Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz mal para nossa digestão? Será que prejudica a velocidade e o aproveitamento de nutrientes? E em relação ao peso, engorda? Vamos saber isso agora!

No que diz respeito ao ganho do peso, beber enquanto come pode ter como consequência o ganho de peso, porque esse hábito dilata o estômago, fazendo com que caiba cada vez mais comida. E, mesmo quando se trata de água que não tem calorias e, por isso, não engorda imediatamente, com o tempo a tendência é comer mais em cada refeição.

Isso acontece porque a informação de saciedade chega mais tarde ao cérebro porque o estômago precisa de mais comida para se sentir satisfeito.

Além disso, beber até mesmo água durante a refeição engorda porque os líquidos roubam espaço dos alimentos sólidos no estômago, o que faz a pessoa parar de comer mais cedo, mas, por outro lado, ela chega na próxima refeição com mais fome.

Por isso, esta estratégia para emagrecer está errada, aumentando, inclusive, os riscos de refeições maiores e menos selecionadas, que proporcionam o aumento do peso.

Outros líquidos, como suco, refrigerante ou bebida alcoólica, aumentam as calorias da refeição, assim como a tendência à fermentação, que pode gerar gases e provocar mais arrotos.

Por isso, é especialmente contraindicado beber enquanto come para quem sofre com refluxo ou dispepsia, que é uma dificuldade em digerir normalmente os alimentos.

Quanto tempo antes ou depois de comer devo beber?

Apesar de não existir uma conta exata, até 30 minutos antes e 30 minutos depois da refeição é possível se ingerir líquidos sem que atrapalhe a digestão.

Porém, a hora da refeição não é momento para “matar a sede” e o hábito de se hidratar durante o dia e fora das refeições é importante para diminuir a necessidade de beber durante as refeições.

Qual seria a quantidade certa de líquido a ser ingerido durante a refeição?

Para acompanhar uma refeição, é possível tomar água, suco de fruta, cerveja ou vinho, desde que não ultrapasse os 200 ml, mas se ao final da refeição surgir sede, pode ser interessante diminuir a quantidade de sal da comida, ou até mesmo o doce da sobremesa.

Ah! Mas agora vem a dica da Nutri: se você quer parar de comer bebendo, mas não consegue, lembre-se! Beber junto à refeição é mais um hábito social, do que propriamente necessidade.

Há até algumas pessoas que têm salivação reduzida, por isso tem mais dificuldade de comer sem ingerir líquido, mas, se for consumir, no máximo 1/2 copo durante a refeição. Com o tempo, todo mundo consegue tirar a bebida em definitivo ou deixar apenas para ocasiões especiais ou nos finais de semana.

Saúde em primeiro lugar, sempre! Confie no seu potencial e os resultados que você espera logo serão atingidos! Até a próxima semana!


últimas dessa coluna


Refrigerante: perigo!

Que refrigerante não é saudável, isso todo mundo já sabe. E que são capazes de acabar com a sua boa forma em pouco tempo? Ixi! Isso você já deve estar cansado de saber. Mas ainda assim não consegue …


O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em …


Praticidade na cozinha

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como o tempo …


Xô, ressaca da folia!

“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! …


Carnaval de Vitória chegou!

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e …


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …


Jejum intermitente: fazer ou não fazer?

De tempos em tempos, ouvimos falar de alguma dieta que está fazendo sucesso e emagrecendo celebridades no mundo inteiro. Todos querem saber o segredo para perder peso rápido e sem muito esforço, não …


Ano novo, novos hábitos

As festas acabam e um novo ano se inicia. Este começo desperta nas pessoas o desejo de fazer tudo diferente, mas muitas vezes entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2019 pode …