Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família

AT em Família

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Procura por congelamento de óvulos cresce no Estado

Aumento é atribuído à popularização do procedimento, que vem atraindo cada vez mais famosas, afirma especialista

Marcela Delatorre, do jornal A Tribuna | 21/12/2021, 11:34 11:34 h | Atualizado em 21/12/2021, 11:41

Imagem ilustrativa da imagem Procura por congelamento de óvulos cresce no Estado
Mariana De Nadai diz que procedimento deve ser feito até os 30 anos |  Foto: Divulgação

Técnica utilizada por mulheres que querem adiar o sonho da maternidade, o congelamento de óvulos vem atraindo cada vez mais capixabas. Esse aumento na procura pode ser  atribuído à  popularização do procedimento, que já atraiu muitas famosas.  Só no ano passado,    Paula Fernandes, Paolla Oliveira e Nanda Costa procuraram clínicas de fertilização para congelar seus óvulos.  

Embriologista da Unifert  e diretora da Associação Brasileira de Embriologistas de Medicina Reprodutiva (Pronúcleo), Mariana De Nadai diz que a visibilidade que as famosas têm dado ao procedimento influencia na procura.

“Para se ter uma ideia, em 2020 foram realizados 12 procedimentos, enquanto em 2021 já realizamos 38.  O número triplicou. Acredito que isso tem relação com a influência das famosas, que estão cada vez mais buscando e mostrando essa opção”, afirma.

Reserva de óvulos Os óvulos são produzidos durante o desenvolvimento fetal, totalizando em torno de 6 a 7 milhões. Ao nascer, esse número cai para 1 a 2 milhões. E na menarca (primeira menstruação) está em torno de 300 mil a 500 mil. Porém, algumas mulheres apresentam baixa reserva ovariana, como nos casos de menopausa precoce, que é quando a reserva é incompatível com a idade.
 

Em entrevista ao AT em Família, a embriologista revelou como funciona a técnica, custo médio e muito mais.

 A Tribuna – Qual a idade ideal  para fazer o congelamento de óvulos?

Mariana De Nadai – O ideal é que o congelamento ocorra até os 30 anos, porém sabemos que muitas vezes isso não é possível. Então o quanto antes a mulher congelar os óvulos, maior é a chance de conseguir alcançar a gravidez  com o gameta criopreservado.

Quais fatores são considerados para indicar a idade?

Toda mulher já nasce com a reserva de óvulos que irá utilizar durante a vida. A partir dos 30 anos inicia-se uma queda considerável no número e na qualidade desses óvulos, sendo acentuada aos 35 anos. 

Juntamente com essa queda expressiva, começa a aumentar o número de alterações cromossômicas nos embriões e, como consequência, a redução nas chances de gestação.

Qual o primeiro passo para realizar o procedimento?

Primeiro a mulher passa por uma consulta médica e  faz diversos exames, entre eles, a verificação da sua reserva ovariana.

 Em seguida, em um novo ciclo menstrual, ela poderá iniciar o tratamento através da administração de medicamentos hormonais injetáveis para estimular um maior número de folículos. 

O procedimento de estimulação dura em torno de 10 dias. Em geral, a captação dos óvulos acontece  cerca de 15 dias após o início do ciclo menstrual.

E como é a captação?

O procedimento de captação é rápido e os óvulos coletados são enviados ao laboratório de Reprodução Humana Assistida. Lá eles são avaliados e aqueles maduros são criopreservados através do método de vitrificação. 

Futuramente, quando desejar usar os óvulos congelados, será necessário fazer a Fertilização in vitro para obter os  embriões. 

Em média, quanto custa o procedimento?

O procedimento de criopreservação de óvulos custa em torno de R$ 10 mil, e as medicações usadas para o estímulo ovariano em torno de R$ 6 mil. 

Os óvulos congelados têm  “prazo de validade”?

Os óvulos podem permanecer criopreservados por período indeterminado, não apresentando “prazo de validade” ou limite para uso. 

O método de vitrificação usado possibilita uma boa taxa de recuperação ao descongelar, assim como a manutenção da sua qualidade e viabilidade. 

Por quais motivos as mulheres buscam essa opção?

Sabemos que cada vez mais as mulheres estão postergando a decisão de serem mães. Algumas alegam que querem  investir  na  carreira profissional. Já outras buscam o recurso pela dificuldade de encontrar o parceiro ideal. 

Como está a procura pelo procedimento?

 Tem aumentado bastante nos últimos tempos. Para se ter uma ideia, no ano passado foram realizados 12 procedimentos. Já este ano o número chegou a 38 até o momento.


Pergunta dos leitores

Quando a criopreservação não é recomendada?
Gleice Azevedo Gonçalves, 41 anos, auxiliar de laboratório óptico

A  criopreservação de óvulos e a fertilização não são indicadas principalmente em idade avançada, ou seja, em mulheres que tenham 45  anos ou mais. Além disso, também não são  indicadas para aquelas que não possuem reserva de óvulos, que é um fator determinante para o congelamento.

Todas as mulheres  podem optar pelo congelamento?
Patrícia de Souza Ramos, 23 anos, estudante

O tratamento está disponível para todas as mulheres. E elas estão cada vez mais conscientes da importância do congelamento dos seus gametas, principalmente quando querem adiar a maternidade. Mas é necessário levar em conta alguns fatores para que o congelamento ocorra, como a idade e a reserva ovariana. 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: