X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Planta de dessalinização é inaugurada


Imagem ilustrativa da imagem Planta de dessalinização é inaugurada

Após quatro anos, entre pesquisas, visitas técnicas internacionais e uma obra que envolveu mais de 200 profissionais, a ArcelorMittal Tubarão finalizou um projeto que colocará o Estado na vanguarda da gestão hídrica no País.

A produtora de aço inaugurou, neste mês de setembro, sua planta de dessalinização da água do mar, sendo a primeira do Estado e a maior do Brasil para fins industriais.

A capacidade inicial será de dessalinizar 500m³ de água do mar por hora (suficiente para abastecer cerca de 80 mil pessoas por dia). Futuramente, poderá tratar até 1.500m³ por hora, já que sua configuração diferenciada possibilita acrescentar módulos. O investimento foi de R$ 50 milhões.

A água tratada será utilizada no resfriamento de equipamentos da empresa (troca de calor) e substituirá parte do volume consumido do Rio Santa Maria da Vitória.

“Temos feito um esforço contínuo para reduzir cada vez mais esse volume. Há poucos dias, firmamos um Termo de Compromisso com a Cesan para compra, por no mínimo 25 anos, de 540m³ por hora de água de reúso, proveniente de estações de tratamento sanitário, e que diminuirá nossa dependência da água do Santa Maria em cerca de 30%. Com a planta de dessalinização, vamos reduzir mais pelo menos 30% neste consumo”, explicou Jorge Oliveira, executivo que assumirá como CEO Aços Planos América do Sul, em outubro.

O percentual que ainda será demandado do rio atenderá ao consumo de água potável por parte dos 10 mil trabalhadores, entre próprios e terceirizados, que circulam pela empresa, além de controle ambiental e processos.

Imagem ilustrativa da imagem Planta de dessalinização é inaugurada

Plano Diretor tem ações para aumentar eficiência

Desde 2014, a ArcelorMittal Tubarão executa um Plano Diretor de Águas (PDA), estabelecido em sua política de sustentabilidade, que visa assegurar, por meio de projetos diversos, a disponibilidade dos recursos hídricos para as operações das unidades da ArcelorMittal em todo o País em curto, médio e longo prazos.

Na prática, o PDA inclui ações contínuas para aumentar a eficiência, reduzir o consumo, identificar fontes alternativas de suprimento de água e maximizar o reúso de efluentes. A implantação da planta de dessalinização está inserida entre as ações do Plano.

“A gestão de recursos hídricos é uma das questões centrais na estratégia de sustentabilidade e estabilidade operacional da empresa. Por isso, temos buscado continuamente ampliar o uso de fontes alternativas de água e reduzir ao máximo a necessidade de captação do sistema público. Esta planta é muito importante para que possamos mitigar os impactos de uma possível crise hídrica e continuar nossa busca pela autossuficiência hídrica”, comentou

Benjamin Baptista Filho, presidente da ArcelorMittal Brasil e atual CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul.

Empresa capta do mar 96% da água que utiliza

Referência em gestão da água, a ArcelorMittal Tubarão detém um dos maiores índices de recirculação da água em seus processos internos, dentro do setor industrial. “Em 2020, o índice foi de quase 98% e a empresa continua trabalhando fortemente para identificar novas oportunidades de recirculação”, explicou Erick Torres, vice Presidente de Operações de Aços Planos ArcelorMittal Brasil.

Além disso, aproveitando sua localização litorânea, a empresa capta do mar cerca de 96% de toda a água que utiliza na planta. Ela circula no sistema de refrigeração das centrais termelétricas e de outras unidades produtivas como Coqueria e Aciaria, e retorna ao mar após passar por um canal de longo percurso para reduzir sua temperatura.

E, por falar em descarte no mar, um dos pontos de atenção na escolha do projeto foi por uma técnica que não gerasse impactos ambientais. “Estudos feitos durante a fase de pedido de licença ambiental demonstraram que a salmoura, água residual deste tipo de processo, não promove impactos ao ecossistema marinho. E ela será devolvida ao mar por um canal de retorno já existente na empresa, o que gerou um custo competitivo para o projeto. Além disso, os demais estudos ambientais foram devidamente submetidos ao órgão licenciador para a obtenção da licença de operação”, explicou o vice-presidente.

Já a energia elétrica para operação da planta, em torno de 3MW/mês, será toda produzida pela própria empresa, autossuficiente desde 1997. “Contamos com seis termelétricas e outros sistemas de reaproveitamento de gases, com capacidade total de gerar 500 MW/mês, o que equivale ao abastecimento de cerca de 1,3 milhão de residências. É um modelo energético eficiente, sustentável e que vem sendo aprimorado a cada ano”, acrescentou.

Imagem ilustrativa da imagem Planta de dessalinização é inaugurada
Imagem ilustrativa da imagem Planta de dessalinização é inaugurada

Saiba mais

Energia solar

  • Ainda na área de gestão energética, a ArcelorMittal Tubarão está concluindo este ano um dos seus projetos de geração de energia solar.
  • Com investimento de R$ 1,7 milhão, está instalando um sistema fotovoltaico no modelo “Carport ” para 60 vagas de veículos.
  • O sistema tem capacidade de gerar cerca de 150kWp (Watt-Pico), alimentando o prédio de inovação tecnológica da empresa.