Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Dessalinização está no radar da Suzano, mas sem prioridade

| 14/08/2022, 13:58 13:58 h | Atualizado em 14/08/2022, 13:59

Entre as três grandes indústrias instaladas no litoral, no Espírito Santo, a Suzano ainda não incluiu a dessalinização da água do mar como prioridade, ao contrário do que já estabeleceu a ArcelorMittal Tubarão, e conforme acaba de anunciar a Vale. A produtora de celulose, instalada em Aracruz, informa, por meio da assessoria, que a dessalinização “é uma alternativa, contudo não é prioridade no momento”. Entre as principais metas da empresa relacionadas ao uso de recursos hídricos estão: reduzir em 15% a captação de água, até 2030, na área industrial, e adotar medidas de manejo florestal que contribuam para aumentar a disponibilidade hídrica nas bacias consideradas prioritárias em sua área de atuação. 

Responsabilidade fiscal

O avanço da tecnologia e a maior transparência provocaram efeito imediato nas prefeituras do Espírito Santo, em 2021. Das 78 existentes, somente a de Água Doce do Norte não cumpriu o limite de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Desde o Triângulo...

Além de descobridor do “Triângulo das Bermudas”, hoje celebrado reduto gastronômico capixaba da Praia do Canto, Ronaldo Nascimento, 82 anos, levou muitas famílias capixabas a descobrir recantos turísticos pelo mundo inteiro. À frente de grupos de excursão, com sua inconfundível corneta, trafegava com desenvoltura, fosse pelos Lagos Andinos ou por algum país do Leste Europeu. Sempre com a escudeira Tieta amarrando as pontas. 

... às colunas sociais

Do boêmio que “encaixotava sereno”, quando ancorava pelos bares de Vitória, ao dedicado guia turístico e colunista social de fácil trânsito, Ronaldo fez história, deixa saudades e muitos amigos. Na última quinta-feira, muitos foram se despedir dele, no cemitério de Santo Antônio. Muitos outros, a distância, o reverenciaram.

Um rio que passa  

 

Imagem ilustrativa da imagem Dessalinização está no radar da Suzano, mas sem prioridade
Rio Doce |  Foto: Vitor Nogueira

Imagem impressionante de Vitor Nogueira mostra o rio Doce contaminado após o rompimento da barragem em Mariana, em 2015. Em 2019, rompeu Brumadinho. Desde então, não tem sido fácil pescar, no rio das reparações ambientais da Renova/Vale, o dinheiro projetado para o Espírito Santo, estimado em R$ 30 bilhões.

Há muitas amarras burocráticas e lobby das empresas envolvidas, como já dito aqui. Na semana passada, um prefeito presente no encontro do Comitê da Bacia do Rio Doce, disse à coluna: “Querem empurrar para depois das eleições a decisão sobre montante das indenizações”.

Aconteceu em Dubai

Com uma trama ambientada em Dubai, Emirados Árabes, o médico e escritor Rui Lora dá acabamento ao seu terceiro livro. Vem aí o romance “Aconteceu em Dubai”, que deverá ser lançado até o final deste ano no stand de vendas do Taj Home Resort. Vem a ser a maior torre residencial do Estado em construção na orla de Itaparica, Vila Velha.

Concurso para juiz

Publicada no diário do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) a comissão que vai normatizar o novo concurso para juízes. Conforme já revelou à coluna o presidente Fábio Clem de Oliveira, há 62 vagas, mas inicialmente deverão ser contratados cerca de 20, e os demais aprovados figurando no cadastro de reserva. E vem por aí o concurso para servidores do TJ-ES.

Tempos modernos

Acesso a museus, teatros e cardápios, nos restaurantes, somente por aplicativos, já é realidade em Rio-São Paulo. E começa a ser incorporado por aqui, para desespero dos excluídos digitais.


Curta


PRÓXIMA VAGA. O Tribunal de Contas do Estado deve abrir vaga de conselheiro, em janeiro de 2024, quando Sergio Borges se aposenta. A vaga é da cota da Assembleia Legislativa. 

NA ACADEMIA. E viva Margareth Dalcolmo, pneumologista capixaba que se destacou na pandemia da covid-19, agora eleita para a Academia Nacional de Medicina.

CAIPIRÃO. Vem aí, de 26 a 28 próximos, em Vargem Alta, o “Caipirão nas Montanhas”. A promoção da municipalidade terá exposições e shows. Entre eles, Zé Geraldo.

GRÁFICAS. Espírito Santo recebe a 2ª Semana da Indústria Gráfica, evento híbrido, entre os próximos dias 16 e 18. No programa, parceria Sesi/Findes, novidades tecnológicas e palestras.

À DERIVA? E a volta do sistema aquaviário na Grande Vitória corre o risco de naufrágio?

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Tanto vírus perigoso por aqui e o pessoal preocupado com o tal bennu, asteróide que um dia pode bater na Terra”. Entreouvido por aí.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: