Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Brasil reage e pode retaliar hostilidade da Noruega

| 09/08/2020, 12:22 12:22 h | Atualizado em 09/08/2020, 12:26

A Noruega está na mira do governo pelas hostilidades ao Brasil, sob argumentos falaciosos. A hipocrisia norueguesa é conhecida: acusa o Brasil de “destruir a Amazônia”, para pretextar o boicote aos produtos brasileiros, mas atenta gravemente contra o meio ambiente: criou a “chuva ácida”, mata baleias, polui oceanos com a exploração predadora de petróleo e polui a Amazônia com sua Hydro Alunorte, a maior refinaria de alumínio do mundo fora da China, e com outra mineradora, a Albrás.

Cinismo nórdico
Com impressionante folha corrida de poluição, a Noruega agora boicota a carne brasileira para “protestar contra a devastação da Amazônia”.

Reis da hipocrisia
Para a ministra Tereza Cristina (Agricultura), o Brasil deve mostrar que a Noruega “prega uma coisa e faz outra”. Principalmente fora da Noruega.

Retaliações a caminho
Não estão descartadas retaliações, entre as medidas em estudo contra países que usam informações distorcidas para prejudicar o Brasil.

Crimes ambientais
O Brasil deveria fechar as mineradoras norueguesas na Amazônia, após a descoberta de poluição de rios por soda cáustica e metais tóxicos.

Surpresa! ‘Antifascistas’ adotam práticas fascistas
Alvo de suposto dossiê a área de inteligência do governo federal, o grupo autointitulado “Antifascista”, ou simplesmente “Antifa”, é um movimento desorganizado e violento de extrema esquerda, que nasceu nos anos 1960 na Europa e ganhou popularidade recente nos EUA. Ativistas se concentram em combater, até com violência e quebradeira, autoridades que consideram “de direita”. Exatamente como os “camisas negras”, os verdadeiros fascistas, agiam na Itália do fascistão Benito Mussolini.

Anarquista
A ADL, principal organização “anti-ódio” dos EUA, que define o que são grupos de ódio, classifica o Antifa apenas como “anarquista”.

Violência e danos
A ADL explica que “antifa” não tem organização central, mas ao menos reconhece “tendência a protestos violentos, danos à propriedade” etc.

É realidade
O “antifa” virou piada na internet, após ganhar notoriedade nos recentes protestos contra o racismo nos EUA. Mas é um movimento real.

MPF vai aderir
O procurador geral da República, Augusto Aras, não participou da cerimônia de criação do “balcão único dos acordos de leniência”, do qual participam TCU, CGU e AGU, alegando que ainda precisava acertar alguns ponteiros, mas garantiu que o MPF não ficará de fora.

Autoritarismo que dura
A revelação de André Mendonça (Justiça) de que a Dilma fez dossiê contra o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), fundador do MBL, “mostra o caráter totalitário do governo petista”, diz. Ele promete ir à Justiça.

Bolsonaro em Sergipe
Bolsonaro aceitou convite do deputado Laércio Oliveira (PP-SE), relator da Lei do Gás, para ele “a base do choque de energia barata”, e vai a Aracaju no dia 17 inaugurar o primeiro terminal de GNL privado do País.

Relojoaria do bem
Viralizou o vídeo do pequeno comerciante de Catalão (GO) diante de um menino de 10 anos, cadeira de engraxate pendurada nas costas, desejando um relógio de R$ 29,90 na vitrine. Na mão, notas amassadas, economizadas com sacrifício. Queria presentear o pai. O homem da PC Relojoaria lhe deu o relógio e uma bela lição sobre o valor do trabalho.

Mudança no Supremo
O ministro Luiz Fux assumirá a presidência do STF em setembro, no lugar de Dias Toffoli, e ficará no cargo até setembro de 2022, quando chegará a vez de sua vice-presidente, Rosa Weber, presidir a Corte.

Na ponta da língua
Pela segunda semana consecutiva, o deputado Osmar Terra (MDB-RS) foi a autoridade pública ou político a mais mencionar a Covid-19, nas redes sociais. Foram 60 menções desde o dia 1º.

Pensando bem...
...a pandemia gerou uma megacrise, inclusive eliminando empregos, mas não produziu mais estragos que os governos Dilma.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: