X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 200 convidados

Tarde foi marcada pela entrega do prêmio Personalidade Comércio Exterior e posse da nova diretoria, eleita para os próximos quatro anos


Imagem ilustrativa da imagem Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 200 convidados
Membros da diretoria 2022 - 2026 |  Foto: Cacá Lima

Mais de 200 convidados, entre empresários do comércio exterior do Espírito Santo e do país, autoridades a nível municipal, estadual e federal, representantes de entidades parceiras e demais personalidades que fazem parte da trajetória do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) se reuniram na tarde desta quarta-feira (18) para a comemoração dos 30 anos da entidade, em evento realizado no Le Buffet Master.

A tarde foi marcada por homenagens, lançamento da nova marca da entidade, posse da diretoria eleita para o período de 2022 a 2026 e pela entrega do aguardado prêmio Personalidade do Comércio Exterior, que este ano teve dois homenageados: a senadora Rose de Freitas e o deputado federal Da Vitória.

Em seu discurso de abertura, o presidente Sidemar Acosta ressaltou a honra de ter sido eleito para permanecer à frente da entidade pelos próximos quatro anos. “Desde que assumi a presidência do Sindiex, reforço a importância da colaboração do setor, da união, para que possamos traçar ações com propósitos visando, acima de tudo, o crescimento das operações pelo Espírito Santo”, pontuou ao lembrar que o comércio exterior é responsável por mais de 53% do PIB do Estado.

Após ser empossado ao lado dos vice-presidentes Agnaldo de Assis Martins Junior e Erimar Trindade, e dos demais membros da diretoria efetiva, suplente e do conselho fiscal da entidade, Acosta subiu ao palco ao lado do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para a entrega do prêmio Personalidade do Comércio Exterior 2022. Os homenageados foram escolhidos por sua grande atuação na prorrogação dos incentivos fiscais concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal para empresas até 2032.

Ao agradecer a premiação, o deputado federal Da Vitória lembrou que a medida aprovada no ano passado ajudou a preservar mais de 100 mil empregos e a reduzir os impostos para empresas responsáveis por trazer renda e oportunidade para o Espírito Santo. “Posso falar que, ao longo dos últimos dois anos, conheci ainda mais sobre a importância do que representa o comércio exterior e todas as empresas do segmento para o Estado. Sinto-me honrado por receber essa homenagem”.

A senadora Rose de Freitas também ressaltou a importância do setor de comércio exterior e dos gargalos que ainda impedem que o segmento cresça ainda mais. “As empresas do setor têm um papel importantíssimo, mas enfrentam algumas dificuldades como o excesso de burocracia e a infraestrutura logística disponível”.  

Em seguida, o governador Renato Casagrande subiu ao palco para parabenizar o Sindiex pelos 30 anos de história, lembrando que a entidade caminha e avança junto com o Espírito Santo. “O Sindiex sempre se aperfeiçoou e cumpre um papel importante trabalhando o comércio internacional, que é uma vocação dos capixabas. Temos boas empresas, bons profissionais e muitos motivos para nos orgulhar da atividade que a gente tem aqui no nosso Estado, que é uma referência para o Brasil e representa mais de 50% nosso PIB”.

Ainda durante o evento, o delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Vitória, Douglas Costa Koehler, reforçou que o órgão está sempre aberto para os empresários e que a relação com o Sindiex tem seguido na marcha da interação e da cooperação. “Estamos sempre assentes no pilar básico do sucesso econômico da nossa base, o Espírito Santo. E esse êxito não se fará sem o sucesso do comércio exterior, que é uma aptidão nítida do nosso Estado”, pontuou. 

Flávio José Passos Coelho, superintendente da Receita Federal do Brasil na 7ª Região Fiscal, complementou a fala de Koehler, reforçando que o Sindiex é uma organização respeitada não só no Espírito Santo, mas também no país. “O comércio exterior é essencial para o Estado, um grande motor do desenvolvimento da economia capixaba. E o setor pode sempre contar com a Receita Federal do Brasil, especialmente no controle aduaneiro”, disse. 

  • Câmera 1/3
    Sidemar Acosta, presidente do Sindiex
    Fullscreen
  • Câmera 2/3
    Aniversário do Sindiex
    Fullscreen
  • Câmera 3/3
    Aniversário do Sindiex
    Fullscreen
  • Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 200 convidados
  • Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 200 convidados
  • Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 200 convidados
Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 200 convidados Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 200 convidados Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 200 convidados