Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Importante papel da alimentação

Gabriela Rebello | 01/04/2022, 11:15 11:15 h | Atualizado em 01/04/2022, 11:15

O Dia Mundial da Saúde e da Nutrição foi comemorado ontem, dia 31 de março, data que tem o objetivo principal de conscientizarmos a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. E como no nosso espaço não deixamos datas importantes passarem em branco, que tal começarmos o nosso bate-papo de hoje com a reflexão: como está a sua saúde e os seus hábitos alimentares? Afinal, comer bem vai além de satisfazer a fome.

Então bora lá... Trabalho, estudos, compromissos inadiáveis… Correria cotidiana que tem empurrado as pessoas a uma alimentação incorreta. O que deveria ser exceção se tornou regra. Infelizmente, em muitos casos, a alimentação equilibrada foi substituída pelos alimentos prontos e comidas rápidas como os fast foods, não é verdade?

Então para ajudar as pessoas nessa correria, vamos começar com pequenas mudanças. A Nutri vai ensinar hoje a como montar o prato ideal.

Antes de fazer o prato saudável, algumas perguntas podem vir à cabeça: quantos gramas eu posso comer? O que escolher? Como combinar os alimentos? Calma! A Nutri te ajuda! Primeiramente, não existe um peso ideal (300g, 400g, 500g).

Depende da qualidade e da quantidade dos alimentos escolhidos. E detalhe: o ideal é combinar vários alimentos.

Para que a refeição seja saudável, o prato deve conter representantes dos três grupos de alimentos: construtores, energéticos e reguladores. Isso se traduz em conter, obrigatoriamente, três diferentes porções: saladas (crua e cozida), carboidratos e proteínas. Essa divisão se dá assim:

- 50% do prato devem ser reservados para os alimentos reguladores como hortaliças, verduras e legumes.

- Alimentos construtores, como proteína animal: carne de boi, frango, peixe, ovo ou uma porção de proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, soja e lentilha) devem ocupar 25% do prato.

- Os outros 25% restantes devem conter os alimentos energéticos, os carboidratos, como arroz, macarrão, cuscuz amarelo, batata, inhame e aipim, por exemplo.

Prato montado, não se esqueça de regá-lo com um fio de azeite de oliva extravirgem. Uma colher de sopa por prato.  E se bater aquela vontade de um docinho após o almoço?

Pois bem, não é necessário cortar radicalmente as sobremesas, mas saber moderá-las. Deixe o doce para uma ou duas vezes por semana. Evite os elaborados com a adição de açúcar e gordura como os mousses, chantillys, cremes e sorvetes. Quer tranquilidade calórica? Dê preferência às frutas.

Mas você é daqueles que frequentam restaurantes self-service? Se a resposta for sim, é recomendável que você dê uma conferida no que vai comer antes de arrumar o prato. 

Se você deixar para descobrir o que tem no balcão só na fila, a tendência é de que  tenha vontade de comer um monte de coisas que você não deveria e aí: “blau blau” prato saudável.

Embora, neste momento, estejamos reverenciando uma das datas da área da saúde, essas atitudes devem ser pensadas e trabalhadas ao longo do ano, ok?

Bora começar mais um mês cuidando da nossa saúde através da alimentação?

Encontro vocês na próxima semana!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: