Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Queda de cabelo: o que comer?

Entre os maiores vilões do cabelo saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado e o álcool

| 12/08/2022, 11:32 11:32 h | Atualizado em 12/08/2022, 11:34

Manter uma alimentação saudável e equilibrada faz bem para o organismo como um todo, contribuindo também para deixar os cabelos bonitos, brilhosos, fortes e saudáveis. Mas existem alguns alimentos e nutrientes que têm funções específicas, uns ajudam no fortalecimento, outros dão brilho, e por aí vai.

Em específico, a queda de cabelo pode estar relacionada a diversas causas e, entre elas, está a deficiência de alguns nutrientes. Por isso, indivíduos que não se alimentam de forma adequada, principalmente com uma dieta pobre em proteína, têm grande probabilidade de ter queda de cabelo.

Por isso, para resolver esse problema é importante consumir alimentos ricos em zinco, como abacate, frango e peixe, além dos aminoácidos biotina, lisina, cisteína e prolina, que podem ser encontrados em ovos e frango. 

O betacaroteno também deve ser priorizado e está presente em vegetais alaranjados, como a cenoura, e nas folhas de cor verde escura. As vitaminas do complexo B ajudam na formação de colágeno e queratina, essenciais para ter pele, cabelo e unhas bonitas. 

Elas estão presentes em grãos, nozes, legumes e cereais integrais. As frutas cítricas também devem fazer parte da dieta, já que a vitamina C participa da produção do colágeno.

Ah! Não se esqueça da água. Na dose certa, dois litros por dia, ela mantém os fios hidratados. Afinal, cerca de um quarto do nosso cabelo é composto por água. Além disso, ela é a responsável por levar os nutrientes que ingerimos até o bulbo capilar. 

Confere aí uma receitinha deliciosa de vitamina da nutri para deixar seus fios mais fortes:

Ingredientes:

1 unidade de iogurte natural integral.

1 colher de sopa rasa de farelo de aveia.

3 castanhas-do-Pará.

1/4 de abacate.

1/2 de mamão sem semente.

Gelatina sem sabor dissolvida em 100ml de água.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Depois da parte boa, vem a má notícia: entre os maiores vilões do cabelo bonito e saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (bolachas de pacote e sobremesas) e o álcool.

Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter um efeito negativo sobre os folículos capilares.

E fica a dica: se você é daquelas que investe em bons cosméticos e aquele cabeleireiro descolado, não abra mão deles. 

Mas, lhes garanto: de nada adianta ir ao melhor salão ou comprar os produtos mais high-tech se você não cuidar da saúde do couro cabeludo nem fornecer os nutrientes que os fios precisam para crescerem fortes e bonitos. Por isso, alimente-se de forma saudável!

Estima-se que a perda de 100 fios todos os dias pode ser considerada normal e faz parte do processo de renovação capilar.

Entre as principais causas da queda de cabelo estão a hereditariedade, estresse físico ou emocional, alterações hormonais, doenças no couro cabeludo ou ainda a falta de nutrientes por causa de má alimentação.

Abraços da nutri e até semana que vem!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: