Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Religião

Religião

Colunista

Redação A Tribuna

Festa para São Sebastião

Igreja de São Sebastião, no bairro Alagoano, em Vitória, celebra o padroeiro entre os próximos dias 20 e 23

A Tribuna | 08/01/2022, 12:05 12:05 h | Atualizado em 08/01/2022, 12:06

Imagem ilustrativa da imagem Festa para São Sebastião
São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Jesus |  Foto: Divulgação

Está chegando o dia de celebrar São Sebastião! Na Igreja de São Sebastião que fica no bairro Alagoano, em Vitória, a programação começa no próximo dia 20, às 19h, com tríduo e celebração presididos pelo padre Roberto Camillato e animação da Comunidade São José.

Já no dia 21, tem tríduo e celebração com o irmão Gustavo e animação da Comunidade Santuário. O terceiro dia do tríduo contará com missa presidida pelo padre Marcos e animação da Comunidade Santa Terezinha.

No dia 23, às 9h30, terá missa celebrada pelo padre Marcos e animação do Terço da Amizade. Mais tarde, às 18 horas, acontece carreata com a imagem de São Sebastião pelas ruas do bairro Alagoano. Haverá ainda barraca com vendas de quitutes.

História

São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Jesus Cristo. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio.

Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas  davam poucos detalhes sobre o martirizado. Por outro lado, descreviam com muitos detalhes sobre as torturas e os sofrimentos causados a eles antes de morrerem. 

Essas atas eram expostas ao público nas cidades a fim de desestimular a adesão ao cristianismo.

Alguns autores acreditam que Sebastião foi enterrado no jardim da casa de Lucina, na Via Ápia, onde se encontra sua Basílica. Construíram, então, nas catacumbas, um templo, a Basílica de São Sebastião. O templo existe até hoje e recebe devotos  do mundo todo.

São Sebastião é celebrado no dia 20 de janeiro. Existe também uma capela em Palatino, com uma pintura que mostra Irene tratando das feridas de Sebastião.

Primeira missa

Frei Djalmo celebra neste domingo, às 9h, no Campinho, sua primeira missa como guardião do Convento da Penha. Nesse dia acontece a festa litúrgica do Batismo do Senhor, quando também todos são  convidados a renovar o batismo. “Nos encontraremos lá com alegria e esperança. A missa é presencial e também transmitida pelas redes sociais do Convento”, avisa o frei.

Escola Bíblica Sistemática

A Igreja Evangélica Batista de Vitória, em Jardim da Penha, dá início no dia 7 de fevereiro, às 9h30, à nova turma da Escola Bíblica Sistemática, com os professores Elton Pinheiro e Michell. O primeiro módulo terá como tema “Como a Bíblia chegou até nós”. Inf.: Instagram @iebvoficial.

Palestra espírita

“Tende bom ânimo” é o tema da palestra que Zunara Cremasco ministra neste domingo, às 19h, na Sociedade Praiana de Estudos Espíritas. 

Já no dia 16, no mesmo horário, será a vez de Maria Rufina falar sobre o tema “O poder da verdade”. A casa espírita fica na rua Aleixo Neto, 40, Santa Lúcia, Vitória. As reuniões são presenciais.

Quinto elo de campanha

A Assembleia de Deus Valverde realiza hoje o quinto elo da campanha “Propósito de 12 Dias de Clamor para 12 Meses de Bênção”. Quem participa da programação neste sábado, no louvor, é a cantora Raquel Pereira, do Ministério Ardendo em Fogo,  do Rio de Janeiro. 

O culto está marcado para as 19 horas. O templo, liderado pelo pastor Daniel Profeta Menor, fica na rua Castelo, 30, Nova Valverde, Cariacica. Contato: 99854-5509.

* * *

O padre Gudialace é o convidado de amanhã, às 19h, no último dia do Cerco de Jericó da Paróquia São Pedro, em Muquiçaba, Guarapari. Ele vai falar sobre o tema “Sedentos por Deus”.

* * *
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”
 1 Coríntios 10:31

* * *

SANTO DO DIA
São Severino

Nasceu em 410, na África. Levou a evangelização ao vale do Danúbio, que  estava muito agitado. Sua fama espalhou-se, atraindo para si muitos pagãos e  hereges que, mesmo quando não se converteram, melhoraram seus costumes.

PLANTÃO DA FÉ

- O pastor Hernandes Dias Lopes é o convidado deste domingo nas duas celebrações, às 9h e às 19h, na Primeira Igreja Batista em Guarapari, dentro do projeto “#JaneironaPIB”. Rua República Árabe Síria, 120, Centro, Guarapari.

- O Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade Clara de Assis convida para palestra segunda-feira, às 20h, com Adolfo Rosa. Ele vai falar sobre o tema “O que acontece quando oramos?”. As reuniões acontecem no presencial e online, pelo YouTube. Rua Audifax de Amorim, 120, Bonfim, Vitória.

- João Rocha, de Minas Gerais, ministra palestra online neste domingo, às 18h, para o Grupo da Fraternidade Espírita Jeronymo Ribeiro, através do YouTube. 

- A banda Seven participa neste domingo, às 19h, do culto de celebração da Igreja Batista Atitude em Santa Teresa. Rua Hilário Pasolini, 82, bairro Dois Pinheiros, Santa Teresa.

- A paróquia Bom Pastor, na Praia da Costa, Vila Velha, convida para a inauguração do monumento em homenagem às vítimas da covid neste domingo, após a missa das 10h30.

- Neste sábado tem missa às 18h na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, Vitória. Amanhã, missas às 7h, 9h e 18h.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: