Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Ônibus intermunicipal lotado

Problema ocorre em linha que passa pela BR-101 interligando os municípios de Aracruz, Ibiraçú e João Neiva, reclamam passageiros

| 15/05/2022, 11:07 11:07 h | Atualizado em 15/05/2022, 11:07

“Todas as manhãs, trabalhadores, estudantes e demais passageiros se deparam com cadeiras lotadas e, em média, 30 passageiros espremidos em pé, no corredor dos ônibus”, denunciam a almoxarife Margareth Recla, a auxiliar de secretaria escolar Lucinete Gomes de Lima, o autônomo Ronivan Dias e a merendeira Silvana Florentino.

Os usuários da linha relatam que a superlotação ocorre tanto nos horários da manhã, quanto no final da tarde. Por esse motivo, eles pedem que a empresa responsável pela linha coloque dois carros circulando das 6h às 8h e das 17h e 19h.

“Já entramos em contato com a empresa e a PRF, mas não obtivemos retorno”, disseram. 

A Cordial Transportes informa que a operação da Linha de Aracruz a João Neiva, via Ibiraçu está sendo prejudicada nas últimas semanas devido a obras na BR-101 realizadas pela concessionária que administra a via e pela alteração do trânsito, na entrada da rodoviária de João Neiva, ocasionando atrasos e/ou lotação acima do normal em alguns horários.

Diante deste cenário, a empresa estuda uma solução para melhor atender aos passageiros.

Já a Polícia Rodoviária Federal informa que os veículos deste trajeto  transitam em torno de 10 km  pela BR-101. Em fevereiro deste ano, ações de fiscalização foram realizadas após denuncia de superlotação.

Fiscalizações semelhantes serão realizadas, obedecendo aos critérios de prioridade estabelecidos pela PRF/Serra responsável por 184 quilômetros de via, entre , seis municípios com alto índice de acidentes.

Pela legislação estadual, serão admitidos passageiros em pé, até o limite de 1/3 do total de poltronas numeradas em viagem de até 70 quilômetros.

O QUE DIZ O LEITOR

Margareth, Lucinete, Ronivan e Silvana disseram que a superlotação continua  e tem dias em que a  cobrança é feita na porta do ônibus.

Imagem ilustrativa da imagem Ônibus intermunicipal lotado
Usuários em pé em de ônibus da linha que interliga os municípios de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva, via BR-101 |  Foto: Margareth Recla

Cobi de Cima

Sem telefone e internet
Rafael Falcão dos Anjos, recepcionista de hotel

“Desde às 23h28, do dia 4, estou sem internet e telefone  em casa, na rua Francisco Guimarães. Liguei para   Oi e disseram que o serviço seria recuperado até o dia 9, mas, continuo sem acesso. Alegam que houve furto de cabos”.

A Oi afirma que entrou em contato com o cliente para tratar do caso citado.

Laranjeiras

Horário de entrega
Silvano Nunes Lousada, auxiliar de transportes

“Peço que a prefeitura amplie o horário de entregas de produtos na avenida Central. Hoje, o horário é  das 5h às 14h. Deveriam estender  até  17 horas. O serviço de entrega das empresas  está sendo prejudicado” 

A Prefeitura da Serra diz que  irá autorizar a ampliação do horário a partir do proximo mês de  julho.

Vila Bethania

Falha em Estação de Tratamento de Esgoto
Renan Rebouças Ribeiro, técnico em laboratório 

“A Estação de Tratamento de Esgoto do  Condomínio Parque Vila Safira, entregue pela MRV, há menos de um ano, apresenta falhas em sua estrutura. Tem rachaduras e a água vaza no seu entorno exalando mau cheiro. Por três vezes, a caldeira virou e nem assim a construtora fez reparos”.

A MRV informa que está em contato com o síndico do condomínio, e tem realizado o acompanhamento  dos quesitos pontuados pelos moradores em relação à Estação de Tratamento de Esgoto. Explica que a ETE foi construída com base nas normas vigentes, e reitera a importância da realização das manutenções mensais no sistema.

Imagem ilustrativa da imagem Ônibus intermunicipal lotado
Vazamento na Estação de Tratamento de Esgoto do Condomínio Parque Vila Safira, em Nova Bethania, Viana |  Foto: Renan Rebouças Ribeiro

Jardim Botânico

Entrega de faturas

Gleice Lourenço Paula Cenira, segurança

“Desde que a EDP implantou o sistema BT0, que as contas não estão sendo entregues nas residências da rua Cariacica, onde moro. Há três meses que as contas não chegam. Não vou ter como pagá-las de uma só vez”.

A EDP informa que inspecionou o padrão reclamado e a situação foi regularizada, as faturas voltarão a ser entregues normalmente.

Primavera

Rachaduras em rua
Franklin Borloth Martins, motorista

“Peço que as equipes que instalaram a  rede de esgotamento sanitário, ao longo da  rua Gaudino Pimentel,  retornem ao bairro para corrigir as rachaduras que surgiram no asfalto. Se chover,  a situação tende a se agravar”.

A Cesan informa que o reparo da rua Galdino Pimentel foi realizado ontem, dia 14 . Solicitações  pelo telefone 115.

OPINIÃO DO LEITOR

Educação

É o único caminho viável e tem todos os ingredientes para o desenvolvimento de um povo e de uma região. Eis Cora Coralina: “O melhor professor nem sempre é o de maior saber e sim aquele que mostra afinidades de transferir e manter a disciplina da classe”. 

O mestre abre a porta e o estudante entra na sala de aula, não podemos admitir que mais de 22 mil professores sejam ameaçados no País, ou sofram atentados nas escolas em que lecionam. 

A pesquisa demonstra cenário de violência também para os funcionários e entre os estudantes. Temos a necessidade de olhar se o ambiente é agradável para a  relação entre professores e alunos.

Rômulo Augusto Penina
Mata da Praia – Vitória

Oxalá

O Planeta Terra fez com que nós, racionais, entrássemos em quarentena. Os animais irracionais estão tranquilos, o ar está purificado, as águas do mar e dos rios estão límpidas. A Natureza está a se recuperar dos estragos causados pelo ser humano.

Graças a Deus, a pandemia da covid-19 está acabando. Oxalá nós, humanos (racionais) doravante sejamos conscientes na preservação da Natureza, respeitando todos seus elementos: a água, a terra, o fogo e o ar. O Espírito Santo nos ilumine.

Aldo José Barroca
Antônio Honório - Vitória

ICMS

Nossos deputados e senadores podem ajudar no controle inflacionário. O preço dos combustíveis, causa efeito dominó, é o principal agente inflacionário. Um dos componentes que pesa nos combustíveis é o elevado ICMS cobrado pelos estados. 

Basta aos deputados e senadores legalizar o ICMS em 10% nos combustíveis na origem, na refinaria no primeiro dia útil de cada mês com validade para todo aquele mês, e será significativa a redução no preço da gasolina e do diesel. 

Acabar com a farra do exagerado ICMS nos combustíveis é de grande valia para amenizar a inflação, só depende do Legislativo agir com grandeza para o benefício coletivo.

Humberto Schuwartz Soares
Praia da Costa - Vila Velha

Emoção

Pura emoção o relato da sobrevivente do prédio que desabou em Vila Velha. Que Deus ajude na recuperação da vida dela. Agradecimento a todos que ajudaram com as doações para o recomeço.

Martha Gonçalves
Vila Nova - Vila Velha

SUGERIMOS PARA VOCÊ: