Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

5 melhores alimentos para ganhar massa muscular

| 27/09/2021, 11:10 11:10 h | Atualizado em 27/09/2021, 11:13

A dieta para aumentar a massa muscular inclui algumas estratégias como consumir mais calorias do que se gasta, aumentar a quantidade de proteína ingerida durante o dia, consumir gorduras boas (que ajudam na perda de massa gorda) e ajustar o consumo dos carboidratos complexos (que fornecem energia para realizar as atividades). Lembrando que os vegetais também são importantes, porque contêm vitaminas e minerais, que ajudam na recuperação do organismo depois dos exercícios.

Confira a seguir a lista com 5 alimentos essenciais para o ganho de massa muscular:

  1. Ovo: além de ser uma ótima fonte de proteínas, também contém ferro e vitaminas do complexo B, que melhoram a oxigenação dos músculos e favorecem o seu crescimento;
  2. Feijão: ótima fonte de proteína vegetal, fica ainda mais rico quando consumido juntamente com o arroz nas refeições principais, pois proporciona uma boa combinação de aminoácidos para os músculos.
  3. Carnes magras: todas as carnes são ricas em proteínas e ferro, nutrientes que estimulam a hipertrofia e aumentam a quantidade de oxigênio nos músculos;
  4. Batata-doce: é outra estrela do cardápio dos praticantes de atividades físicas. Para aumentar os músculos, não basta apenas ter um bom aporte de proteínas. É necessário também consumir carboidratos para o fornecimento de energia. Como tem baixo índice glicêmico, o tubérculo é capaz de dar energia sem favorecer o acúmulo de gordura corporal.
  5. Beterraba: Por ter efeito vasodilatador, otimiza a utilização do oxigênio e melhora a absorção de nutrientes dentro do músculo, o que gera mais energia e evita a fadiga muscular.

No entanto, além da alimentação reforçada, também é muito importante fazer treinos regulares de força, que exigem bastante da massa muscular. Também é importante lembrar que para ganhar massa magra, deve-se evitar o consumo de açúcar, farinhas brancas e produtos ultraprocessados, pois são os principais estimuladores da inflamação no organismo o que prejudica o rendimento nos treinos, dificulta o processo de ganho de massa muscular e ainda aumenta o percentual de gordura.

No que diz respeito aos suplementos é importante lembrar que apenas após uma avaliação com o nutricionista é possível saber se é ou não necessário acrescentar algum suplemento para ganhar massa muscular, pois o uso excessivo desses produtos pode prejudicar a saúde.

Agora me conte, quais desses alimentos estão presentes na sua alimentação?

SUGERIMOS PARA VOCÊ: