Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Certos alimentos podem ajudar a conquistar um lindo bronzeado

Jornal A Tribuna | 07/01/2022, 11:29 11:29 h | Atualizado em 07/01/2022, 11:32

“Vem chegando o verão, o calor no coração, essa magia colorida, coisas da vida”... Como canta Marina Lima, o verão chegou e com ele lindos dias de sol e calor.  Nesses dias maravilhosos, você poderá aproveitar para ganhar um bronzeado incrível.

E a Nutri  adianta que  alguns alimentos podem ser importantes aliados neste processo: cenoura, batata-doce, abóbora, beterraba, mamão, manga, brócolis, couve, água de coco, gérmen de trigo e espinafre. Isso porque eles possuem o nutriente betacaroteno, substância que contém a coloração amarelo-alaranjada, e que pode também ser camuflado pelo verde da clorofila.  

Na pele essa substância auxilia no processo de bronzeamento e na sua manutenção, visto que está ligada à produção de melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento quando exposto à luz solar.

Para intensificar ainda mais este processo é aconselhável consumir alimentos fontes de ômega 3 como  atum, sardinha, azeite, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), uma vez que essa substância colabora para a absorção do betacaroteno.

O ideal, para quem busca o bronzeado saudável, é consumir, no mínimo, duas porções dos alimentos citados acima diariamente.

E uma dica! Beba bastante água. Praia, sol, piscina podem levar a pele a ficar seca e a descascar com mais facilidade. Então, encha a sua garrafinha e tome pelo menos dois litros por dia.

Agora que vocês já pegaram todas as dicas para conquistar aquele bronzeado perfeito, é hora de passar a minha super-receita bronzeadora! Vamos fazer!

Suco Bronzeador:

Ingredientes:  ¼ de mamão, 1 maracujá, ¼ de cenoura, ½ manga, 1 colher de sopa de semente de linhaça.  

Modo de Preparo: Centrifugue os alimentos com água ou água de coco, sem adoçar, sem coar e sirva gelado.

Os alimentos bronzeadores não precisam ser consumidos somente na forma de sucos.  Use a criatividade e brinque com os ingredientes que você tiver na geladeira. Saladas, doces e geleias são boas opções. Atenção! Quem tem a pele muito clara deve controlar a dose de betacaroteno, pois o excesso pode causar carotenemia, conferindo uma cor alaranjada à pele. Já nas pessoas morenas a coloração produzida tende para o dourado.

E não se esqueça, proteger a pele do sol é fundamental no verão. O filtro solar deve estar sempre na bolsa e deve ser reaplicado depois de um mergulho ou a cada duas horas. E atente-se: o horário ideal para tomar sol e ter um bronzeado lindo e saudável é antes das 11 horas e após as 16 horas. Evite ficar exposto ao sol nos demais horários para evitar os efeitos nocivos dos raios solares.

Para mais dicas de cuidados com a pele procure o seu dermatologista. E para organizar melhor a sua alimentação, o seu nutri. Com essa associação sem dúvidas o seu bronzeado será mais dourado e saudável.

Prepare o protetor solar, cadeira, garrafinha de água e guarda-sol, e bom verão!

 

Imagem ilustrativa da imagem Certos alimentos podem ajudar a conquistar um  lindo bronzeado
Bronzeado |  Foto: Pixabay
Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: