Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Bolsonaro escolhe o lado dos ultrarradicais

| 16/03/2020, 07:18 07:18 h | Atualizado em 16/03/2020, 07:23

A reação de Ronaldo Caiado (DEM-GO) mostra, segundo analistas, que até na base conservadora a atitude de Jair Bolsonaro, de apoio explícito aos atos, foi repudiada. Em redes privadas, líderes se indignaram com a presença do Presidente ao lado dos que deixaram suas casas, desafiando recomendações da Saúde, para atacar instituições.

Segundo participantes das conversas, pela primeira vez surge um sentimento suprapartidário de que o presidente precisa de freio por escolher a minoria ultrarradical em detrimento da maioria dos brasileiros.

Vixe! “Ninguém mais do que Ronaldo Caiado enfrentou as esquerdas no Brasil”, disse o próprio a manifestantes, ressaltando que era um dos poucos a apoiar Bolsonaro. Terminou vaiado por uma minoria radical.

Questão... Um bom analista político acha que Bolsonaro dividiu sua base popular entre quem tem bom senso e quem não tem ao bancar as manifestações no meio da crise de saúde.

de bom senso. Segundo ele, a classe média não gosta de ser pintada de radical e a fatura pode chegar em breve ao presidente.

Para lembrar. Não é a primeira vez que a base bolsonarista se divide. A primeira foi na indicação do filho Eduardo para a embaixada do Brasil em Washington (EUA). Nesse episódio, o presidente teve de recuar.

Vai... Cresceu no final de semana a indignação de parlamentares de vários partidos com a decisão do ministro Bruno Dantas, do TCU, de suspender a ampliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos e a pessoas com deficiência de baixa renda.

...complicar. Mesmo quem votou pela manutenção do veto (ou seja, contra o espeto de R$ 20 bilhões nas contas públicas), vê problemas: “Um membro de um órgão auxiliar do Legislativo suspender uma decisão do Congresso, por maioria qualificada, é inaceitável e exige reação”, diz Marcelo Ramos (PL-AM).

E agora? A decisão no TCU ocorreu justamente quando líderes do Congresso tentavam esfriar os ânimos e desarmar novas bombas a serem plantadas na relação com o Executivo.

O que temos.... Preocupados com o desgaste da relação entre as Executivo e Legislativo, diplomatas estrangeiros intensificaram as conversas com parlamentares para entender o impacto que a covid-19 pode ter na economia brasileira e no andamento do Congresso.

...para hoje. A busca por informações com deputados e senadores tem por trás a falta de acesso dos diplomatas a representantes ao governo: a boa interlocução com o Itamaraty, como havia em outros momentos, já era, relatam os parlamentares procurados.

Superstar. O cineasta Bruno Barreto fará documentário sobre o ex-presidente Michel Temer (MDB) e seu legado. Inicialmente, ele havia pensado em uma longa entrevista, mas achou que o formato poderia soar arrastado.

Mudança. Daniel José assume nesta segunda-feira (16) a liderança do Novo na Assembleia-SP. Economista, especialista em educação e mestre em relações internacionais em Yale (EUA), é autor do projeto do ICMS educacional, em tramitação na Casa, que atrela maior repasse ao desempenho escolar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: