Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

O céu de Ícaro tem mais poesia

Kleber Amorim | 03/07/2022, 09:15 09:15 h | Atualizado em 03/07/2022, 09:15

Na música “Tendo a Lua”, os Paralamas do Sucesso afirmam que “o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu”. 

Querem dizer que o sonho de voar do personagem da mitologia grega, impulsionado pela paixão, era mais poético do que o céu racional do astrônomo pai da ciência moderna.

Inocência ou não, o delegado da PC e ex-secretário de Segurança de Vitória, Ícaro Ruginski, parece também ter sonhado em fazer diferente, mas, diante da experimentação, concluiu que a política não é o que se esperava. Em postagem na  sexta, contou que desistiu da candidatura a deputado federal, agradeceu ao prefeito Pazolini e anunciou exoneração da prefeitura.

Estava como assessor especial da secretaria de Governo. Havia se desincompatibilizado de secretário para o pleito. “Me deparei com um sistema confuso, irracional, injusto, refratário à mudança, feito para manutenção dos que estão no poder”.

Nenhuma estrutura

Sem citar nomes, Ícaro escreveu ainda  que teve várias decepções com pessoas que esperava ter ao seu lado, mas se mostraram indiferentes à pretensão dele. Além de dizer que sua pré-candidatura “não teve nenhuma estrutura, apoio, e condição de disputa”. Ícaro se filiou ao PSC, partido que apoiará o Republicanos do prefeito Pazolini nestas eleições.

Fundo Eleitoral 

O Tribunal Superior Eleitoral vai recalcular e atualizar a tabela de divisão dos R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o Fundo Eleitoral, destinados aos partidos políticos para as eleições. 

PL, PP, Pros, PSD, Republicanos, Solidariedade e União terão redução de valores. Já o Agir, DC, Patriota, PCdoB, PMN e Podemos, aumento.

Sabedoria popular

Em passagem pelo Estado na última semana, o presidenciável do Pros, Pablo Marçal, disse que a 3ª via naufragou por falta de unidade dos partidos. Nas ruas, porém, tal  constatação parece já existir  há tempos. Nas barraquinhas de vendedores ambulantes só dá elas: as toalhas de Bolsonaro e Lula.

Sugestões

Com a Câmara de Vitória prestes a discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023, o vereador Armandinho Fontoura (Podemos) contou ter disponibilizado um canal direto com a população que queira apresentar propostas e sugestões de emendas ao Projeto de Lei. 

Segundo ele, os interessados podem enviar mensagens com demandas relacionadas à saúde, educação ou infraestrutura pelo WhatsApp (27) 98809- 0831.

Stranger Things Espírito Santo 

Na esteira do retorno da  4ª temporada de Stranger Things, o pré-candidato ao governo, Felipe Rigoni (União), postou que “coisas estranhas”, que é a tradução do título da série, acontecem no Estado. “Comemoram nota A no Tesouro Nacional, mas a quantidade de pessoas em extrema pobreza dobra no Estado. Comemoram a eficiência na segurança, mas o número de feminicídios continua crescendo e nada é feito para mudar essa realidade”, trouxe parte da postagem.


Galeria


Carta dos bispos

Bispos  da igreja católica do Estado escreveram uma carta destinada à sociedade capixaba. O objetivo da publicação é provocar uma reflexão sobre as próximas eleições. 

Orientações 

“Há, nela, análise conjuntural sobre a realidade que vivemos e orientações a políticos, candidatos e eleitores católicos em relação às eleições”, explica  padre Kelder Brandão, coordenador do Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica.    

Tragédia de Mariana

A Tribuna Popular de amanhã, na Assembleia, recebe dois convidados que viveram e abordarão os impactos e desdobramentos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 2015. Iriny (PT) e Vandinho (PSDB) fizeram as indicações. 

 Prevenção ao suicídio

A prevenção ao suicídio também é pauta na Tribuna Popular. O assunto será abordado em palestra do pastor Gilberto da Costa Neves. Indicação de Erick Musso (Republicanos).

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: