Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Lixo, entulho e dejetos em lote

Local é usado, também, como banheiro por pessoas em situação de rua. Prefeitura alega que já notificou várias vezes o proprietário

| 13/08/2022, 09:06 09:06 h | Atualizado em 13/08/2022, 09:11

“Continua sem solução o problema com o terreno abandonado que fica na esquina da rua Pinto Aleixo com a avenida Desembargador Santos Neves, na Praia de Santa Helena, em Vitória”, reclama o aposentado Nelson Goulart Monteiro Filho.

O leitor reclama que o terreno ao lado da sua casa continua sem proteção, pois a cerca e o portão instalados estão danificados. Com isso, a área serve de sanitário para pessoas em situação de rua. 

“Painéis publicitários apareceram na área. Provavelmente para o dono pagar as multas aplicadas pela Prefeitura. No último dia 8, foi feito mais um descarte em frente ao imóvel. Desta vez, foi uma botija verde deixada na calçada, bem em frente a entrada do lote. Peço providências com urgência. Não sabemos o que contem no interior do objeto”, disse o leitor.

A Central de Serviços da Prefeitura de Vitória informa que no último dia 7 de julho, encaminhou uma equipe ao lote para verificar a situação in loco. Os fiscais constataram que o espaço tinha um grande volume de mato e sujeira e o proprietário foi novamente notificado pela Central de Serviços para realizar uma nova limpeza no local. 

A Prefeitura esclarece que nos históricos da Central, acerca do terreno em questão, foram identificados comunicados e autuações ao proprietário, devido às reclamações anteriores das más condições. 

É importante frisar que a região é limpa pelo dono do espaço, de acordo com registro feito na última terça-feira, a área contou com capina recente.

Destaca que o terreno é limpo, no entanto, o problema identificado é o cercamento muito espaçado, o que deve ser providenciado pelo proprietário do imóvel.

O QUE DIZ O LEITOR

Nelson disse que a situação permanece crítica e moradores não tem mais sossego, dia e noite, por conta da invasão do imóvel.

Imagem ilustrativa da imagem Lixo, entulho e dejetos em lote
Terreno, que está cheio de entulhos, fica na Praia de Santa Helena. Uma botija velha foi deixada na calçada |  Foto: Nelson Goulart Monteiro Filho

Mucuri

Ruas escuras
Luiz Barbosa, comerciante

“Gatos na rede de energia elétrica estão deixando ruas escuras no bairro. Precisamos que a EDP retire as ligações clandestinas para normalizar a iluminação”. 

A EDP afirma que foram retiradas as irregularidades identificadas no local, que contribuíam para ausência da iluminação pública. Estão programadas novas inspeções para inibir novas ocorrências na região.

Jardim Carapina

Sem atendimento
Denisia B. Ribeiro, técnica de enfermagem

“Fui à UBS de Jardim Carapina para medir a glicose. Cheguei às 7 horas e às 8h30 ainda não havia sido atendida. Tenho encaminhamentos para consultas com oftalmologista, ginecologista e otorrino,  todos em marcação”.

A Secretaria de Saúde da Serra lamenta pelo ocorrido e pede que a paciente procure a gerência para  agendamento das consultas.

Alvorada

Buracos tapados sem sinalização horizontal
Alexandre Coelho, engenheiro

“Na última semana de julho, passei pela avenida  Carlos Lindenberg   e observei que alguns buracos foram tapados na via,  no trecho entre Cobi de Cima e o posto da Polícia Militar, o que melhorou bastante a circulação de veículos. Gostaria de saber quando é que a  Prefeitura irá recuperar a sinalização horizontal, delimitando faixa de circulação e as faixas de pedestres  entre os bairros São Torquato e   Glória”.

A Prefeitura de Vila Velha informa que toda a extensão da avenida Governador Carlos Lindenberg passará por revitalização da sinalização.

Imagem ilustrativa da imagem Lixo, entulho e dejetos em lote
Trecho da Avenida Carlos Lindenberg que não tem pintura horizontal e faixas de pedestres não foram pintadas |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Santo André

Consulta médica
Ana Paula R. Broedel, dona de casa

“Meu filho é especial e precisa com urgência de uma consulta médica com o endocrinologista”. 

A Central de Regulação da Secretaria da Saúde esclarece  que a consulta em endocrinologia está agendada para o próximo dia 14 de novembro. O paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde onde faz acompanhamento para retirada da guia contendo local e horário da consulta.

Costa Dourada

Vazamento na rede
Paulo Renato Bourdignon Garmatter, técnico de enfermagem

“Pela segunda vez consecutiva, a empresa que presta serviço para a Cesan danifica a rede de esgoto. Desta vez, na rua Esmeralda. Quando é que o reparo será feito no local? Moradores dizem que o problema é antigo”

A Cesan alega que uma equipe esteve no local e reparou a rede.

OPINIÃO DO LEITOR

Reflorestamento

O reflorestamento é sem dúvida a melhor alternativa para recuperação das áreas degradadas que sofrem com a escassez de água e o empobrecimento do solo. Outros pontos positivos desta ação é a possibilidade de recuperar nascentes,  de atrair espécies vegetais e animais típicas destas áreas e contribuir para o aumento da umidade e melhor sensação térmica. 

Um belo exemplo de valorização e preservação de mata, foi mostrado anos atrás, através de um agricultor de Vila Valério que, mesmo durante um longo período sem ocorrência de  chuvas no município, em sua propriedade conseguiu manter nascentes com excelente volume de água, servindo até para abastecimento de propriedades vizinhas da região.

João Carlos Nunes Ramos
Bento Ferreira -  Vitória

Ganância

Diminuiu o preço da gasolina, após tantos aumentos absurdos, portanto ainda é alto. A Cesan quer aumentar a tarifa da água, que já é  cara. Cada vez que se vai ao supermercado, os alimentos têm preços diferentes (sempre para mais). Salário mínimo com irrisório reajuste, rendimentos de aposentados e pensionistas do INSS menor que o reajuste do salário mínimo. Cada vez comemos menos, sem direito a alimentação sadia. Tudo por causa de ganância e incompetência.

Aldo José Barroca
Antônio Honório - Vitória

Compras

Dona Nair tem o costume de fazer as compras no supermercado e um funcionário leva em sua casa. Certo dia, Joana viu o rapaz colocando as sacolas na calçada. “Ei! Volta aqui e guarda as compras!” “Joaninha, ele faz sempre assim.” “Mas não pode, vovó! Você tem setenta anos! Gente! Para aí e ajuda essa pobre enrugada!!” 

Anna Célia Dias Curtinhas
Bento Ferreira - Vitória

Dia do Soldado

Na data de 25 de agosto comemoramos o Dia do Soldado, em homenagem ao general do Exército  Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu em 25 de agosto de 1803 e faleceu em 07/05/1880. Na verdade, somente líderes exemplares e patriotas do quilate de Caxias conduzem nações e povos às culminâncias das realizações coletivas e conseguem incentivar massas nas adversidades a vencer as turbulências.

Na oportunidade, parabenizo e congratulo-me com os demais militares do Brasil, pelo dia do soldado!

Guilherme Coelho da Rocha
Centro - Guarapari

SUGERIMOS PARA VOCÊ: