Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Federação evitará debandada?

Kleber Amorim | 17/01/2022, 10:09 10:09 h | Atualizado em 17/01/2022, 10:10

Conversas de federação entre o Cidadania e o PSDB vêm avançando. No Estado, só mesmo o sucesso dela poderia evitar debandada no primeiro partido, que é considerado de médio porte e poderia ser salvo com maior tempo de TV e recursos.

Como Plenário noticiou sábado, o deputado Da Vitória se filiará ao PP, em março, para disputar o Senado, segundo a sigla. A coluna também trouxe na semana anterior que a secretária estadual Lenise Loureiro e o vereador de Vitória Denninho também estariam de partida. Disputarão vaga na Assembleia.   

Lenise confirmou ter recebido convite do PDT e Denninho  disse que “não tem isso”, mas estaria movendo processo - ainda sem êxito -  para sair da agremiação sem perder o mandato.

“Em todo processo eleitoral existem pessoas com vínculo mais forte com o partido e outras que fazem movimento mais eleitoral”, diz o presidente  do Cidadania-ES, Fabrício Gandini.

Dificuldade para federal

Gandini, que é deputado estadual e tentará a reeleição, conta que o único que conversou da saída foi Da Vitória. Quanto ao possível desembarque de Lenise, alegou ser surpresa, pois ela é membro fundadora da agremiação e tem condições de disputa lá. Quanto à federal, reconheceu dificuldade com as novas regras eleitorais e disse que só mesmo a federação ajudaria.   

Chapas competitivas

 O advogado eleitoral Marcelo Nunes explica que a vantagem principal de se federar é possibilitar a formação de chapas competitivas para disputa de deputado federal, pois a maioria dos partidos não conseguiria viabilizá-las isoladamente. No Estado, serão até 11 candidatos a federal por chapa, onde cada um tem que atingir média de 15 mil votos.

Sob o sol de Guarapari

O ano que promete ser explosivo por conta da política ainda vive ritmo de férias. Tanto que no verão mais famoso do Estado, em Guarapari, não é difícil topar com figuras do meio. O presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael (PSD), de jetski, é um. Hoje, porém, ele pausa para uma sessão extraordinária.

Saúde mental

A saúde mental dos profissionais de segurança pública é objeto de proposição que tramita na Assembleia.

De autoria do deputado estadual   Renzo Vasconcelos (PP), o  projeto cria a Política  de Saúde Mental dos Agentes de Segurança Pública do Espírito Santo. 

A proposta do parlamentar defende ações que sejam realizadas de forma preventiva e assistencial em quadros de saúde mental dos agentes de segurança do Estado.

Criança indígena foi a primeira também aqui

A exemplo da criança indígena que foi a primeira a ser vacinada contra a covid nacionalmente, no Estado um ato simbólico, sábado, no Palácio Anchieta, também vacinou um menino de 6 anos vindo de  uma  aldeia de  Aracruz.

“Hoje é um dia importante para todas as crianças indígenas. Estamos muito felizes por saber que a vacina chegou também para elas”, disse Josias Carvalho Marinho, pai do menino. Sua sobrinha,  de 9 anos, também se vacinou.

Mais verão  em Guarapa

Quem também tem sido visto sempre em Guarapari é o pré-candidato ao governo Carlos Manato. Na semana passada, ele disse à coluna que aguarda Magno Malta, presidente do PL-ES, voltar de recesso para tratar de sua possível filiação. Magno, porém, já estaria recebendo políticos, como um vereador de Vila Velha. 

Situação de rua

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado, Nerleo Caus, e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), reuniram-se esta semana para tratar sobre o drama de moradores em situação de rua na cidade. A ideia é unir forças entre empresariado e Executivo em busca de parceria visando diminuir o problema social com a geração de emprego e renda. O vereador Armandinho Fontoura (Podemos) também participou. 

17 de janeiro de 1946

Neste dia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criado e realizou sua primeira sessão.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: