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Café faz parte da vida saudável?
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Café faz parte da vida saudável?

Você é desses que só acorda depois de uma xícara de café? Não se desespere, pois você não é o único, rs. O café está presente na cultura do brasileiro e é difícil encontrar uma família que não tenha pelo menos uma pessoa que beba café diariamente. E como hoje, 24/05, comemoramos o Dia Nacional do Café, então por que não falarmos um pouquinho sobre essa bebida? Afinal, ela dá um show de benefícios.

Vitamina B12, vitamina B5, manganês, potássio, magnésio e vitamina B3 são alguns dos nutrientes que você encontra em uma xícara de café. Esses minerais fazem do café uma bebida energética, e também com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

O café auxilia no combate à depressão, diminui o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças como Parkinson e Alzheimer, diminui o colesterol, atua na prevenção de alguns tipos de cânceres e é um estimulante do metabolismo, ou seja, ajuda na perda de peso.

Não é à toa que o café possui os seus fãs de carteirinha e aqueles que estão de olho em suas propriedades. Mas já parou para pensar qual é a quantidade ideal de cafeína por dia? Pode ficar aliviado! Tomar um cafezinho faz muito bem para o organismo, mas na dose certa.

A quantidade da cafeína presente no café varia de acordo com o modo de preparo e o tipo de produto (torrado ou instantâneo, descafeinado ou regular). É desaconselhado consumir mais que 200 mg de cafeína por dia e gestantes não devem ultrapassar 150 mg, ou seja, duas xícaras e meia em média do produto.

Cuidado também, devemos ter, quando consumimos o café com alimentos ricos em cálcio, como o leite, o queijo e os iogurtes, isso porque a bebida pode dificultar a absorção do cálcio, mineral importante para a saúde óssea, por exemplo.

E para você que adora e para você que quer começar a incluir esse rico alimento em seu cardápio fique atento. Dê preferência à bebida coada no papel, que retém as gorduras do café, e puro, sem adição de açúcar ou adoçantes, ok?

Adicionar uma porção de cacau e canela por exemplo, além de melhorar o sabor, enriquece mais ainda a preparação com benefícios.

O café pode ser consumido quente, gelado, forte, fraco, com creme, leite e já está presente em receitas de sorvetes, tortas, bolos, biscoitos. Então vamos parar de blá, blá, blá e vamos colocar a mão na massa. Pegue papel e caneta e anote ai a receitinha de café gelado e proteico da Nutri:

  •  1 medida (scoop) de whey protein de chocolate ou baunilha;
  • Canela a gosto;
  • 1 xícara de café sem açúcar ou 1 colher de café solúvel;
  • Avelãs torradas ou amêndoas;
  • Gelo a gosto;
  •  Adoce a gosto se achar necessário.

Bata tudo no liquidificador ou mixer e seja feliz!!
Encontro vocês na semana que vem. Bom final de semana!

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