Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Perigo na travessia de alunos

Pista recebeu asfalto novo, mas as faixas de pedestres não tiveram novas pinturas. Com isso, estudantes, pais e moradores correm riscos

| 07/05/2022, 11:40 11:40 h | Atualizado em 07/05/2022, 11:41

“Minha bronca é a com a falta de segurança para a travessia de pedestres e estudantes em frente a escola da rua Antônio Ataíde, esquina com a rua Antonio Fantini, em Itapuã,  Vila Velha”, afirma o comerciante Lerminio Machado Filho, que mora na região.

Ele solicita a pintura de uma faixa de pedestres, se possível com urgência, antes que acidentes graves aconteçam no local. 

“Os alunos que estudam na escola municipal Luiz Malizek, que atravessam neste cruzamento, a pé, correm riscos todos os dias nos horários de entrada e saída dos turnos”, explicou.

O comerciante afirma que já presenciou crianças sendo atropeladas nesse local e que a situação ocorre desde que a avenida Antônio Ataíde passou por recapeamento asfáltico. Desde então, as faixas de pedestres não foram pintadas na via.

“Como não há sinalização indicando a escola e nem as faixas, motoristas passam em alta velocidade e colocam a vida de todos que atravessam a via em risco, principalmente as que saem da escola, sozinhas, entre 11 horas e 12 horas.”

De acordo com o leitor, mesmo sendo um trecho de fluxo intenso, não há fiscalização por parte da Guarda de Trânsito, nem da Patrulha Escolar. Ainda de acordo com ele, os pais que buscam alunos fazem tumulto no trânsito, dificultando a circulação de veículos nestes horários.

A Guarda Municipal de Vila Velha informa que esteve dois dias na escola na primeira semana de abril, acompanhando alunos numa ação integrada e que visita as 102 escolas municipais intercaladamente. 

Sobre a sinalização, está previsto para ainda em abril ser realizada a pintura da nova sinalização.

O QUE DIZ O LEITOR

Lerminio disse que vai aguardar a pintura das faixas o quanto antes, para evitar  que alguma criança seja atropelada no cruzamento.

Imagem ilustrativa da imagem Perigo na travessia de alunos
Bronca Itapuã - Vila Velha Esquina da Rua Antônio Ataíde com Antônio Fantini, faixa apagada |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Jardim Limoeiro

Ação judicial
Denilson Magalhães Gomes, estoquista

“Abri uma ação judicial no  e-mail: [email protected], mas não obtive retorno.  Meu  vizinho  nega-se a reparar  uma infiltração no meu banheiro”. 

A Ouvidoria Judiciária do TJES informa que o reclamante contatou, adequadamente, o processo via  Fale Conosco,  e sua manifestação recebeu o N° 4210171622022. O retorno foi enviado em 17/02/2022.

Praia do Canto

Luminária apagada
Luiz Alberto Magalhães, aposentado

“A luminária do poste que fica na rua João da Silva Abreu, em frente ao  edifício Mar Negro, está apagada há 15 dias. Da última vez em que queimou, ficamos 29 dias esperando o reparo”

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória explica que o serviço foi feito em 23 de abril. Na vistoria do dia 04, ela estava acesa à noite.

Primavera

Calçadas obstruídas é risco para  pedestres
Yamara Campos Teixeira, costureira

“As calçadas da rua Ana Paula estão servindo de depósitos para todo os tipos de materiais e de estacionamento, não permitindo a circulação de pedestres em segurança. Fico indignada quando alguns motoristas buzinam  por estar usando a rua para passar.  Peço uma maior fiscalização ao longo da via”. 

A Secretaria de Defesa Social de Viana, esclarece que a Guarda Civil Municipal vai realizar fiscalização na região com o objetivo de orientar condutores e coibir tais infrações em vias públicas. 

Ocorrências relacionadas ao trânsito da cidade podem ser denunciadas diretamente ao  telefone (27) 99738-8787.

Imagem ilustrativa da imagem Perigo na travessia de alunos
Bronca: Calçadas bloqueadas por carros, entulhos e mato, na rua Ana Paula, em Primavera, Viana Foto da leitora Yamara Campos Teixeira |  Foto: Yamara Campos Teixeira

Praia do Canto

Obstáculos no passeio
Angela Maria Baptista de Azevedo,  dona de casa

“Na rua Saul Navarro, esquina com rua Aleixo Neto, um bar colocou um grande toldo, mesas e cadeiras. O pedestre 'passa no meio do bar'. Em frente tem uma banca de revista, com  um aro de ferro para  prender bicicleta e plantas”.

A Sedec/Vitória informa que notificou o proprietário para que ele promova as adequações necessárias.

Araçás

Buraco em rua
Josenir Sarmento, taxista 

“Em novembro, do ano passado, abri um chamado na PMVV solicitando o reparo de buracos na rua Costa Rica, em frente ao Nº 68, mas,  até hoje, não fui atendido. Um deles está  perigoso para os pedestres”. 

A Secretaria de Obras de  Vila Velha ressalta  que o reparo está na programação de serviços e será executado na primeira quinzena de maio.

OPINIÃO DO LEITOR

Maio Amarelo

Coluna Paulo Otávio destaca o Maio Amarelo, campanha da Agência Nacional de Transportes Terrestres, alertando sobre a quantidade de acidentes de trânsito. Já Maurício Prates cita a dinâmica pedagógica para crianças, do Detran, orientando como se comportar no trânsito.  Iniciativas excelentes! 

Infelizmente, acontecem acidentes demais e, em consequência, inúmeros feridos e muitos mortos. Há acidentes causados por imprudência dos pedestres, mas a maioria acontece por imperícia ou imprudência dos condutores de carros ou motos.

Aldo José Barroca
Antônio Honório – Vitória

Educação

Nos dias de hoje pouquíssimos pais ainda adotam aquela velha e ultrapassada forma de corrigir filhos com violência, até porque a prática nada tem a  ver com boa condução do futuro das crianças e só gera traumas.

 Feliz a criança que tem pais afetivos e responsáveis, um começo de vida com tudo para se tornar um cidadão de bem, que a trajetória dos filhos, com raríssimas exceções, é construída em seus lares paternos. Bons exemplos devem  sempre serem seguidos.

Roberto Pimentel
Praia do Canto - Vitória

Idosos

Quando se lê o Estatuto do Idoso tem se a previsão de que o seu fim de vida não será como é.  Lá consta que você  terá assistência médica, jurídica, remédios gratuitos, passagens interestadual gratuita ou com valor reduzido, prioridade em  processos e muito mais, só no papel.

Não se tem onde reclamar. Só temos uma delegacia do idoso no Estado. Com a falta de dinheiro, atual, aumentou mais a vontade que o “véio” morra para que seus bens sejam distribuídos. Se você for mal aposentado, então, tá lascado, porque não arruma emprego para aumentar a renda. 

Nerly Coelho de Souza
Centro - Vitória

Jorge Jesus

Lastimável a posição  de Jorge Jesus, divulgada pela imprensa mundial. Os times envolvidos devem tomar uma postura e riscar de uma vez por todas de suas listas profissionais (se é que podemos falar que são profissionais) com essa postura.

Flamengo não é uma casa bagunçada. Toda a diretoria precisa deixar isso muito claro. Os críticos de futebol foram taxativos: faltou ética a Jorge Jesus e respeito ao seu compatriota Paulo Sousa.

Arthur Ribeiro
Nova América - Vila Velha

SUGERIMOS PARA VOCÊ: