Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de abóbora não são apenas comestíveis. São também, inacreditavelmente, saudáveis e dão um ótimo petisco.

Sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos ômega-3, proteínas, minerais e vitaminas, importantes para a nossa saúde, ou seja, é perfeita para estar presente no cardápio diário.
Separei os benefícios mais fortes da sementinha, anote ai:

Ajuda a aumentar o bem-estar por ter magnésio e triptofano, que são substâncias que atuam à nível cerebral combatendo o estresse excessivo e estimulando a memória.

Ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a diminuir a captação de gordura.

Contribui para a formação de massa muscular porque é uma boa fonte de proteínas.

Protege as células do corpo devido a presença de antioxidantes.

Diminui as inflamações por ser uma boa fonte de ômega 3, que tem ação anti-inflamatória.

Melhora a saúde da próstata e a tireoide por ser rica em zinco.

Combate a cólica menstrual e a TPM porque contém magnésio, que atua diminuindo a contração muscular e, consequentemente, a cólica menstrual.

Melhora o coração e o sistema cardiovascular porque contém fitoesteróis, e, além disso, tem propriedade anti-hipertensiva, que ajuda a diminuir a pressão alta.

E o melhor é que mesmo com esse show de benefícios ela ainda é super versátil e fica uma delícia no meio da salada ou misturada na massa do bolo. Ela pode ser consumida assada e até caramelizada. Todas as versões são deliciosas.

Temos a opção também de usar o óleo extraído da semente ou em farinha. Ah! E possui 44,6 calorias em 10 gramas, ou seja, é calórica e equilíbrio no consumo é essencial. Principalmente no caso da caramelizada.

Você pode comprar a semente pronta para consumo em loja de alimentos naturais ou fazer em casa mesmo. Confira o passo a passo:

Limpar: você deve limpar as sementes meticulosamente até que não haja mais restos de abóbora nelas.

Cozinhar: ponha as sementes limpas em água fervente com 1 colher de chá de sal, deixando-as cozinharem por 10 minutos. Isto as tornará mais fáceis de serem digeridas.

Coar e secar: as sementes não precisam estar completamente secas, mas é o recomendado.

Espalhe as sementes sobre uma assadeira e regue-as com um fio de azeite de oliva. Certifique-se de que elas estejam todas com uma fina camada de azeite e depois, pulverize um pouco de sal.

Asse as sementes por 10 minutos, na temperatura de 160 graus. Retire do forno e misture. Deixe assando por mais 8 a 10 minutos. Durante os últimos 5 minutos, abra algumas sementes para ver se não estão queimando. Não as deixe ficar escuras.

Mas, atenção: o alimento é contraindicado para pessoas alérgicas à semente.

E aí? Já conheciam os benefícios da sementinha de abóbora? Já consomem? Quais formas preferem consumir? Marque a #nutridicascomgabi nas redes sociais e conte pra Nutri! Até a próxima semana!


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