Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Será que os softwares antivírus são realmente confiáveis?

Eduardo Pinheiro | 23/01/2022, 16:03 16:03 h | Atualizado em 23/01/2022, 20:34

Quando o assunto é segurança da informação, a primeira recomendação fornecida pelos especialistas é a instalação de um software antivírus para proteger seus dispositivos informáticos, seja ele um tablet, um smartphone ou um desktop. Os vírus de computador existem há três décadas, mas ainda hoje causam grande impacto no mundo digital. Segundo um levantamento realizado pela Kaspersky Lab,  aproximadamente 13% dos dispositivos do mundo estão infectados com alguma praga virtual.

Entretanto, mesmo com esse tipo de software instalado no aparelho, é preciso estar atento à proteção do seu dispositivo, pois a segurança que o fabricante do antivírus promete pode não ser tão eficaz quanto ele afirma ser.

Um estudo realizado pela empresa de tecnologia Imperva, em parceria com a Universidade de Tel Aviv, comprovou, após testar 82 novos tipos de códigos maliciosos (malware), que nenhum dos 40 tipos de antivírus mais utilizados no mercado foi capaz de detectar a presença desses malwares.

Isso ocorre devido ao período que os fabricantes de antivírus levam para descobrir e desenvolver a vacina contra cada tipo de praga virtual identificada. Esse período pode chegar a até 100 dias. Sendo assim, por melhor e mais caro que seja o seu antivírus, você pode ficar mais de 3 meses desprotegido.

Ainda assim, é melhor ter um software antivírus instalado no computador do que não ter nenhum, pois nos dispositivos desprotegidos o índice de infecção é três vezes maior em relação aos que possuem algum tipo de programa de proteção.

Não podemos descuidar também das outras dicas de segurança. Além da utilização do software antivírus, é preciso verificar se as opções de atualização do sistema operacional do dispositivo estão habilitadas. Essas atualizações são muito importantes, pois corrigem as falhas que os malwares exploram para invadir o equipamento. 

Outra dica importante é ter bastante cuidado com os e-mails. Procure sempre identificar a procedência da mensagem eletrônica, principalmente as que possuem arquivos anexados ou links que direcionam para endereços eletrônicos desconhecidos. 

Mesmo com todos esses cuidados, a atitude do usuário será determinante quando o antivírus faz o papel que se espera dele e detecta um vírus, alertando o usuário sobre a presença de uma possível ameaça e, mesmo assim, o usuário opta por executar ou abrir o arquivo. 

Nesses casos, não existe software antivírus e dicas de segurança que garantam a segurança dos dados e das informações do usuário, haja vista que a autoconfiança, a impulsividade ou a curiosidade do usuário irá deixá-lo entregue ao fator sorte.

Portanto, segurança da informação é muito mais que possuir um bom antivírus, é preciso estar atento e manter no ambiente virtual o mesmo estado de alerta que mantemos nas ruas das nossas cidades.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: