Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Carta de recuo estratégico?

| 10/09/2021, 10:16 10:16 h | Atualizado em 10/09/2021, 10:30

Em “Declaração à Nação”, no final da tarde de ontem, Jair Bolsonaro (sem partido) pegou a todos de surpresa no momento em que o tensionamento entre Poderes parecia chegar ao seu ápice. O Presidente escreveu que nunca teve intenção de agredir qualquer Poder e disse que, quem o exerce, não têm o direito de esticar a corda, prejudicando os brasileiros.

A carta foi entendida como um recuo de Bolsonaro após pronunciamento forte, no dia anterior, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Ele apontou possível crime de responsabilidade por Bolsonaro ter dito que não iria mais cumprir decisões do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Para o senador do Estado, Fabiano Contarato (Rede), Bolsonaro faz da ameaça método para conseguir o que quer. “Avança e recua, afrouxando os limites do Estado Democrático de Direito. É só aguardar o próximo ataque. Ele virá”, diz.

“Não é o momento”
Antes da carta, que por enquanto parece ir dissipando o coro por abertura de processo de impeachment, outro senador capixaba, Marcos do Val (Podemos), disse que o momento atual é de pensar no crescimento do Brasil e não de debater um possível impedimento. “Não se pode banalizar o instituto. Não podemos ser usados por revanchismo ou retaliação”.

Visitas federais
Nos dias 24 e 30 estão previstas as visitas ao Estado, respectivamente, do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário de Assuntos Fundiários, Luiz Antonio Nabhan Garcia. O convite é da deputada Soraya Manato (PSL). O primeiro vai aos hospitais Evangélico, Santa Casa e Clínicas. O segundo participa de audiência pública em Linhares.

Apadrinhado do Richarlison
Jogadores e comissão técnica do Nova Venécia Futebol Clube serão homenageados durante sessão solene, na segunda-feira, às 18h30, na Assembleia. A solenidade é de autoria do deputado Freitas (PSB) para o time que foi campeão da Série B Capixaba e é apadrinhado por Richarlison, da Seleção.

Denúncia
Na chefia da Superintendência do Ibama no Espírito Santo desde junho de 2020, o coronel da reserva da PM paulista, Luiz Renato Fiori, foi denunciado por supostamente não comparecer ao expediente há duas semanas e por suposto mau uso do carro oficial do órgão para fins particulares.

O Ibama disse que a denuncia foi encaminhada para a Corregedoria (Coger) para exame de admissibilidade. O prazo para posicionamento é de 30 dias.

Adquiriu o passe
Não é só no mundo da bola que existe o vai e vem de reforços prestes a começar uma temporada. Com a aproximação do pleito 2022, o ex-deputado Jamir Malini (PP), que ocupava cargo na Secretaria da Casa Civil do Estado, deixará o “team” Renato Casagrande (PSB) para reforçar o “team” Erick Musso (Republicanos), na Assembleia. Ele ocupará a supervisão de gabinete da Secretaria de Comunicação. Malini já foi vice-líder de Paulo Hartung, na Casa.

Código de Mineração
O Centrorochas, o Sindirochas e o deputado Evair de Melo (PP), promovem na Findes, às 9 horas, mesa redonda do grupo de trabalho que visa atualizar o Código de Mineração. O Estado foi escolhido para sediar por ser o maior produtor e exportador do País, responsável por 82% das rochas ornamentais exportadas.

Economia de energia
Já está na Mesa Diretora da Assembleia, indicação da deputada Janete de Sá (PMN), propondo a criação do Programa Assembleia Sustentável com objetivo de reduzir os gastos com eletricidade. A proposta visa à instalação de um sistema solar fotovoltaico para geração própria de energia na Casa de Leis.

Primeira mulher
Em quase 110 anos, o Corpo de Bombeiros do Estado terá a 1ª mulher a alcançar o oficialato superior. Ela é a major Lorena Sarmento Rezende.

10 de setembro
Dia de Prevenção ao Suicídio.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: