Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Burburinhos na cozinha da tropa

| 08/04/2020, 10:35 10:35 h | Atualizado em 08/04/2020, 11:16

As mudanças na Secretaria de Estado da Segurança e no comando da PM já eram esperadas entre os militares, por conta do aumento da violência. Mas gerou estranheza e preocupação na cozinha da tropa o governador Renato Casagrande ter escolhido dois militares que fizeram parte da gestão passada e atuaram na repressão da greve da PM em 2017.

O novo secretário, coronel Alexandre Ramalho, era comandante da PM. E o recém-nomeado no comando da corporação, coronel Douglas Caus, era o diretor de Inteligência. Juntamente com o então secretário, coronel Nylton Rodrigues, eles identificaram e puniram militares que participaram da greve.

Desde segunda, quando a nomeação foi divulgada, é grande o burburinho em grupos de WhatsApp de militares, principalmente entre os que participaram do movimento, por quem Ramalho e Caus não são muito queridos. Em tempo: a escolha dos dois foi exclusivamente do governador.

“É um outro momento”
O deputado Alexandre Quintino conhece bem o novo secretário. Quintino foi afastado do Comando de Policiamento Ostensivo Sul, pelo coronel Ramalho, durante a greve da PM. “A tropa ficou preocupada, há uma expectativa, porque ele ficou marcado pelas punições. Mas ele estava cumprindo ordens e agora é um novo momento”, disse Quintino.

Me dê motivos
Questionado se acredita que a escolha do nome para a Sesp tenha ocorrido devido a uma ameaça velada de uma nova greve dos PMs durante as negociações de reajustes salariais, o deputado Alexandre Quintino disse que não. “Acredito que ele escolheu pelo perfil técnico e por Ramalho ser muito leal. Ele foi leal a Hartung, será leal a Casagrande”.

Coleta de sangue itinerante
O senador Fabiano Contarato propôs ao Ministério da Saúde a criação de uma política pública nacional de coleta de sangue itinerante para abastecer os bancos de sangue durante o período de pandemia. As doações seriam em unidades móveis para recompor o estoque que anda em falta.

Fiscalização no comércio
O prefeito de Vila Velha, Max Filho, foi convidado pelo governador Renato Casagrande para uma reunião hoje que irá tratar, entre outras coisas, da fiscalização do comércio para evitar um número maior de contaminados.
Só no último final de semana, a Guarda Municipal de Vila Velha orientou o fechamento de 62 estabelecimentos que insistiam em atender ao público, a maioria deles, bares.

MPF processa governo por causa de igrejas
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública contra o governo do Estado por não ter respondido à recomendação de proibir cultos e missas presenciais no Estado. A Procuradoria-Geral do Estado chegou a responder ao MPF, mas após o ajuizamento da ação. A PGE pediu o arquivamento e a reconsideração da notificação, alegando que a ação não cabe ao MPF, e que decisão semelhante já foi derrubada pela Justiça em outro estado.

Amém? I
No Estado ainda estão permitidas as celebrações presenciais desde que não reúnam mais que 50 pessoas.

Amém? II
Tem liderança de igreja evangélica que está enviando mensagem de WhatsApp pedindo aos fiéis que compareçam aos cultos presenciais, independentemente da quantidade.

Pomo da discórdia
O vereador de Vitória Roberto Martins pediu para que a Câmara informe quanto cada vereador economizou em seu gabinete em 2019 e que agora vai ser devolvido para a prefeitura. Tem vereador que não economizou nada, mas está cobrando a devolução imediata.

Graça com chapéu alheio

Tem candidatos a prefeito e vereador que estão compartilhando, cada um com sua logomarca, o cadastro do coronavoucher – o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: