Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Casagrande e seu blocão para 2022

| 11/01/2021, 07:17 07:17 h | Atualizado em 11/01/2021, 07:23

O governador Renato Casagrande ainda não falou publicamente que será candidato à reeleição, mas tem dado sinais claros de que não ficará fora do páreo. Um desses sinais é o blocão que ele tem tentado construir em torno do seu nome.

A possível ida do PSDB para a base aliada, noticiada pela coluna, não é um ato isolado. Há nos bastidores uma articulação para “neutralizar” a oposição e evitar “surpresas” em 2022.

Uma dessas possibilidades, na mesa para estudos, é uma aliança com o Republicanos – do presidente da Assembleia, Erick Musso, e do prefeito de Vitória, Pazolini – para fazer parte da base também. O partido se comprometeria com o apoio à reeleição de Casagrande e em fazer parte já agora da gestão com um secretário, em troca do apoio à reeleição de Erick na Ales e do PSB fazer parte da gestão de Pazolini em Vitória.

Em outra frente, interlocutores do Palácio Anchieta também estariam se aproximando de Carlos Von, opositor do governo.

Só resta o capitão
Se o governo fechar com o Republicanos e PSDB e conseguir atrair o Carlos Von, a oposição na Assembleia fica restrita ao deputado Capitão Assumção (Patriota) que, mesmo assim, não terá o apoio do partido, já que o presidente da sigla, deputado Rafael Favatto, faz parte da base. Até Assumção tem diminuído o tom após almoçar com o governador.

Efetivos promovidos
Os prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini, e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, disseram que os servidores efetivos vão ter oportunidades de ocuparem cargos de chefia e de gerência na administração. Pazolini disse, inclusive, que já tem feito isso.
O comum, nas gestões, é que os cargos de chefia fiquem com comissionados, maioria políticos.

Imagem ilustrativa da imagem Casagrande e seu blocão para 2022
|  Foto: AT
Desistiu na véspera
Ao falar com a coluna Plenário que estava com um pé no MDB (no último dia 3), mas que não poderia ainda bater o martelo, a senadora Rose de Freitas contou que já desistiu de casar na véspera do casamento. “As pessoas diziam que eu estava com um pé na igreja, mas eu não casei”, disse, aos risos.

5 dias para divulgar tudo
O Ministério Público de Contas (MPC) protocolou representação pedindo cautelar para que a Prefeitura de Santa Leopoldina divulgue todas as contratações e compras sem licitação para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Portal de Transparência do município em até 5 dias. Em caso de descumprimento, é pedido ao Tribunal de Contas aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil ao prefeito.

Exoneração de secretário na primeira semana?
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, exonerou seu secretário de Segurança, Ícaro Ruginski, em publicação do Diário Oficial da última sexta-feira. Em seu lugar foi nomeado Luciano Forrechi. O anúncio gerou burburinho no mercado político, mas não é definitivo. A exoneração é temporária, apenas para cumprir trâmites burocráticos, segundo a assessoria de Pazolini. Ícaro é servidor do Estado e está em processo de ser cedido para atuar na prefeitura.

Galeria

Mais nomeações
Também foram nomeados Maria Aparecida Nogueira, para ser subsecretária de Estudos e Projetos da Secretaria de Obras de Vitória; e Otto Grellert Furtado, como subsecretário de Controles Urbanos, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade.

Enquanto espera a vacina
Durante o verão, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, vai manter seis tendas em pontos de grande circulação de pessoas, para medir temperatura e distribuir máscaras, álcool em gel e material informativo sobre o combate da Covid-19.

Foi para o pau
“Bolsonaro: 200 mil vidas perdidas até agora. Você tem culpa”, disse o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, no Twitter. Em outra postagem chamou Bolsonaro de covarde.

Fecha esta semana?
Vitória deve concluir esta semana o time que falta no 1º escalão.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: