X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Casais unidos pelo poder da fé


É comum que as pessoas passem por dificuldades em algum momento da vida. Às vezes falta dinheiro, emprego, ou uma doença chega. São várias as maneiras como os problemas se manifestam.

Em muitos casos, os momentos difíceis ocorrem no casamento. E é aí que os casais buscam alternativas para enfrentá-los. Muitos deles lançam mão da fé e, independente da crença, se apegam nela para dar a volta por cima.

É o caso da gerente comercial Maria Rosângela de Sousa, de 42 anos, e do marido dela, o consultor comercial Kayan Caliari, de 30. Juntos há quatro anos, eles passaram por um aborto espontâneo e se aproximaram ainda mais de Deus para enfrentar a perda.

Imagem ilustrativa da imagem Casais unidos pelo poder da fé
Maria Rosângela e Kayan com o pequeno Théo: família unida após encontrar apoio na fé para superar o sofrimento causado por um aborto espontâneo. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Segundo Rosângela, Deus usou pessoas para acalmar o coração dela no período de dor. “Sempre fomos católicos e tivemos muita fé em Deus. Eu estava grávida, em 2018, mas em outubro daquele ano veio o aborto. Sofremos muito, mas não abandonamos a nossa fé”, lembrou.

Kayan contou que um mês após a perda, em novembro, o casal decidiu participar de um encontro de casais nas montanhas, em Domingos Martins. “Durante uma oração, o padre disse que ali havia um casal que tinha perdido um bebê, mas que tudo o que acontece é para o aprendizado e o amadurecimento. Que o casal ainda não estava pronto como marido e mulher para assumir a responsabilidade de um filho.”

O casal disse que sentiu que o recado foi para eles e continuou em oração. “Depois que perdemos o bebê, eu fiquei um pouco ansiosa, mas coloquei nas mãos de Deus para que fosse feita a vontade d'Ele. O relacionamento não é fácil, e buscamos ajuda na Igreja, nos encontros de casais e pastorais para fortalecer o nosso relacionamento”, salientou Rosângela.

A gerente contou, ainda, que durante outro momento de oração, uma mulher encostou em seu ombro e disse que Deus havia mostrado um bebê na vida dela. “Eu chorei muito. Sabia que era Deus falando comigo. Em abril engravidei e hoje temos o Théo, de dois meses, nossa maior realização”, comemorou.

REVELAÇÕES

Rosas para celebrar a amizade e o amor

Imagem ilustrativa da imagem Casais unidos pelo poder da fé
A assistente social Anelise Domingues Melo Teixeira, de 33 anos, e do empresário Rubens Teixeira, de 39: história do casal daria um filme. |  Foto: Fábio Nunes/AT

A história de amor da assistente social Anelise Domingues Melo Teixeira, de 33 anos, e do empresário Rubens Teixeira, de 39, certamente daria um filme. O roteiro, no entanto, seria pautado pela fé.

Ela fez uma aliança de fé com Deus para encontrar o amor verdadeiro e pediu um sinal quando ele aparecesse, pelo menos quatro rosas amarelas. Já ele insistiu que ela era a mulher da vida dele e também entregou a Deus.

Depois de cinco meses de insistência por parte do Rubens, Anelise resolveu ceder. Para celebrar a amizade e o amor, ele deu um buquê de rosas, entre elas, quatro amarelas.

Milagre na chegada do segundo filho

Imagem ilustrativa da imagem Casais unidos pelo poder da fé
o casal Maria Dejacy Grampinha Dias, de 65 anos, e Edgar Coelho Dias, de 68. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O casal de aposentados Maria Dejacy Grampinha Dias, de 65 anos, e Edgar Coelho Dias, de 68, se apegou à fé quando ela ficou grávida pela segunda vez.

“Eu já tinha um filha de 11 anos, mas não poderia engravidar de novo porque tinha útero invertido. Ocorre que eu engravidei, mas as notícias não foram boas”, lembrou Maria.

Segundo ela, foi encontrado um pólipo em seu útero no primeiro exame que fez. A médica deu um mês para avaliar o crescimento das células. Se crescessem, teria de arrancar útero, pólipo e bebê. “Foram 30 dias de oração. O pólipo sumiu e tive meu filho”, disse.

