Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Desmatamento em encosta na região da Fonte Grande, em Vitória

O problema ocorre numa encosta do Morro da Capixaba, em uma área de preservação ambiental invadida em 2020

Jornal A Tribuna | 17/04/2022, 13:26 13:26 h | Atualizado em 17/04/2022, 13:26

“Um acidente de  proporções, a exemplo do que vimos no Rio de Janeiro, poderá acontecer no centro de Vitória, se as autoridades locais não tomarem providências para conter o desmatamento, na região da Fonte Grande”, afirma  o porteiro Agnaldo da Silva Martins, que trabalha na região.

 

Imagem ilustrativa da imagem Desmatamento em encosta na região da Fonte Grande, em Vitória
Encosta com desmatamento na rua Wilson Freitas, no Centro de Vitória. Morador teme risco de deslizamento |  Foto: Leone Iglesias/AT

Segundo ele, na parte mais alta da rua Wilson Freitas, onde fica o Sindicato dos Bancários, abriram um caminho, na encosta que fica nos fundos do  antigo prédio do Sebrae, que dá de frente para a avenida Jerônimo Monteiro. 

“Ao flagrar o corte na mata percebi que há vários pontos na encosta, onde há retirada da vegetação nativa, inclusive no trecho do morro que fica atrás do prédio da Oi, na rua do Rosário, que também uma coisa que me chamou atenção lá no morro por trás da Oi”, relatou.

Agnaldo afirma que pode acontecer um acidente de grandes proporções, a exemplo do que ocorreu na cidade de Petrópolis, na serra fluminense. 

“Se a terra descer em um dia de chuvas fortes e soterrar quem está em baixo?”, questiona. Diante desta dúvida, Agnaldo pergunta se a Prefeitura de Vitória monitora as áreas de risco da capital.

Afirma que a “falha” no meio das árvores no Centro representa um alerta que não pode ser ignorado pela administração municipal.

A Prefeitura de Vitória informa que, em outubro de 2020, moradores da comunidade da Capixaba, invadindo uma área de preservação ambiental, tentaram abrir uma passagem irregular entre a rua Wilson Freitas e suas residências. 

A ação foi embargada pela fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Não há risco geológico.

O que diz o leitor:

Agnaldo disse esperar que a prefeitura monitore o local para evitar que acidentes ocorram nas principais encostas de Vitória.

Primavera: Água Vazando

Josan Erlacher, motorista

“Recorro a essa coluna novamente para reclamar de um vazamento de água na rua Galdino Pimentel. Uma equipe esteve no local, mas o problema se repete. Quando é que o reparo será feito em definitivo?”. 

A Cesan informa que o reparo na rede citada já foi efetuado. Solicitação de reparos e serviços no telefone 115. A ligação é gratuita dia e noite.

Jardim Camburi: Latido alto

Leonardo  Naoki, aposentado

“Em frente à minha casa, na rua Pascoal Delmaestro, tem um cachorro que late dia e noite e não me deixa dormir”.

 A Secretaria  de Meio Ambiente de Vitória informa que, conforme o  Código de Meio Ambiente, o Disque-Silêncio não atende demandas provenientes de ruídos de vozes e latidos de cachorros, só as relacionadas a instrumentos e a equipamentos.

Vista da Serra II: Bueiro aberto e sem tampa no meio da rua

Aylton Fraga, comerciante

“Um bueiro está sem tampa há quase uma semana na rua Tambu, perto da academia Estação Fitness. Um motoqueiro caiu e se machucou e nem assim a Prefeitura da Serra fez a reposição desta tampa”.

A Secretaria de Serviços da Serra informa que  já identificou o problema e está  construindo uma estrutura de concreto armado, que irá receber uma nova tampa. 

Não se trata de uma simples troca tampa de ferro articulada, mas de uma substituição completa  de uma estrutura drenagem naquela ponto. Os serviços deverão ser finalizados até o final da próxima semana.

Maruípe: Espera em calçada

Lucia Elena Nunes Belizario,  aposentada

“No último dia 5, idosos ficaram mais de uma hora na calçada em frente ao Banestes aguardando atendimento. Isso é desumano”.

O Banestes informa que, considerando que as agências bancárias são ambientes fechados, ainda se faz necessária a adoção de medidas de prevenção e combate à covid-19,  em respeito e proteção de clientes e colaboradores. A situação será analisada.

Santo Antônio: Caminhão estacionado

Pâmela dos Santos, vendedora

“Caminhões estacionam ao longo da  avenida Santa Leopoldina,  atrapalhando o fluxo de ônibus e prejudicando a circulação de veículos, motos e bicicletas”. 

 A gerência de Trânsito de Defesa Social da Prefeitura de Cariacica  informa que está em processo de licitação para contratação de empresa prestadora de serviço de sinalização.

Opinião do Leitor:

Tiradentes

 Na vanguarda da ascensão dos povos, há sempre nos registros históricos a figura de um grande líder, de passado brilhante. Neste contexto, temos a figura altruística de Joaquim José da Silva Xavier – O Tiradentes, que serviu com galhardia o Regimento de Cavalaria da PM de Minas Gerais, sua terra natal, onde galgou o posto de Alferes (Tenente).

Este baluarte timoneiro da nação brasileira, que no dia 21 de abril de 1792, foi enforcado, decapitado e esquartejado, por ter liderado movimento da Inconfidência Mineira, cujo ideal de civilidade constava em especial a liberdade e a proteção das riquezas do Brasil para os brasileiros e não desviados para os estrangeiros. Sonhos maiores esses que ainda residem no coração de todos nós.

Nossas homenagens ao inesquecível herói, protomártir da Independência e patrono das PM do Brasil – o alferes Tiradentes! 

Guilherme Coelho da Rocha, Guarapari

Policial

Qualquer leigo sabe que o trabalho do policial é super espinhoso, estressante e cheio de situações que exigem uma tomada de decisão rápida e precisa. Os treinamentos ajudam a aperfeiçoar e a evitar os erros corriqueiros. O uso de câmaras pelos mesmos ajudam a se policiar e a dirimir dúvidas quando confrontados pela sociedade em caso de desatino ou não e em confronto legal.

Valdeci Carvalho Ferreira, Mata da Serra – Serra

 Alertas

A Tribuna divulgou duas notícias preocupantes. Na primeira, planos de saúde podem ter aumento de até 18%. Inflação em alta, mais um a onerar os sacrificados idosos aposentados pelo INSS. A cada ano, a Previdência Social diminui nosso poder aquisitivo, agora mais essa!

Na segunda, o governador do Estado liberou o uso de máscara, tal decisão atende aos empresários, mas não à realidade. Recebo informações de infectologista, professora aposentada da Ufes, alertando não ser o momento.

Só deixarei de usar após os especialistas liberarem.

Aldo José Barroca, Antônio Honório – Vitória

CPI 

Está em vias de instalar mais um palanque político chamado de CPI para evidenciar políticos no ostracismo e, mais uma vez, dar em nada. Se não quer ajudar, não atrapalha: Se ai gobierno yo soy contra.

Humberto Schuwartz Soares, Praia da Costa  – Vila Velha

SUGERIMOS PARA VOCÊ: