Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Canta forte

| 20/11/2020, 09:38 09:38 h | Atualizado em 20/11/2020, 09:44

Retirada da lista de personalidades históricas da Fundação Palmares, Leci Brandão (PC do B) diz que Sérgio Camargo – presidente do órgão e cujo nome ela não pronuncia – foi escolhido por ser um alienado.

“Quer aparecer, está sempre procurando uma forma de humilhar, desmerecer”.

Sobre Camargo ter decidido não celebrar o Dia da Consciência Negra em 2020, a deputada estadual e sambista afirma se tratar de um imbecil, que “quer desmontar toda uma história”.

Erro
“Não entendeu o quanto a população negra tem uma felicidade”, afirma. “Quando você olha para os três Poderes da nação, eles não têm nossos rostos. Mas as eleições municipais me deram alegria”, completa a sambista.

Importa
Leci Brandão diz que a tragédia de George Floyd, morto por sufocamento nos EUA, colocou o debate racial em patamar de repercussão inédito no Brasil. E as eleições agora fazem com que os negros “respirem melhor” por se verem mais representados.

Avanço
“Agora já vai ser diferente. Somente com nossa participação ativa no poder que poderemos fazer leis para que mude a questão dos direitos no País. A população negra precisa de direitos”, analisa. Nesta eleição, 32% dos prefeitos eleitos em primeiro turno se declararam negros (pretos ou pardos). Em 2016, foram 29%.

Lado
A cúpula do PSB tenta convencer Márcio França a declarar apoio a Guilherme Boulos (PSOL), em nome de uma união das siglas de esquerda. França, porém, resiste ao lembrar do segundo turno de 2018, quando disputou o governo de São Paulo contra João Doria (PSDB) e não recebeu o apoio do PSOL.
Cada um na sua
Uma possibilidade colocada na mesa é a de que o partido apoie a chapa de Boulos sem o envolvimento de França, que se distanciaria do pleito. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, ainda tenta convencer seu colega de legenda. Eles se reuniram ontem.

Conflito
A associação dos funcionários o Banco do Brasil quer que o TCU apure a legalidade da indicação de Fábio Barbosa para o conselho de administração do banco. O executivo ocupava a diretoria de tecnologia e mudou de função após denúncias, que são alvo do Ministério Público de Contas, de supostamente direcionar contratos para a compra de produtos de TI.

Alerta
Em áudio enviado a um rabino, o médico e vice-presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Marcos Knobel, disse que está muito preocupado com casamentos, que teme que eles possam gerar contaminação em massa e pede que o interlocutor considere tomar alguma atitude em relação a um casamento com 300 pessoas que iria acontecer.

Classe A
“A gente está tendo agora uma onda de Covid, toda a classe socioeconômica média-alta para alta, ou seja, incidindo muito no ambiente em que a gente convive”, afirmou Knobel na semana passada, em áudio que se espalhou.

Multiplica
“O senhor não sabe como a gente está pegando casos. Ontem eu tive 12 pacientes que me ligaram e que eu atendi com Covid. Cada momento é um atrás do outro. E todos pegando em aglomeração: almoços, jantares”, completou o médico.

Ajuda
Diante de uma nova elevação de casos de infecção e de mortes por Covid-19, os secretários estaduais de saúde enviaram carta ao ministro Eduardo Pazuello (Saúde) solicitando a ampliação em R$ 3 bilhões no repasse de verbas para o atendimento hospitalar de média e alta complexidade.

Reduto
Jair Bolsonaro voltou a dizer, em live ontem, que “em breve” serão abertos concursos para a contratação de 2.000 homens para a Polícia Federal e 2.000 para a Polícia Rodoviária Federal. “Eu tenho falado para a equipe econômica que é um investimento”, afirmou.

Realidade
O número de vagas prometido, porém, foi vetado pela área orçamentária do Ministério da Economia e deve cair para algo ao redor de 1.400. Um dos motivos, além da restrição fiscal, é a limitação legal –não daria tempo para a PF recrutar, treinar e dar posse a todo esse efetivo em 2021 e não poderia deixar rescaldos para 2022.

Tiroteio
“Tem gente que fala muito, tem muita opinião, mas não entrega os resultados esperados”.
Do ministro André Mendonça (Justiça), ao defender o balanço de sua gestão à frente da pasta em live com Jair Bolsonaro.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: