Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Aviso prévio

Coluna foi publicada nesta terça-feira (12)

Painel da Folha de São Paulo | 12/03/2024, 10:56 10:56 h | Atualizado em 12/03/2024, 10:55


Imagem ilustrativa da imagem Aviso prévio
De acordo com Milton Leite, o União Brasil não deve manter a candidatura de Kim Kataguiri à Prefeitura de São Paulo e vê o apoio à reeleição de Ricardo Nunes como o caminho mais interessante para o partido |  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Principal cacique do União Brasil em São Paulo, o presidente da Câmara, Milton Leite, diz que o deputado Kim Kataguiri, de seu partido, terá dificuldade de manter a candidatura a prefeito, após ter marcado 4% no Datafolha. “Os números dele não têm crescimento, o que torna difícil uma viabilidade política”, afirma. O vereador pretende conversar com Kim até o final de semana. “O União Brasil não larga ninguém na estrada, mas neste momento seria mais interessante apoiar a reeleição do Ricardo (Nunes)”, diz.

Malhação

A eventual desistência de Kim beneficiaria Tabata Amaral (PSB), que herdaria parte do eleitorado jovem dele. Aos 28 anos, o deputado, ligado ao MBL e adepto da cultura gamer, tem 11% no segmento entre 16 e 24 anos. Já Tabata, 30, tem 8% no grupo de menor idade no cenário com Kim. Sem ele, sua intenção de voto nesse estrato pula para 16%.

Xará

Marina Helena (Novo) tem grau de conhecimento maior entre eleitores com ensino fundamental (49%) do que com curso superior (37%). Isso foge do padrão geral em que o candidato é mais conhecido conforme o eleitor tem mais instrução. O cenário reforça a hipótese de que eleitores a confundiram com Marina Silva, dando a Helena 7% no Datafolha.

Nada a ver

Presidente do Novo, Eduardo Ribeiro diz que a tese de confusão é “furada” e aponta para a baixa rejeição de Helena . “Se tivessem confundido (com Marina Silva), seria maior”.

Arcadas

O largo de São Francisco, em São Paulo, foi escolhido para sediar o ato de movimentos de esquerda em memória dos 60 anos do golpe de 1964, em 23 de março. O objetivo é resgatar o simbolismo do local na resistência à ditadura e na defesa da democracia durante a campanha de 2022, quando sediou uma manifestação da sociedade civil contra a ruptura.

Dia de amanhã

A presidente da Comissão de Anistia, Eneá de Stutz e Almeida, quer zerar o estoque de 7.000 processos no órgão até o final de 2026. Os objetivos são, além de dar uma resposta a todos que entraram com os pedidos, evitar o risco de ser eleito um governo contrário ao tema. “A gente não sabe o que vai acontecer, né?”, diz. “Não vale a pena correr o risco de ter outros retrocessos para frente”.

A, B, C

O governo lança nesta quarta-feira (13) um guia para ajudar parlamentares a aplicar emendas em projetos pré-aprovados do PAC. O esforço inclui conversas de técnicos da Casa Civil e da Secretaria de Relações Institucionais com assessores parlamentares para tirar dúvidas. Ao todo, foram selecionados 6.778 iniciativas em 3.270 cidades. O guia busca facilitar a alocação de emendas nesses projetos, que já possuem documentação adiantada.

Veja bem

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), nega que seu governo esteja censurando ao livro O Avesso da Pele, recolhido das escolas do estado na semana passada. “Não houve censura. Por sinal, o autor (Jeferson Tenório) é muito reconhecido, né? A discussão é só sobre uma ou outra página que tem um conteúdo um pouco mais erótico”, disse.

Lupa

Segundo ele, o conteúdo será examinado à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente. “O Conselho (de Educação) do Estado vai analisar se é apropriado para crianças de 12, 13, 14 anos. Queremos que todos os livros possam ser utilizados, desde que estejam adequados à idade”, afirmou.

Inaceitável

O PT afirmou à Justiça Eleitoral que domicílio eleitoral não é “mero formalismo” e que a deputada federal Rosangela Moro (União Brasil), ao trocar São Paulo pelo Paraná, comete fraude. O argumento consta de petição apresentada pelo partido contra o pedido de mudança feita pela parlamentar, que pode tentar disputar eleição suplementar caso o marido, o senador Sergio Moro, seja cassado.

Armistício

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal e ex-ministro Ricardo Salles (PL-SP) almoçaram durante três horas na segunda-feira (11) no Palácio dos Bandeirantes. Eles vinham se estranhando internamente no bolsonarismo desde a eleição de 2022. A paz foi intermediada pelo deputado estadual Lucas Bove (PL).

Amado mestre

Guru intelectual do presidente da Argentina, Javier Milei, o economista ultraliberal Alberto Benegas Lynch, 83, será o homenageado da 37ª edição do Fórum da Liberdade, evento organizado pelo IEE (Instituto de Estudos Empresariais) e que acontece nos dias 04 e 05 de abril, em Porto Alegre (RS).

Encontro

Ex-CEO da Cetesb e ex-secretária de Meio Ambiente de São Paulo, a advogada e professora da Faap Patrícia Iglecias foi convidada para participar da 68ª CSW (Commission on the Status of Women), na próxima quinta (14), em Nova Iorque (EUA). Ela deverá falar sobre questões como inclusão e desigualdade sob uma perspectiva ambiental, sua especialidade.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: