Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Cachorro-quente para comer sem culpa

| 03/09/2021, 09:32 09:32 h | Atualizado em 03/09/2021, 09:42

Na próxima quinta-feira, 9 de setembro, comemoramos o ‘Hot Dog Day’, e a Nutri não poderia deixar passar em branco essa paixão nacional. Cachorro-quente para mim tem cara de festa de criança, fim de domingo, lanche do colégio e até mesmo comida de final de noite, rsrs.

Imagem ilustrativa da imagem Cachorro-quente para comer sem culpa
|  Foto: Pixabay

No entanto, rico em calorias, sódio e produtos químicos, o hot dog está banido do cardápio de quem quer manter a saúde em dia, não é verdade? Maaaaas, pensando nas pessoas que buscam manter o cuidado nutricional, mesmo em dias especiais, a Nutri resolveu falar um pouquinho sobre o cachorro-quente para você poder comer sem culpa!

Um cachorro-quente é formado por alguns ingredientes básicos: um pão, uma salsicha/linguiça – que geralmente é ultraprocessada – e acompanhamentos a gosto, que sempre incluem um molho que tempera a salsicha e coisas como uma maionese, batata-palha, milho…

A surpresa é que eu adoro um bom cachorro-quente. E o melhor, para fazermos um cachorro-quente saudável precisamos de pouca grana e a maior parte dos ingredientes já temos em casa. Veja as dicas da Nutri:

- A primeira etapa para montar um hot dog é escolher um bom pão, se possível, pode ser caseiro. Caso não seja possível, verifique a embalagem dos pães comprados e de preferência a aqueles que possuem a menor lista de ingredientes. 

- Para o molho de tomate, abuse da criatividade e prepare o molho caseiro: tomate, cebola, pimentão, tempero verde, etc. Caso busque praticidade, o produto comprado pronto pode ser uma boa opção, mas opte por uma marca que contenha somente molho de tomate na composição.

-Sem batata-palha não é cachorro-quente!

- É importante lavar o milho e a ervilha antes de utilizá-los, isso reduz o teor de sódio, caso opte por comprar os em conserva. 

- Mas é a salsicha que merece atenção especial quando o assunto é a saúde. A protagonista do lanche é um alimento formado por diferentes tipos de carnes, em geral carne bovina e suína, e mais a proteína texturizada de soja.

Essa mistura também leva diversos corantes e conservantes, muitos à base de sódio, tornando esse alimento contraindicado ao consumo constante, por sobrecarregar o funcionamento dos rins. Além disso, conservantes como nitratos e nitritos, presentes em qualquer tipo de carne processada, estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de câncer de intestino.

Por isso, vivo inventando maneiras de como poder desfrutar de um delicioso cachorro-quente utilizando menos salsichas. Ou seja, em substituição a salsicha, opte por frango em isca ou cubinhos ou até pela carne bovina moída.

Ah! E se você adorar o hot dog fit e extrapolar nas quantidades, volte a dieta no dia seguinte. Foque em seus objetivos que os resultados incríveis são mais satisfatórios que a jacada!

Encontro vocês na sexta que vem. Bom final de semana!
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: