Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Incentivos da Sudene atraem 80 novas empresas no Norte

| 03/07/2022, 10:53 10:53 h | Atualizado em 03/07/2022, 10:53

Cerca de 70 prefeitos, vários deles do Norte capixaba, participaram em Recife (PE) de encontro que traçou novas metas e ações integradas para os municípios beneficiados com incentivos fiscais da Sudene. O clima na terra do frevo e do maracatu foi embalado por projeções animadoras. Somente na região Norte do Estado há sondagens para instalação de aproximadamente 80 empresas. Dessas, uma parcela querendo sair de São Paulo alegando problemas de mobilidade e segurança. “Para Colatina, temos umas oito empresas fazendo sondagens”, ilustra o prefeito Guerino Balestrassi. Já no outro extremo, na região Sul do Estado, há notório esvaziamento econômico agravado pelo aumento populacional das cidades.

Cenário Sul

Com a economia estagnada e a população crescendo, Cachoeiro (220 mil habitantes) é um retrato do desafio que lideranças sulinas enfrentam. Já se tentou inclusive puxar os incentivos da Sudene para a região, não deu certo. No centro da cidade, o Teatro Rubem Braga, fechado há mais de dois anos, descortina o conhecido cenário: economia mal, as artes padecem logo.

Homenagem a Camata

Ex-vereador Ruy Crespo, também âncora de TV, pilota projeto para que seja erguido um busto do ex-governador Gerson Camata na PM-ES. Lembra que foi durante o governo Camata, 1983/86, que as mulheres começaram a ser admitidas na corporação. 

Diretor deixa Sesc-ES após 62 anos...

Uma das alterações que mais chamou atenção no novo quadro de 28 dirigentes empossados na Fecomércio foi o final do mandato de 62 anos exercido por Gutman Uchoa de Mendonça no Sesc. Ele foi mentor de empreendimentos como a colônia de férias em Santa Cruz (Aracruz) e o hotel em estilo germânico construído em Domingos Martins ( foto). É dele o projeto de um hotel com 280 apartamentos em Santa Teresa, que agora será reavaliado pela diretoria presidida por Idalberto Luiz Moro e o novo diretor Bruno Negris.

...Hotel em Santa Teresa

À coluna, Idalberto Moro garante interesse em manter o projeto do hotel em Santa Teresa “mediante alguns ajustes e adequações”. “A experiência com o hotel em Domingos Martins é muito boa”, salienta. O novo presidente fala da missão de “oxigenar” a direção da Fecomércio, e aponta duas jóias da coroa do sistema: “O Hotel Senac, Ilha do Boi, e o Teatro Sesc-Glória, no centro de Vitória, onde vamos incentivar projetos culturais para a população mais carente”.  

Casa de ferreiro...

Nascido em Jerônimo Monteiro e em permanente cruzada pelo País, em eventos que denunciam desmatamentos, o ex-ministro do Meio Ambiente do governo Fernando Henrique Cardoso, o capixaba José Carlos Carvalho lamenta o comportamento de conterrâneos. “Infelizmente, muita gente em Jerônimo Monteiro detesta árvores”, desabafou em rede social.

Correria

Fechou ontem a temporada da entrega de obras públicas, conforme estipula o calendário eleitoral, daí a correria de lideranças, de Norte a Sul do Estado, nos últimos dias. Hoje tem assessor comemorando a redução temporária das viagens. “Ando tanto tempo fora de casa que virei estranha no ninho”, resume a jornalista Netty Façanha.

Montanha acima, com estilo

Imagem ilustrativa da imagem Incentivos da Sudene atraem 80 novas empresas no Norte
Sesc Domingos Martins |  Foto: Jorge Moutinho

O turismo e a hotelaria em Domingos Martins têm no hotel do Sesc uma espécie de divisor de fluxo. Incrementou o movimento e a permanência de visitantes, e serve de referência para outros empreendimentos cogitados montanha acima.


Curta


YUMI NA ÁREA. Cantora capixaba de destaque na cena de Tóquio, Yumi Hirose tem apresentações agendadas em Vitória entre os próximos dias 8 e 17.

PRATA DA CASA. Produção do Festival de Inverno de Domingos Martins, de 14 a 25 próximos, vai priorizar atrações musicais locais: nada de artistas de fora do Estado e cachês milionários.

TIM-TIM. Convidado, o colega Júlio Huber visita vinícolas de Mendonza, na Argentina.

RUMO ÀS URNAS. Impressiona a quantidade de jornalistas capixabas que figuram como pré-candidatos ao parlamento nas eleições de outubro. 

LA CUCARACHA. Pessoal da Assembleia Legislativa já faz até joguinhos sobre a quantidade de baratas observadas nos gabinetes.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Onda vai, onda vem e agora tem também a PEC Kamikaze, que vai torrar R$ 41 bilhões”. Entreouvido por aí.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: