X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

“Biografia da vida” é pleonasmo


Imagem ilustrativa da imagem “Biografia da vida” é pleonasmo

Ele nasceu em 19 de janeiro de 1809, em Boston (EUA). Casou-se com uma prima de 13 anos. Vítima de tuberculose, ela morreu aos 24 anos. Depois da morte dela, ele se entregou à depressão e ao alcoolismo.

Ele adorava gatos. Tinha uma gata chamada Catterina. Conta-se que ela ficava sobre seus ombros enquanto ele escrevia. Morreu em Baltimore (EUA), em 1849. No dia de sua morte, dizem que gritou a seguinte frase: “Deus, tenha piedade de minha alma.” Até hoje, não se sabe a causa de sua morte. De 1949 a 2009, um admirador misterioso colocava 3 rosas vermelhas e meia garrafa de conhaque no túmulo desse escritor americano. Ele é Edgar Allan Poe.

19/01 (DOMINGO): Dia do Maquiador. Algumas pessoas irritam-se com frequência; outras erram frequentemente quando empregam o pronome lhe(s) como complemento do verbo “irritar”. (Exemplo incorreto: A cliente irritou-lhe.). Vejam-se estes dois exemplos com esse verbo: 1. A cliente irritou o maquiador. 2. A cliente irritou-o.

20/01 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Farmacêutico. Como adjetivo pátrio, o termo “ítalo” permanece invariável em adjetivos compostos (Exemplo: No início do ano, farmacêuticos ítalo-brasileiros sempre organizam uma confraternização.). Em palavras que não são adjetivos pátrios, “ítalo” une-se ao segundo elemento sem hífen: italófono (que fala italiano).

21/01 (TERÇA-FEIRA): Dia Mundial da Religião. O vocábulo “monsenhor” é um “título honorífico de certos eclesiásticos”. Essa palavra não admite artigo antes dela (Erro: O monsenhor Fulano de Tal). Caso se empregue um adjetivo antes de “monsenhor”, pode-se usar o artigo antes desse título (Exemplo: O discreto monsenhor Fulano de Tal presidiu a cerimônia.).

22/01 (QUARTA-FEIRA): Dia da Criação do Senai. Quem pega, pega alguma coisa; quem cumpre, cumpre algo. Nas duas situações, não se usou preposição para unir verbo e complemento. Como recurso enfático, pode-se empregar a preposição (Exemplo: No último dia na indústria, antes de se aposentar, o presidente pegou de sua caneta e cumpriu com seu dever.).

23/01 (QUINTA-FEIRA): Dia da Medicina Interativa. Leia-se esta hipotética frase: O médico disse que um fígado do paciente não foi afetado. Nessa frase, antes da palavra “fígado”, o emprego do termo “um” sugere que o paciente vive com mais de um fígado. Como todo ser humano tem apenas um fígado, corrija-se esse erro: O médico disse que o fígado do paciente não foi afetado.

24/01 (SEXTA-FEIRA): Dia do Aposentado. Não há problema com o uso da expressão “pelo que”. Atente-se a este exemplo: A julgar pelo que os especialistas dizem, milhares de brasileiros não conseguirão se aposentar em 2020. Na verdade, há problema com a inclusão do elemento “o” entre “pelo” e “que” (pelo o que).

25/01 (SÁBADO): Dia do Carteiro. De vez em quando, é preciso lembrar alguns exemplos com pleonasmo (repetição desnecessária). A seguir, cita-se um exemplo com dois pleonasmos, com os trechos desnecessários sublinhados: No fim de semana, na brisa matinal da manhã, o carteiro lia a biografia da vida do ator Steve Carell, que também já foi carteiro.

Mostra (da) Sua Língua

Curiosidade
O verbo gamar quer dizer “ficar encantado, apaixonar-se”. E “gamo” é uma das flexões desse verbo no presente do indicativo (Eu gamo, tu gamas, ele gama). Já o elemento “gamo” vem do grego “gámos”, significa casamento e forma algumas palavras da língua portuguesa (Exemplos: 1. Gamomania – desejo mórbido de casar. 2. Polígamo – pessoa que tem mais de um cônjuge ao mesmo tempo.).

J. JERRY TONONI é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: