Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Bolsonarismo constrói narrativa sobre Moraes

| 01/05/2020, 11:32 11:32 h | Atualizado em 01/05/2020, 11:37

Os ataques de Jair Bolsonaro a Alexandre de Moraes foram interpretados por entendedores do bolsonarismo como vacina ao que está por vir, as revelações dos inquéritos tocados pelo ministro do STF: o Presidente, desde já, estaria construindo narrativa para, mais adiante, tentar deslegitimar o condutor das apurações, atribuindo a Moraes atuação “enviesada”.

Moraes, dizem colegas e interlocutores do ministro, está determinado a descobrir a verdade sobre os atos antidemocráticos e a praga das fake news contra adversários do Presidente.

Trajetória. No bolsonarismo, Moraes é apontado como nome do PSDB e do MDB dentro do STF. Ou seja, preparam a narrativa de que o ministro atua conforme os interesses do governador João Doria. O ministro foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer depois de ter sido secretário de Geraldo Alckmin.

Faz... Em outra frente aberta por Moraes, o veto à indicação de Alexandre Ramagem para comandar a PF, alguns ministros do Supremo concordam, reservadamente, com o argumento do Palácio do Planalto.

...sentido? Acham que, se o problema de Ramagem é a amizade com Carlos Bolsonaro, por que o delegado da PF pôde ter permanecido à frente da poderosa Abin tanto tempo?

CLICK. Aglomerações em agências da Caixa preocupam o Bandeirantes (sede do governo de SP), que detecta aumento de gente nas ruas em todo o interior do estado.

Corroborado. Na sessão do STF que invalidou restrições de Bolsonaro à Lei de Acesso à Informação, o ex-presidente da OAB Marcus Vinicius Coêlho fez desagravo a Alexandre de Moraes. Todos os ministros aproveitaram o ensejo para destacar as qualidades éticas do colega alvo do Presidente.

Sugestão. Os novos aliados de Bolsonaro no Centrão sugeriram ao Presidente nomear Rogério Galloro para diretor-geral da PF, cargo que ele já ocupou na gestão Temer. Na ocasião, Galloro substituiu Fernando Segóvia, também acusado de permitir interferência política na corporação.

Tô chegando. Após Bolsonaro dizer que quer Regina Duarte em Brasília, a secretária de Cultura, que está em SP, busca voltar rápido para a capital. Interlocutores dizem que ela temia ser vista como quem descumpre as regras da quarentena.

Ué? Os 20 kits de UTI, anunciados em março pelo Ministério da Saúde, finalmente chegaram ao Maranhão. Os pacotes contêm leitos, monitor de sinais vitais e outros instrumentos. Contudo, estão sem os respiradores, que eram os mais aguardados.

Já Elvis. Apesar de os governadores do Nordeste torcerem o nariz para o acordo entre Paulo Guedes e Davi Alcolumbre sobre o texto de ajuda aos estados, alguns líderes da Câmara não estão em clima de comprar mais uma briga e mudar a atual redação.

Rendeu. Após pressão de parlamentares, o BNDES formou grupo para reavaliar o pedido de crédito de R$ 1,5 bilhão para a Desenvolve SP. De acordo com sua assessoria, o banco também oferecerá apoio técnico para o fortalecimento da entidade “de maneira escalonada e sustentável”.

Stop. Pela primeira vez, desde 2013, a pesquisa trimestral de satisfação do passageiro, da Secretaria Nacional de Aviação Civil, será descontinuada, por causa da Covid-19. A satisfação dos passageiros, em média, teve nota 4,40/5 este ano.

Pronto, falei!

Sobre a Justiça, conforme pedido de O Estado de S.P, ter dado 48 horas para Bolsonaro apresentar testes da Covid-19

"Qual a necessidade de esconder tanto esses exames?”

Kim Kataguiri, deputado federal (DEM-SP)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: