Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Bloco do eu sozinho

| 16/03/2020, 07:25 07:25 h | Atualizado em 16/03/2020, 07:31

A decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de apoiar as manifestações, contrariando órgãos de saúde pública, foi vista como passo importante em um caminho para o isolamento. Os protestos atacaram o Congresso e o STF.

Alguns falaram em intervenção militar e chamaram o coronavírus de mentira, causas apoiadas por radicais. Um dos seus principais aliados entre governadores, o médico Ronaldo Caiado (DEM-GO), foi hostilizado em ato ao falar dos riscos da pandemia.

Monotemático - Bolsonaro tuitou ao menos 40 vezes. Quase todos com vídeos e imagens dos atos, nada sobre o aumento de 79 casos confirmados de coronavírus no Brasil –já são 200.

Nada mais - O presidente também não se manifestou sobre o caos do setor aéreo e nem sobre a preocupação de falência de pequenos e grandes empresas.

Desconversa - Ao ir para as ruas, Bolsonaro não teve apoio público de seus ministros. Nas redes, nem os mais radicais endossaram as publicações.

Estratégia - Empresários de todos os lados, até bolsonaristas, criticaram a atitude do presidente."É hora de buscar convergência, e não de atear mais gasolina na fogueira", diz José Ricardo Roriz, vice-presidente da Fiesp.

Décadence... - Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, tem publicado nas redes sociais um diário do coronavírus, no qual relata o que tem sentido com a doença.

...Avec élégance - Para opositores do governo, porém, o relato de Wajngarten peca por partir do ponto de vista de alguém que desfruta de situação privilegiada. Em um dos dias, o secretário postou foto de almoço com churrasco, suco de laranja e açaí sobre bandeja de prata, em uma varanda.

Tosse, tosse, tosse - No diário, os sintomas costumam ser leves. "Noite de sono um pouco pior. Acordei mais congestionado na garganta. Ao longo do dia fui melhorando", escreveu. Como mostrou a Folha, a maioria dos estados está despreparada para atender, na rede pública, casos graves.

Bunker - A casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-SP), virou refúgio de parlamentares e ministros que não podem sair de Brasília por causa do vírus. Lá, as reuniões ganharam o apelido de "coronatédio".

Desconto - A Secretaria Nacional do Consumidor vai se reunir segunda (16) e terça (17) com representantes de agências de turismo e companhias aéreas. O objetivo é chegar ao acordo de que remarcações de viagens possam ser feitas sem taxas. A Anac e o Ministério Público são esperados para os encontros.

Também quero - Entre auxiliares de Paulo Guedes (Economia), há quem defenda que a ajuda a empresas não se limite a um setor específico, como o aéreo, mas seja universal, permitindo que empresas obtenham fôlego para atravessar a crise. A economia está parando, segundo diagnóstico interno, mas o mergulho não deve ser duradouro, e a atividade tende à normalidade.

Mudo - Entre as manifestações de solidariedade que chegaram à família e aos amigos de Gustavo Bebianno, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro que morreu no sábado (14), destacou-se o silêncio de uma pessoa: Paulo Guedes. O ministro da Economia ficou próximo de Bebianno durante a campanha eleitoral de 2018.

Pêsames - "A característica dos Bolsonaro é a ingratidão. Não esperávamos nada deles, até preferimos o silêncio. A minha estranheza se dá pelo silêncio de Paulo Guedes e de outros ministros que ficaram ao lado dele no passado", afirma o empresário Paulo Marinho, amigo de Bebianno.

Coroa de flores - Por outro lado, a mensagem do vice-presidente Hamilton Mourão foi recebida com carinho por Marinho e os familiares de Bebianno. "Foi uma grata surpresa e uma mostra de bom caráter", diz o empresário.

Deixa para depois - Marcada para 26 de abril, a eleição suplementar para o cargo de senador do Mato Grosso pode ser adiada devido à crise do coronavírus. O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta vai conversar sobre o tema com os ministros do STF nesta segunda-feira (16).

TIROTEIO

"Fiquei espantado, perplexo. É um péssimo exemplo, ele contrariou uma norma médica no meio de uma pandemia"

De José Luiz Datena (MDB), apresentador de TV, sobre a participação do presidente Jair Bolsonaro nos atos de Brasília neste domingo (15).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: