Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Candidíase de repetição, como me livrar dessa coceira?

| 23/08/2020, 11:10 11:10 h | Atualizado em 23/08/2020, 11:11

Se você nunca ouviu falar de candidíase de repetição, sorte a sua! Pior é quem já passou por ela! O tratamento é simples, mas ela pode ser bem persistente e ficar aparecendo em episódios por vários meses consecutivos.

A candidíase é uma infecção fúngica que afeta a maioria das mulheres e pode ser bastante incômoda. Entre seus sintomas podemos citar ardência, vermelhidão, corrimento que parece um leite talhado, odores e aquela coceira muitas vezes insuportável.

Ela é a segunda vaginite mais frequente. Acomete cerca de 75% das mulheres em idade reprodutiva. Estima-se que cerca de 150 milhões de mulheres em todo o mundo são afetadas pela candidíase vulvovaginal.
Podemos dizer que é de repetição quando ela acontece em quatro ou mais episódios sintomáticos durante um ano.

As causas mais comuns para desencadear o problema são o uso de antibióticos, o consumo em excesso de carboidratos, estresse, alterações hormonais, diabetes e o excesso de umidade na região, como quando ficamos muito tempo com o biquíni molhado.

Neste ano de pandemia, esta tem sido uma queixa muito recorrente no consultório, pois como vimos, o estresse e a ansiedade são fatores que podem desencadear o problema.

O tratamento precisa passar por várias esferas: a primeira é a mudança de hábito de vida e da alimentação, ou seja, comer bem, com poucos carboidratos, dormir bem, conseguir reduzir a ansiedade e o estresse e manter-se hidratado (você esquece de beber água, né, minha filha?!).

O consumo de fibras e o uso de suplementos antioxidantes e probióticos também ajudam a evitar a recorrência da candidíase, uma vez que melhoram a imunidade.

Algumas vezes se faz necessário o uso contínuo de tratamento medicamentoso por longos meses na tentativa de eliminar o fungo. Porém, o mais importante de tudo é adotar as medidas preventivas para que o fungo não se prolifere.

Então não se esqueça: evite roupas abafadas e o uso de protetores diários e nunca use duchas vaginais, pois fazendo isso você tira a proteção natural da vagina.

Mas doutora... e sabonete íntimo, pode? Se possível também evite, mas se for utilizar passe apenas por fora, nada de passar sabonete do lado de dentro. Isso faz a candidíase voltar sempre. E não se esqueça de ter hábitos de vida saudáveis!

Gostou da dica? Lá no meu instagram @lorenabaldotto eu esclareço e tiro bastantes dúvidas sobre o tema. Segue lá!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: