Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Bairro Laranjeiras vai às urnas

| 02/02/2020, 06:01 06:01 h | Atualizado em 02/02/2020, 15:50

Quatro chapas disputam, no próximo domingo, o comando da Associação de Moradores de Laranjeiras, na Serra, que está desde o ano passado sob intervenção judicial. Em jogo, um patrimônio em imóveis avaliado em R$ 100 milhões e uma comunidade de aproximadamente 10 mil moradores, sonho de consumo das disputas eleitorais de outubro no município.

A eleição do bairro, porém, já dá sinais de acirramento e confusão. Moradores precisam se cadastrar, até as 15h de hoje, para poder votar. O representante comercial Gleidson Lopes, que encabeça a chapa 2, questiona o cadastro. “Quem está cadastrando é uma ex-funcionária da gestão que foi afastada”.

A chapa 4 é encabeçada pelo instrutor de autoescola Eliudson do Nascimento e é apoiada pela gestão passada. A chapa 1, do microempresário Laélio Aquino, que foi autor dos pedidos de intervenção, alega que a associação deve mais de R$ 1 milhão em IPTU e defende o cadastro. Posição também defendida pela líder da chapa 3, a administradora Lusmar Furtado: “Tinha cadastro de gente que havia morrido há 28 anos”.

Bandeira em comum

As quatro chapas têm em comum a mesma defesa: querem entregar os bens da associação – que tem campo de futebol, shopping com lojas comerciais, centro de convivência, somando uma área de 13,8 mil metros quadrados – para o uso da comunidade. Para isso, porém, terão de ir atrás dos inúmeros contratos de aluguel e comodato feitos no passado.

Tem político na área?

As chapas 1, 2 e 3 que disputam a Associação de Moradores de Laranjeiras afirmaram não contar com apoio de políticos. Mas, o secretário estadual Bruno Lamas, o deputado Xambinho e a Prefeitura da Serra acompanham de perto a eleição, procurando não colocar a digital para evitar ruídos na eleição. A coluna não conseguiu contato com a chapa 4.

503 vezes na Justiça

Políticos brasileiros acionaram a Justiça 503 vezes durante as eleições de 2018 para tentar ocultar informações na internet. Os dados são do Ctrl+X, projeto da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que monitora tentativas judiciais de cercear informações na web.
Só Bolsonaro acionou a Justiça 31 vezes, seguindo do governador do Pará, Helder Barbalho (17 vezes).

Imagem ilustrativa da imagem Bairro Laranjeiras vai às urnas
|  Foto: André Felix / AT
Por dentro da Assembleia

A Assembleia Legislativa inaugura, na próxima terça-feira, o telejornal Ordem do Dia, que vai dar um panorama das atividades do Legislativo com os assuntos da pauta do dia, entrevistas com deputados, resumo das sessões e notícias sobre o trânsito. Será de segunda a sexta, sempre às 8h30.

Nathan, do PSB, quer ser vice de Gandini

O chefe da Central de Serviços de Vitória, o vereador licenciado Nathan Medeiros (PSB), volta para a Câmara em abril. Mas ele não quer tentar a reeleição. “Meu desejo é disputar a vice-prefeitura ao lado do deputado Gandini (Cidadania), sinto que esse também é o desejo dele e do prefeito Luciano Rezende (Cidadania)”, disse Nathan. Na última sexta, Luciano e o vice-prefeito, Sérgio Sá (PSB), romperam, após Luciano exonerar Sá da Secretaria de Obras.

Galeria

Resistência pela frente

O secretário Nathan Medeiros, porém, deve encontrar resistência pela frente, já que boa parte do PSB quer ter candidatura própria em Vitória.

Prejuízo menor

O deputado Lorenzo Pazolini protocolou projeto que garante ao aluno que desistir da matrícula de um curso superior receber 90% do valor pago. A desistência deve ocorrer em até 7 dias úteis antes do início das aulas.

Assédio pegando fogo

O assédio de partidos é grande em cima do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Carlos Wagner, para que dispute a Prefeitura de Vila Velha. Mas, ao menos por ora, ele descarta. “Tenho falado que meu foco é atender a sociedade”, disse.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: