Trocando em miúdos, o PL permite impeachment de ministros que “legislarem”.
A proposta é de 2016, do deputado Sóstenes (DEM-RJ), e foi apensada a uma outra de Bia Kicis (PSL-DF). Contra o chamado “ativismo judicial”, o texto andou com maior celeridade desde que o STF aprovou a criminalização da homofobia.
Corre. A relatora do projeto, Chris Tonietto (PSL-RJ), deverá apresentar relatório favorável nesta semana. O presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), promete colocar o tema para discussão.
Andamento. Francischini reconhece que o tema é espinhoso, mas vem sofrendo pressão para pautá-lo desde o julgamento do STF.
Aliados. Sóstenes está mobilizando evangélicos e católicos para apoiar a medida. De outro lado, o PSL também é forte apoiador.
Agora… A articulação do governo aposta na força das bancadas temáticas (boi, bala e bíblia) para manter vivo o projeto que facilita acesso a armas e fogo, do presidente Bolsonaro. Somadas, elas têm votos suficientes para vencer os opositores.
… vai? A oposição tem uma estratégia prioritária: insistir que o presidente não poderia ter versado sobre esse tema tão sensível via decreto, na linha da “inconstitucionalidade” e da “afronta ao Parlamento”.
Novos... O ex-deputado Carlos Manato (PSL-ES), tirado do Planalto nas recentes mudanças na articulação política, tem conversado com o ministro Abraham Weintraub e pode virar assessor parlamentar.
... ares. Os assessores de Manato seguem o mesmo destino: Keiko Ota tem falado com Damares Alves e Marcelo Delaroli procura um cargo numa estatal no Rio de Janeiro.
Senta lá. Sobre Bolsonaro ter dito que tentam fazer dele uma rainha da Inglaterra, um dirigente de um partido de centro deu o tom: “melhorar ignorar”.
Mais… O Brasil participará de um programa em parceria com o Reino Unido, de incentivo à pesquisa e inovação tecnológica na área de atenção primária.
... investimento... O “Saúde Melhor” terá um aporte de 14 milhões de libras (ou cerca de R$ 75 milhões) do Reino Unido. Os recursos serão destinados ao programa pelo governo britânico.
... para a Saúde. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participará hoje do lançamento do programa, em Londres.
Presente. Feliciano (Podemos-SP) virou mensageiro de pastores no Planalto: costuma levar presentes deles e dos fiéis a Bolsonaro. O mais recente foi uma gravata verde e amarela, que o presidente acabou usando na sua última coletiva a jornalistas, sexta-feira.
Bola de cristal. Um economista que participou de governos anteriores acha que o País vai enfrentar uma recessão técnica em breve. Faz ainda uma pessimista aposta para o PIB: apenas 0,8%. A menos que um milagre ocorra no próximo mês.
Matérias exclusivas, infográficos, colunas especiais e muito mais, produzido especialmente pra quem é assinante.
A cisma no grupo parlamentar responsável pela eleição de Jair Bolsonaro ameaça tirar do governo federal o controle da poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Partidos de …
A CPI mista de Fake News ainda tem lenha para queimar, mas o presidente dela, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), já trabalha em medidas para tentar impedir a proliferação de notícias falsas. O …
Sérgio Moro já aprendeu uma valiosa regra da política: fazer do limão a limonada. Em balanço a ser apresentado nesta quinta-feira (12), deverá insistir que a aprovação do pacote anticrime, mesmo …
A postura um tanto blasé mantida em público pelo clã Bolsonaro e seus seguidores do Aliança em relação às eleições do ano que vem sofreu, em privado, uma inversão de sentido e já tem tons de euforia. …
Apesar das sinalizações de Rosa Weber pela impossibilidade de adotar a curto prazo a coleta de assinaturas digitais para a criação de novos partidos, uma ala de ministros do TSE avalia ser possível …
Em linhas gerais, a ideia da cúpula da comissão especial da Câmara instalada semana passada para analisar a PEC da segunda instância é: se a nova lei valerá para prender, valerá também para cobrar. …
O texto do PSDB a ser apresentado neste sábado (7) no congresso do partido em Brasília indicará alinhamento ao governo na economia, mas a palmos de distância do “bolsonarismo raiz” em questões de …
O saldo da primeira batalha do pacote de Sergio Moro no Congresso, segundo parlamentares, juristas e integrantes do governo, é desfavorável ao ex-juiz. Além de quebrar o eixo do projeto do …
Bem peneirado pela turma da CPMI das Fake News, o depoimento de Joice Hasselmann recolocou os trabalhos do colegiado na direção do objetivo sonhado pela “cúpula ampliada” do Congresso: descobrir quem …
O tempo joga contra Sergio Moro e sua agenda no Congresso, avaliam integrantes do governo e da oposição. Segundo eles, em conversa com a Coluna, os próximos dias serão decisivos para o futuro do …