Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Brasil passa marca de 40 milhões de vacinados

| 18/05/2021, 10:43 10:43 h | Atualizado em 18/05/2021, 10:48

O Brasil deve superar hoje a marca de 40 milhões de habitantes que receberam ao menos uma dose de vacina contra Covid-19.

Enquanto isso representa menos de 20% da população brasileira, é uma quantidade de imunizante suficiente para ter vacinado todos os habitantes de Hungria, República Tcheca, Bulgária e Bélgica, que estão entre os países com o maior número de mortes por Covid, proporcionalmente à população.

Perspectiva é importante
Hungria e República Tcheca são 1º e 3º no ranking de mortes por milhão. Se fosse do tamanho do Brasil, a Hungria teria cerca de 650 mil mortes.

Conquista possível
Podemos também chegar hoje à marca de 20 milhões de imunizados, que receberam duas doses. Suficiente para erradicar a doença no Chile.

Média alta
No total, o Brasil aplicou cerca de 60 milhões de doses em 121 dias de campanha. Em média, foram aplicadas mais de 495 mil doses por dia.

Balanço
Até o início da noite de ontem, o Brasil já havia aplicado 39,2 milhões de primeiras doses e 58,5 milhões de doses no total.

Senadora quer nos fazer pagar viagem à China
A China tem embaixador em Brasília e o Brasil embaixador em Pequim, e até chefes de Estado e de governo há 14 meses realizam reuniões por videoconferência, mas a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) decidiu obrigar o pagador de impostos a bancar sua viagem de 16.600 quilômetros para a capital chinesa, a fim de supostamente “negociar” a compra de vacinas. Como se tivesse representatividade e meios para realizar a proeza. A viagem não deve dar resultado, mas o passeio garantirá ótimas fotos.

Viajar é um barato
Abreu deve apreciar viagens promovidas pelo parlamento, como quando pegou carona na FAB para ir a evento privado em Orlando, na Flórida.

Orlando é divertido
A senadora foi com o então presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a evento da Honda, cuja programação incluía idas a parques de diversões.

Custo indecoroso
Viajando em primeira classe, porque, afinal, senadora é “excelência”, só a passagem de Kátia Abreu nos custará R$ 115 mil ida-e-volta.

Sessão do Congresso
Líderes partidários negociam a realização de sessão do Congresso para a votação, por exemplo, de vetos presidenciais. A sessão conjunta da Câmara e do Senado é necessária para destravar a pauta.

Tiro no pé
A manifestação gigante de sábado, que pode ter reunido 200 mil pessoas em Brasília, mostrou que o “Datafolha anabolizado”, conforme expressão de um ministro, foi um tiro no pé dos opositores de Bolsonaro.

Mentirosos compulsivos
Sindicalistas que não se acanham de defender a preservação de regalias e privilégios no serviço público, agora alegam que reforma administrativa “possibilita” aos governantes a contratação direta “em larga escala”, favorecendo o apadrinhamento político etc. Não param de mentir.

Cadê os “entraves”?
Fizeram silêncio constrangedor, ontem, os “caras lisas” que apontavam fantasiosos “entraves diplomáticos” para o IFA chinês chegar ao Brasil, e aqueles que lhes deram espaço, na mídia. Deveriam se desculpar.

Virou uma tara
O Uruguai se tornou, semana passada, o país com o maior número de mortes per capita por Covid, segundo o jornal New York Times. Paraguai, o segundo. Mas a culpa, “aparentemente”, diz o jornal, é do Brasil.

Medo vende
Manchetes espalharam que, em Manaus (AM), a taxa de reinfecção “pode chegar a 31%, segundo estudo”. Só não fala que a pesquisa usou amostras de só 238 doadores de sangue regulares entre 2020 e 2021.

Leilão histórico
Será leiloado esta semana o icônico prédio da Editora Abril na Marginal Tietê, em São Paulo. Será de R$ 110,5 milhões o lance mínimo para arrematar o imóvel de 51 mil metros quadrados.

Falou, rodou
Daniel Silveira (PSL-RJ) vai ser ouvido no Conselho de Ética da Câmara, hoje, onde responde a processo por quebra de decoro, após ser preso pelo STF por vídeo onde agride ministros verbalmente.

Pergunta na boca da urna
Se voto não precisa de comprovante, cupom fiscal também é desnecessário?

Poder sem pudor

Um Jobim desafinado
O ex-deputado Chico Alencar (Psol-RJ) estava no Conselho de Ética espiando uma tevê que transmitia o julgamento do Supremo Tribunal Federal, no qual José Dirceu foi condenado. Mas não resistiu ao ver o presidente do STF, ministro Nelson Jobim votar a favor do ex-chefe da Casa Civil: “É o único Jobim que sai do tom...”

Colaboram: André Brito, Jorge Macedo e Tiago Vasconcelos

SUGERIMOS PARA VOCÊ: