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BR 101 vai ter desvio para construção de viaduto em Iconha

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BR 101 vai ter desvio para construção de viaduto em Iconha


Os motoristas que trafegam pela BR 101, em Iconha, entre os quilômetros 373,5 e 374,5 devem ficar atentos ao desvio no tráfego neste trecho, a partir desta quarta-feira (24). O desvio irá funcionar até a data de conclusão da obra, prevista para julho de 2018, quando o atual traçado da BR 101 irá se conectar definitivamente ao novo trecho do Contorno de Iconha.

A intervenção é necessária já que a pista existente terá de ser bloqueada para a construção dos viadutos da interseção norte do Contorno de Iconha com o atual traçado da BR-101.

A intervenção é necessária já que a pista existente terá de ser bloqueada para a construção dos viadutos da interseção norte do Contorno de Iconha com o atual traçado da BR-101. Foto: ECO101/Divulgação
A intervenção é necessária já que a pista existente terá de ser bloqueada para a construção dos viadutos da interseção norte do Contorno de Iconha com o atual traçado da BR-101. Foto: ECO101/Divulgação

Posteriormente, o desvio será a alça de acesso à cidade, para os condutores que desejarem passar por dentro de Iconha. Já os que vão seguir viagem, continuarão pelo viaduto, pela futura BR-101. Além disso, nesta fase está sendo finalizada a terraplanagem em todo o traçado do Contorno. Paralelamente, serão feitas as implantações das pontes, além dos viadutos, e execução da pavimentação e sinalização da rodovia.

Os motoristas serão informados das intervenções por meio de dois painéis localizados nas proximidades das intervenções. Os letreiros irão transmitir mensagens educativas durante os 15 dias, alertando aos usuários a respeito das mudanças do percurso.

Contorno

A nova obra, que trará mais fluidez ao tráfego e melhorar a segurança dos usuários, vai reduzir a travessia de uma hora para até seis minutos. A nova via terá cerca de 7,8 quilômetros de extensão no total – considerando os encaixes com as interseções – com duas faixas para cada sentido, separadas por canteiro central ou barreira new jersey. A obra tem previsão de ser entregue até julho deste ano.

Atualmente, quem passa neste trecho tem de atravessar a área urbana da cidade, causando congestionamentos de tráfego. De acordo com o gerente de obras de duplicação, Luis Salvador, a região é conhecida como o maior gargalo para o transporte de cargas no Sul do Estado. “A ideia é separar o tráfego de longa distância e de carga do trânsito urbano, proporcionando maior segurança para os usuários e também moradores da região”, ressaltou.

Ainda segundo Salvador, sobre o Rio Iconha serão construídas duas pontes, sendo uma para cada sentido (Norte e Sul). Cada uma delas terá duas faixas de tráfego, um acostamento e uma faixa de segurança. Além disso, o Contorno contará com o total de quatro viadutos nos acessos, sendo dois na interseção sul e dois na interseção norte.

Duplicação

Nesta atual fase, além de Iconha, as obras estão concentradas também nos municípios de João Neiva, Ibiraçu, Viana e Guarapari (nestes dois municípios com início previsto para o primeiro trimestre de 2018).

Desde o início da concessão, foram investidos outros R$ 940 milhões na rodovia, sem contar o pagamento de impostos e tributos federais, estaduais e municipais. Com isso, a duplicação da rodovia em sua totalidade estará garantida e será realizada ao longo do contrato de concessão.

A aceleração das obras nos trechos anteriormente iniciados permitirá uma série de inaugurações em 2018. Ao mesmo tempo, novas obras serão iniciadas, tendo como prioridade a duplicação da rodovia. Além do total de R$ 310 milhões de investimentos, outros R$ 110 milhões serão gastos em 2018 com os custos operacionais do trecho concedido, o que inclui a continuidade da prestação dos serviços de ambulância e guinchos. Esses valores serão garantidos por aporte de R$ 168 milhões dos acionistas, receita dos pedágios e financiamento do BNDES.

Além da modernização da rodovia, oferendo mais conforto aos usuários da BR-101/ES, a aceleração dos investimentos também terá impacto no mercado de trabalho. Apenas nessas obras, o total de empregos diretos locais criados deve chegar a 440; indiretamente, as obras devem mobilizar outros 400 trabalhadores e os serviços de sete construtoras do Estado.

Contorno de Iconha em números

- Extensão total de pista: 7,84 km – sendo 7,38 quilômetros de pista duplicada e o restante de encaixes com a rodovia e estreitamento de pista;
- Implantação de quatro viadutos;
- Implantação de duas pontes sobre o Rio Iconha, sendo uma para cada sentido;
- Quatro faixas de rolamento com acostamento;
- 150 empregos diretos e 200 indiretos.
- 2 milhões de m³ de movimentação de solo e rocha.
- Mais de 100 placas de sinalização.
- Mais de 35.000 toneladas de concreto asfáltico.
- Mais de 1 mil metros de bueiros e galerias.
- Mais de 22 mil metros de sarjetas e valetas.


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