Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Só linha troncal na integração

Usuários das linhas municipais integrados ao Transcol, só conseguem pagar passagem única em linhas troncais

| 10/08/2022, 08:15 08:15 h | Atualizado em 10/08/2022, 09:30

“Tive um compromisso na Praia da Costa e, ao sair de casa, peguei um ônibus de Jardim da Penha até a Enseada do Suá, para de lá embarcar numa linha do Transcol que fosse direto para Vila Velha e acabei tendo que pagar duas passagens”, reclama a universitária Prisciane Jane de Souza Ferreira.

Segundo ela, ao desembarcar no ponto das linhas municipais de Vitória, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, se deslocou pela calçada até o ponto das linhas do Transcol que levaria até o local próximo de seu compromisso.

“Em menos de cinco minutos o ônibus chegou, entrei na fila, embarquei e ao passar o cartão na roleta, nova passagem foi cobrada. Então, pergunto, onde vai o direito da integração, anunciada na época da incorporação das linhas municipais à frota do Transcol”, questiona a universitária.

Prisciane afirma que o usuário de Vitória está pagando duas passagens e não uma como prometido pelo Governo.

“Quero entender que integração é essa. Na verdade, ela só vale dentro do terminal, mas no percurso não. Foi o que justificou o motorista, quando o questionei”, diz ela.

A Ceturb-ES informa que a integração do Sistema Transcol permite aos usuários de Vitória pagar uma tarifa e embarcar em linhas troncais (que vão de terminal em terminal), sendo linhas específicas - que podem ser consultadas no site da Companhia (www.ceturb.es.gov.br) -, em um intervalo de 45 minutos.

Orienta que, em casos assim, o passageiro pode acessar o Disque Ceturb (0800 039 1517) ou Fale Conosco (ceturb.es.gov.br) informando os horários e números das linhas que ela pegou para averiguar se houve algum problema.

O QUE DIZ O LEITOR

Prisciane disse que foi dito na época da integração que o passageiro poderia embarcar em outra linha que o levasse ao seu destino.

Imagem ilustrativa da imagem Só linha troncal na integração
Cidades 49 denúncias por dia contrasuperlotação no Transcol Na foto movimentação no ponto de ônibus na Reta da Penha Foto: Leone Iglesias Nova integração do Transcol e ônibus de Vitória em março |  Foto: Leone Iglesias/AT

Primavera

Mudança no itinerário
Sérgio Gomes, técnico em vendas

“Peço que a Ceturb altere o itinerário da linha 921, e inclua ruas do interior do bairro. A linha só passa na via Principal hoje”.

A Ceturb-ES informa que a alteração de itinerários nas linhas são feitas após ampla discussão com a comunidade. Para tanto, é preciso que um pedido seja formalizado para que a empresa estude a viabilidade técnica de implantação da solicitação.

São Torquato

Reforma em calçadas
Ricardo de Jesus Costa, porteiro

“Em janeiro último, a PMVV disse que faria o reparo das calçadas da avenida Robert Kennedy. Depois, em maio, disse que notificaria o proprietário dos imóveis. Mas, tudo continua na mesma”.

A Gerência de Posturas de Vila Velha informa que enviará novamente sua equipe para cobrar dos proprietários a adequação das calçadas na via citada pelo morador.

Serra-Sede

Calçada bloqueada para construção de prédio
Bruno Montarroios Bastos, estudante

“A Prefeitura da Serra está construindo seu edifício Administrativo na rua Domingos Martins e, desde 2020, a calçada está bloqueada, impedindo o tráfego de pedestres em segurança. A interdição não observou os critérios adequados para pessoas com necessidades especiais como cadeira de rodas. A construção, ao que tudo indica, já foi concluída, mas não foi inaugurada”.

A Secretaria de Obras da Serra informa que a calçada será liberada até o próximo mês de setembro, com a conclusão das obras do novo prédio administrativo da Prefeitura da Serra.

Imagem ilustrativa da imagem Só linha troncal na integração
Obra da prefeitura da Serra bloqueia passagem de pedestres |  Foto: Bruno Montarroios Bastos

São Cristóvão

Refletores acesos
Paulo Cesar Almeida, comerciário

“No dia 3, ao passar pelo Campo do Lolão, vi que os refletores do campo sintético estavam todos acesos, mesmo com dia claro”

A Setran/Vitória informa que os equipamentos de iluminação estavam sendo testados de maneira rotineira durante a manutenção. As luminárias acendem e apagam de acordo com a incidência da luz do dia automática, o que evita desperdícios.

Mucuri

Vazamento de água
Robson Madeira, motorista

“Na rua B, próximo à Igreja Assembleia de Deus, há um vazamento de água tratada no meio da rua. Peço o reparo”. 

A Cesan informa que uma  equipe técnica  realizou o reparo da rede e o vazamento indicado pelo morador foi eliminado. A Cesan pode ser acionada no telefone 115. A chamada é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.

OPINIÃO DO LEITOR

Individualidade

Como dizia o filósofo inglês Herbert Spencer “A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro”, ou seja, a pessoa tem liberdade de fazer o que quiser da própria vida e até opinar na vida do outro indivíduo, desde que tenha o respeito, ou ainda, “o seu direito termina onde começa o do outro”.

Por isso, custa entender os cidadãos, insensatos e sem civilidade, que passeiam com seus animais soltos, sem coleira e guia, nas vias públicas.

Pedro V. Carrancho
Bairro República – Vitória

Eleitor

Em meio a um imenso número de partidos e candidatos à Presidência da República, cada vez mais se evidencia a preferência de alguns membros e órgãos proeminentes do Poder Judiciário por uma das candidaturas mais bem situadas nas respectivas prévias eleitorais. 

Enquanto uma boa parte da mídia cada vez mais avança na divulgação ampla e democrática da disputa eleitoral, por enquanto ainda delimitada às diversas candidaturas aos governos estaduais, a população brasileira aguarda os debates entre os presidenciáveis para fazer sua escolha. E que prevaleça a preferência do eleitor.

Roberto Pimentel
Praia do Canto – Vitória

Missa

“Anda João! Hoje é a missa da catequese e sua turma vai rezar a oração do Credo!” “Não quero ir.” “Filho, nós vamos pra casa de Deus e temos de nos alegrar! Minha mãe fala que se não formos pelo amor, iremos pela dor! Vamos agradecer pela nossa vida, pela saúde…” “Lucas disse: ‘Nossa pai, você pode até falar na igreja! Você tá parecendo um padre!!’”  

Anna Célia Dias
Bento Ferreira – Vitória

Ápice democrático

Democracia exige respeito, liberdade e responsabilidade. O ápice democrático é a eleição, onde a vontade do povo é exercida e, para maior confiabilidade, segurança, transparência e lisura não pode pairar nenhuma dúvida quando à veracidade do resultado eleitoral, mas se existir, a auditoria é o tira-teima para bater o martelo, o voto é a mais poderosa arma do povo por envolver o futuro de todo cidadão e do País.

O bom senso exige imparcialidade, sem quaisquer resquícios de vínculo político ou partidário dos condutores/organizadores das eleições.

Humberto Schuwartz Soares
Praia da Costa – Vila Velha

SUGERIMOS PARA VOCÊ: