X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Seis motivos para usar óculos de sol

Além de proteger os olhos contra diversas doenças, o uso de óculos de sol confere um ar de beleza e poder, afirmam especialistas


 

Imagem ilustrativa da imagem Seis motivos para usar óculos de sol
A modelo Thais Bremenkamp não abre mão dos óculos solares |  Foto: Divulgação

Usar óculos de sol  é muito mais do que estilo, é proteção para a sua saúde. O alerta é de médicos e profissionais do ramo ótico. O uso frequente de óculos solar protege os olhos contra  diversas doenças e pode impedir até as crises de enxaqueca, tão comuns em dias ensolarados, principalmente para quem já tem essa predisposição.

A empresária Mônica Paiva, das Óticas Cachoeiro, explica que muitas pessoas compram óculos de sol somente no verão, mas eles devem ser usados em todos os meses do ano, até em dia nublados e chuvosos, para prevenir a ação nociva dos raios UV, descansar a visão e evitar doenças.  

A coach Euzirene Cabalini sente no corpo a importância de usar óculos de sol. Ela sofre de enxaqueca há anos e conta que, desde que passou a usar óculos de sol, com proteção UV, houve uma redução considerável de suas crises.

“É muito importante usar óculos solar, porque era só sair no sol e a enxaqueca atacar. Agora uso lentes mais escuras, me sinto bem mais confortável e sem dor”, explica.

Oftalmologistas confirmam. O uso regular de óculos solares de qualidade pode reduzir dores de cabeça e prevenir diversas doenças, entre elas o pterígio – aquela carne que cresce nos olhos e que precisa ser retirada por meio de cirurgia. Usar óculos solar também traz mais conforto para quem tem propensão a catarata e degeneração macular.

“Pessoas que praticam esportes também estão entendendo que o uso de óculos não é somente por questões estéticas, mas sim por proteção mesmo, em caso de esportes ao ar livre, principalmente”, orienta Mônica Paiva. 

A modelo Thais Bremenkamp não abre mão dos óculos solares, que além de proteção, dão um ar de beleza e poder a quem usa.

Os benefícios

  1. Previne doenças oculares e pode evitar pterígio,  avanço da catarata e  degeneração macular, que podem ser agravadas pela exposição excessiva aos raios UV.
  2. Protege contra elementos da natureza (mosquitos e outros insetos), vento, poeira e areia, especialmente no caso de esportes ao ar livre.
  3. Garante uma direção mais segura porque previne ofuscamento e te ajuda a ter mais conforto enquanto dirige.
  4. Previne dores de cabeça e enxaquecas.
  5. Ajuda no tratamento pós-cirúrgico na área dos olhos.
  6. Te deixa mais jovem, porque protege da ação dos raios UV, que aceleram o envelhecimento, e reduz rugas e marcas de expressão.