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Tribuna Livre

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Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Caminhos acessíveis para a mobilidade sustentável

| 05/04/2021, 08:53 08:53 h | Atualizado em 05/04/2021, 08:55

Todos os dias, uma quantidade enorme de dióxido de carbono é liberada na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis das indústrias, pelos meios de transporte, pela geração de energia e até pela digestão de bovinos. Diminuir os impactos ambientais dessas emissões continua sendo um enorme desafio.

No Espírito Santo, de acordo com o último “Inventário de Emissões Atmosféricas da Região da Grande Vitória”, elaborado pelo Iema, em 2015, a combustão veicular é responsável por emitir 20 quilos por hora de poeira na Grande Vitória, incluindo as partículas mais finas e danosas à saúde.

Com a pandemia, o cenário ganhou contornos positivos devido à necessidade mundial de reduzir o contato dos cidadãos. A paralisação temporária das atividades industriais e a redução — talvez permanente — do deslocamento diário de trabalhadores colaboraram para cortar emissões de poluentes e gases de efeito estufa, segundo a Organização Mundial de Meteorologia.

Diante disso, e com os aumentos constantes nos preços dos combustíveis, é necessário colocarmos em prática alternativas sustentáveis e mais acessíveis, uma vez que alguns analistas já apontam mais altas de preços dos combustíveis para 2021.

Uma das opções disponíveis no mercado são os veículos elétricos. Embora ainda representem 0,2% da frota no País, os carros híbridos e elétricos contam com incentivos para suas aquisições.

O relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) indica que, até 2040, aproximadamente 56 milhões de automóveis elétricos circularão pelas ruas e estradas do mundo. Mais acessíveis, as motocicletas e patinetes elétricos já são vistos pela Grande Vitória.

A bicicleta também ganhou ainda mais popularidade no último ano, por ser uma alternativa mais segura e acessível em tempos de pandemia. O aumento de vendas em 2020 foi, em média, de 50% em comparação com 2019, segundo levantamento realizado pela Aliança Bike.

Outra maneira de passar pela via do transporte mais sustentável e menos danoso ao meio ambiente é aprimorar a qualidade da pavimentação. Um estudo da Confederação Nacional de Transportes (CNT) calcula que, em 2019, houve um consumo desnecessário de 931,80 milhões de litros de diesel nas rodovias brasileiras devido às inadequações do pavimento.

No Brasil, o transporte pelas rodovias é historicamente o sustentáculo da economia, impactando diretamente o meio ambiente.

Assim, a intermodalidade, caracterizada pela utilização de dois ou mais modais de transporte, vem a ser uma solução logística. O transporte por hidrovias e ferrovias é mais eficiente em termos de consumo de combustível por quilograma transportado.

O Brasil apresenta possibilidades. O avanço tecnológico tem deixado essas opções mais viáveis. A disponibilidade de energia e combustíveis renováveis é cada vez maior. Opções de mobilidade sustentável, mais presentes. Contudo, ainda assim é importante a conscientização de todos quanto às iniciativas de redução da emissão de poluentes.

André Rocha é engenheiro ambiental.
 

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