Apoio para enfrentar dificuldades

“Quem tem por que viver pode suportar quase tudo”. Foi com essa citação do filósofo Friedrich Nietzsche que a psicóloga clínica Monique Nogueira explicou que a fé é uma alternativa e, às vezes, até fuga para quem busca solucionar problemas que aparecem ao longo da vida.

“A fé pode ajudar, sim, no enfrentamento de todas as dificuldades de um casal que acredita e exercita junto. Fé é acreditar. Se você acredita de fato em algo, cria sentido para a sua vida para que você enfrente qualquer coisa e enfrente os obstáculos com mais resiliência”, ponderou.

Imagem ilustrativa da imagem Casais unidos pelo poder da fé
Monique Nogueira pondera que a fé pode ajudar, sim, no enfrentamento de todas as dificuldades de um casal que acredita e exercita junto. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Já o psicólogo e terapeuta de casais Breno Rosostolato avaliou que a luta da existência é justamente se apegar em algo, e que isso envolve todas as crenças para enfrentar a solidão e o sentimento de abandono, sempre buscando se relacionar para evitar, inclusive, a depressão.

“Você pode ter fé em Deus, em Alá, na ciência, no Universo, no amor. A maneira como você acredita e projeta a crença naquilo que passa a ser referencial para você vai ajudando as pessoas a se encontrarem, se olharem, se perceberem, olharem ao redor e contextualizarem a situação”, comentou.

Breno ressaltou, ainda, que a fé não é determinante, como nada na vida é, mas pode contribuir bastante para que esse relacionamento se olhe e reveja conceitos.
Para a psicóloga cognitiva comportamental Aline Hessel, situações de dificuldade durante a vida são comuns. Aliás, é mais comum ter problemas do que não ter. “Então, todos precisamos desenvolver habilidades de resolver problemas durante a vida”, disse.

E continuou: “Tais problemas podem impactar no relacionamento e cabe o desejo do casal tentar resolver juntos o problema. A fé pode ser uma ferramenta para isso, em que ambos busquem os mesmos ideais. Mas não é a única. Outras estratégias podem ser usadas para que cheguem a um consenso.”

A psicóloga Patrícia Dummer argumentou que por meio da fé os casais encontram fôlego não só pata encarar os desafios, mas também para não entrar em crise.

“As pessoas precisam se apegar em algo, principalmente nesse momento em que muitas famílias estão em pânico. As igrejas fecharam, mas ainda transmitem cultos e orações pela televisão ou internet, uma maneira de alimentar a alma e a vida espiritual”, salientou, referindo-se ao distanciamento social provocado pelo coronavírus.

Casamento e gravidez

Imagem ilustrativa da imagem Casais unidos pelo poder da fé
A assistente financeira Cecília Camargo Frateschi de Carvalho, de 33 anos, e o marido dela, o pastor Jhonatan de Carvalho Costa. |  Foto: Fábio Nunes/AT

A assistente financeira Cecília Camargo Frateschi de Carvalho, de 33 anos, e o marido dela, o pastor Jhonatan de Carvalho Costa, 30, contaram que estão juntos até hoje pela fé.

“Nosso casamento estava pronto e, em uma semana, tudo desandou. Nos mantivemos em oração, e tudo deu certo, a cerimônia aconteceu”, contou Cecília.

A assistente disse, também, que não poderia ter filhos, mas pela fé está grávida de nove meses do pequeno Samuel.

Investir no relacionamento

Imagem ilustrativa da imagem Casais unidos pelo poder da fé
Marcelo Giovenardi, 46 anos, e a esposa dele, a coach de mulheres Briane Giovenardi, 45 |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O coach de casais Marcelo Giovenardi, 46 anos, e a esposa dele, a coach de mulheres Briane Giovenardi, 45, revelaram que a fé é o pilar do relacionamento.

Briane contou que se apegou a Deus para perdoar a traição do marido e recomeçar o casamento, que já dura 25 anos.

“Hoje aconselhamos casais. Não somos perfeitos, mas acreditamos que é preciso investir no relacionamento como algo importante na vida”, afirmaram.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: