Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de abóbora não são apenas comestíveis. São também, inacreditavelmente, saudáveis e dão um ótimo petisco.

Sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos ômega-3, proteínas, minerais e vitaminas, importantes para a nossa saúde, ou seja, é perfeita para estar presente no cardápio diário.
Separei os benefícios mais fortes da sementinha, anote ai:

Ajuda a aumentar o bem-estar por ter magnésio e triptofano, que são substâncias que atuam à nível cerebral combatendo o estresse excessivo e estimulando a memória.

Ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a diminuir a captação de gordura.

Contribui para a formação de massa muscular porque é uma boa fonte de proteínas.

Protege as células do corpo devido a presença de antioxidantes.

Diminui as inflamações por ser uma boa fonte de ômega 3, que tem ação anti-inflamatória.

Melhora a saúde da próstata e a tireoide por ser rica em zinco.

Combate a cólica menstrual e a TPM porque contém magnésio, que atua diminuindo a contração muscular e, consequentemente, a cólica menstrual.

Melhora o coração e o sistema cardiovascular porque contém fitoesteróis, e, além disso, tem propriedade anti-hipertensiva, que ajuda a diminuir a pressão alta.

E o melhor é que mesmo com esse show de benefícios ela ainda é super versátil e fica uma delícia no meio da salada ou misturada na massa do bolo. Ela pode ser consumida assada e até caramelizada. Todas as versões são deliciosas.

Temos a opção também de usar o óleo extraído da semente ou em farinha. Ah! E possui 44,6 calorias em 10 gramas, ou seja, é calórica e equilíbrio no consumo é essencial. Principalmente no caso da caramelizada.

Você pode comprar a semente pronta para consumo em loja de alimentos naturais ou fazer em casa mesmo. Confira o passo a passo:

Limpar: você deve limpar as sementes meticulosamente até que não haja mais restos de abóbora nelas.

Cozinhar: ponha as sementes limpas em água fervente com 1 colher de chá de sal, deixando-as cozinharem por 10 minutos. Isto as tornará mais fáceis de serem digeridas.

Coar e secar: as sementes não precisam estar completamente secas, mas é o recomendado.

Espalhe as sementes sobre uma assadeira e regue-as com um fio de azeite de oliva. Certifique-se de que elas estejam todas com uma fina camada de azeite e depois, pulverize um pouco de sal.

Asse as sementes por 10 minutos, na temperatura de 160 graus. Retire do forno e misture. Deixe assando por mais 8 a 10 minutos. Durante os últimos 5 minutos, abra algumas sementes para ver se não estão queimando. Não as deixe ficar escuras.

Mas, atenção: o alimento é contraindicado para pessoas alérgicas à semente.

E aí? Já conheciam os benefícios da sementinha de abóbora? Já consomem? Quais formas preferem consumir? Marque a #nutridicascomgabi nas redes sociais e conte pra Nutri! Até a próxima semana!


últimas dessa coluna


Páscoa, tempo de amor, união, chocolate e muito equilíbrio

“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim!” Momento de renascimento, harmonia e união entre as pessoas. É! O período mais doce do ano chegou. Uma época difícil para …


Palmito: ultrassaudável!

Nas saladas, tortas, cremes, refogados, assados… Delícia! Muitos o consomem o ano inteiro, outros nem tanto. Mas com a Semana Santa chegando o consumo do palmito ganha destaque, principalmente para …


Sucos detox são aliados do sistema imunológico

Nesses dias de altas e baixas temperaturas, sol e chuva se alternando, muitas pessoas sofrem com resfriados e espirros. Já começa aquela sensação de cansaço, sem força de vontade nem para levantar da …


Refrigerante: perigo!

Que refrigerante não é saudável, isso todo mundo já sabe. E que são capazes de acabar com a sua boa forma em pouco tempo? Ixi! Isso você já deve estar cansado de saber. Mas ainda assim não consegue …


O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em …


Praticidade na cozinha

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como o tempo …


Xô, ressaca da folia!

“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! …


Carnaval de Vitória chegou!

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e …


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …