Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família

AT em Família

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Joaninhas viram animais de estimação e encantam criançada

| 21/06/2021, 14:19 14:19 h | Atualizado em 21/06/2021, 14:28

Imagem ilustrativa da imagem Joaninhas viram animais de estimação e encantam criançada
|  Foto: Pixabay

Uma ideia pouco provável está fazendo um sucesso danado, principalmente entre o público infantil, durante a pandemia do novo coronavírus.

Cansados da vida corporativa em multinacionais, o casal de entomologistas Guilherme Trivellato, 37, e Katherine Giron Perez, 42, lançou a Asas & Cores, um comércio de joaninhas vendidas online e enviadas pelos Correios com material didático para ensinar as crianças (e também os adultos) sobre o ciclo de vida desses insetos.

Em kits educativos, a dupla entrega duas espécies: a “vermelhinha”, por R$ 144,90, e uma preta e branca, que sai por R$ 124,80.

“Criamos essa diferença de preços para incentivar as pessoas a conhecer a diversidade. Nem toda joaninha tem de ser vermelha… Mas a vermelha ainda é a favorita da criançada”, diz Trivellato.

O casal vive em Paulínia, no interior de São Paulo, e inicialmente pretendia lançar o projeto para ser usado nas escolas.

Porém, com a pandemia, as escolas foram fechadas e eles passaram a vender o produto para pais interessados em mostrar a experiência aos seus filhos e adultos que desejam ter os hóspedes no jardim ou na horta de casa – e, de quebra, combater pragas e diminuir o uso de inseticidas.

No kit, eles desenvolveram um habitáculo com larvas das joaninhas e ovos de mariposa esterilizados, que servem de alimento, com quantidade suficiente para o tempo de desenvolvimento de duas semanas até a fase adulta.

No local de trabalho, eles cuidam das joaninhas “matrizes” e colhem seus ovos para os kits. “Tomamos o cuidado de escolher espécies nativas que existem no Brasil inteiro. Mesmo que a conta-gotas, a ideia é soltá-las aos poucos no meio ambiente.”

Depois de soltas, segundo o especialista, elas são “autônomas” e passam a buscar alimento por conta própria.

“Uma das dúvidas mais comuns é o que vai acontecer com elas a partir daí”, salienta. “Elas são predadoras, precisam de pulgões, ácaros, cochonilhas e outros insetos para se alimentar. Com essas condições, vão se estabelecer normalmente e começar a botar ovos.”

Para não colocar as larvas em risco, as entregas em domicílio são despachadas nos Correios sempre às segundas-feiras, para chegar no máximo em dois dias.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: