Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Cuide do seu coração

Na próxima terça-feira, 26 de abril, acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, mas afinal como preveni-la?

Gabriela Rebello, Colunista A Tribuna | 22/04/2022, 18:12 18:12 h | Atualizado em 22/04/2022, 18:11

 

Imagem ilustrativa da imagem Cuide do seu coração
|  Foto: reprodução.

Na próxima terça-feira, 26 de abril, acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e é óbvio que a Nutri não poderia deixar essa data passar em branco. A hipertensão, também conhecida como pressão alta, atinge grande parte da população, incluindo adultos e crianças. Mas o que de fato é a pressão alta e como podemos preveni-la?

A pressão alta é uma doença que ocorre quando a pressão do sangue causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo acontece de forma intensa,  provocando danos na sua estrutura.

Os sintomas são silenciosos e confundidos com outras doenças: dores de cabeça, tonturas, enjoos, falta de ar, cansaço e sangramentos nasais, onde os principais fatores de risco são a hereditariedade, obesidade, estresse, fumo, consumo de álcool e sal em excesso, níveis altos de colesterol, diabetes, hábitos não saudáveis e sedentarismo.

Embora a hipertensão arterial crônica não tenha cura, ela pode ser controlada. Muita gente opta por fazer o tratamento com os remédios indicados pelos médicos,  mas é importante levar em consideração todos os fatores associados a essa doença. Ou seja, tratar a hipertensão arterial vai muito além de tomar remédios, pois são diversos os fatores envolvidos na sua causa.

É de extrema importância manter um estilo de vida saudável. E é claro que manter uma alimentação saudável, aumentar o consumo diário de água e combater de vez o sedentarismo estão nessa lista. 

Além disso, é preciso reduzir o consumo de sal (ultraprocessados como shoyu, suco de caixinha, refrigerantes, macarrão instantâneo, embutidos, molhos prontos); o álcool e o cigarro devem ser evitados ao máximo.

Mas existem também aqueles alimentos que não podem ficar de fora da sua rotina alimentar. As sementes, hortaliças e frutas em geral são fontes importantes de nutrientes como o potássio, que ajuda a manter a pressão sanguínea estável; o ácido fólico, que causa relaxamento de veias sanguíneas; e a fibra alimentar, que reduz os níveis de colesterol e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Mas quais alimentos são esses, Nutri?

Anota aí: aveia, aipo, ervilha, gergelim, feijões, grão de bico, cacau, uva roxa, romã, beterraba, cenoura, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), jabuticaba, alho, cebola roxa, linhaça, chia, peixes, como atum e sardinha, e rabanete. Para preparar a comida, opte pelo azeite de oliva. Abuse dos temperos naturais como orégano, alho, cebola roxa, louro, entre outros.

Confira aí uma receitinha deliciosa de sal de ervas para você poder dar mais sabor aos alimentos e ainda reduzir o consumo do sal. 

Ingredientes:  25g de sal, 25g de alecrim desidratado, 25g de salsinha desidratada, 25g de manjericão desidratado e  25g de orégano desidratado.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e condicione em um pote de vidro bem seco com tampa.

E, para finalizar, uma dica mega importante: Leia sempre os rótulos das embalagens, inclusive de adoçantes, pois podem conter sódio (sacarina sódica/ciclamato monossódico). 

Curtiram? Visite o seu médico e faça exames regularmente. Uma dieta equilibrada, com a escolha dos alimentos mais adequados, faz toda a diferença, tanto para a prevenção quanto para o tratamento da pressão arterial.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: